sexta-feira, 31 de julho de 2020

é bom saber: marcar com a trena




Marcando seus projetos de madeira
Dicas inteligentes para medir e marcar sua madeira.

Faça sua marca

Ao cortar as peças de um projeto, você as coloca frequentemente em torno da oficina e às vezes não as retorna por um dia ou dois. O resultado? Você esquece quais peças foram planejadas, em qual placa você pretende se tornar a Parte A e assim por diante. Para evitar esse problema, desenvolva um sistema infalível para marcar suas peças enquanto trabalha. Dessa forma, você elimina qualquer confusão.
Aqui está uma seleção de métodos úteis de marcação, os mesmos que usamos ao criar projetos na loja da revista WOOD ®. Você pode usar um lápis em superfícies ainda a serem serradas, aplainadas ou juntas. Como o giz pode ser removido com mais facilidade, ele é considerado a melhor opção para peças totalmente usinadas antes do lixamento final.















Para projetos com peças em ordem alfabética, use letras para corresponder à lista de materiais e desenhos no artigo. Mesmo quando você cria a partir de seu próprio design, ajuda a rotular seus desenhos e partes do projeto. Sem esse sistema, é fácil cortar uma peça no tamanho errado.
Às vezes, o padrão de grão determina a melhor orientação para planejar ou articular um quadro. Depois de determinar qual face ou aresta você deseja usinar, faça uma marca de lápis no grão final próximo à face marcada para remoção pela plaina ou junta.




Ao alinhar uma peça de trabalho, acompanhe seu progresso com algumas notas rápidas. Faça uma marca distinta na primeira face articulada, como a trança mostrada aqui. Com essa face contra a cerca, junte uma aresta e desenhe duas linhas para indicar a interseção de 90 °. Agora, você deve rasgar e aplainar as superfícies restantes.                                                             
                          Cada uma dessas setas riscadas aponta para o lado da face de uma peça. Trabalhe com a face para cima durante todas as operações de usinagem, e tudo (como essas entalhes) se alinhará durante a montagem.




Depois de unir e aplainar suas placas, organize-as para obter a melhor correspondência de grãos quando se preparar para colar um painel.


↖    Em seguida, marque-os como mostrado para evitar uma mistura de montagem. Se você estiver classificando o material para mais de um painel, marque o segundo agrupamento com uma linha dupla, como mostrado ao lado, uma linha tripla para um terceiro painel e assim por diante.


Original em  Inglês:  Revista Wood
https://www.woodmagazine.com/woodworking-tips/techniques/skills/marking-wood-project-pieces?mode=step_by_step

Meça e marque para obter melhor precisão



É mais para medir e marcar do que esticar uma fita sobre um quadro e desenhar uma linha de lápis. Ao usar as ferramentas e acessórios certos, você melhorará bastante sua precisão e até acelerará seu trabalho. Felizmente, esses resultados aprimorados não exigem aparelhos sofisticados ou olham através da lupa de um joalheiro.

Seja afiado para deixar sua marca

Vamos nos concentrar primeiro no item mais básico - o que você marca - e como isso afeta a precisão. A vantagem de espessura de lápis de um carpinteiro desenha uma linha 1 / 16 "de largura, abaixo . Corte para um dos lados da linha produz um resultado muito diferente do corte para o outro lado. Disposição precisa de partes e marcenaria requer a fina linha desenhada por um lápis com ponta de 5H, disponível em lojas de material de escritório.O chumbo mais duro afia até um ponto mais fino e mantém esse ponto por mais tempo.
O lápis de um carpinteiro deixa uma linha grossa e fácil de ver, boa para rotular as peças. Uma vantagem de 5H cria uma linha muito mais fina para layouts precisos.
Salve o seu carpinteiro e não. 2 lápis para escrever anotações e marcar superfícies usinadas, abaixo , onde as marcas mais fortes são mais fáceis de identificar, informando quais operações são concluídas e quais precisam ser feitas em uma placa
Marque um rabicho na face articulada, um "V" na borda articulada apontando para a face articulada e um "X" em uma extremidade ainda a ser cortada.
Um lápis não deixa marcas permanentes em uma peça de trabalho; as marcas apagam ou lixam facilmente. Para evitar deixar uma marca em primeiro lugar (como marcar uma peça polida), aplique um pedaço de fita adesiva e escreva na fita.
Ao marcar uma linha que será cortada ou oculta por outras partes, mude para uma faca de marcação, foto superior . A face chanfrada e a parte traseira plana da faca colocam a aresta de corte ao lado de uma régua para obter uma marca cirurgicamente precisa. E uma faca de marcação afiada corta as fibras da madeira, criando um corte raso - o ponto de partida ideal para registrar a lâmina de um cinzel ou os dentes de um serrote. O corte cria uma sombra, mais fácil de ver na peça do que uma linha de lápis.
Para usar uma faca de marcação, coloque uma régua de aço na peça "retentor" e, com a face plana da faca contra a régua, puxe a faca. Se a faca se desviar do curso, a marca acaba no pedaço de lixo.

Estabelecer uma régua definitiva↵

Todo país possui um departamento de normas, que mantém um conjunto de instrumentos de medição incrivelmente precisos, contra os quais outros dispositivos de medição são calibrados. Leve esse conceito para sua oficina. Escolha uma régua de aço de 12 "precisa e bem gravada para a maior parte das tarefas de medição. Um quadrado de combinação de qualidade fornece não apenas uma regra; a cabeça, com ângulos de 90 ° e 45 °, aumenta a versatilidade da ferramenta [consulte Como provar um quadrado tem o ângulo reto, abaixo ]. Para medições maiores que 12 ", use apenas uma fita métrica de 12 pés. Qualquer coisa a mais é apenas um volume extra para transportar. E verifique a fita contra a regra para garantir que eles concordem, abaixo.

As marcações nesta fita correspondem perfeitamente às da régua de aço, eliminando qualquer erro causado pela alternância entre elas. Verifique sua fita ocasionalmente para garantir que um gancho dobrado não atinja sua precisão.


Agora que você estabeleceu qual regra governa o poleiro, verifique se todo o resto da sua loja concorda com isso; por exemplo, os indicadores de vedação em sua serra de fita e serra de mesa, abaixo , e em qualquer outra régua . Se outros governantes não estiverem à altura, volte para casa.

Usando sua régua de referência, verifique a precisão da escala de corte de serra de mesa. Solte os parafusos de ajuste, ajuste o indicador conforme necessário e, em seguida, aperte os parafusos, certificando-se de que o indicador não se desloque.

Uma régua métrica também pode ser útil, principalmente se cálculos com dimensões imperiais lhe causarem dor de cabeça. Por exemplo, a determinação de um meio, um quarto, um quinto, ou três vezes 7 7 / 8 "traz o lápis e papel em comparação com o trabalho com o seu equivalente métrico, 20cm.
Provar que um quadrado tem o ângulo certo
Chamar uma ferramenta de quadrado não o torna quadrado. Para garantir que o seu cumpra seu faturamento, faça este teste simples com um pedaço de sucata de fio reto.
Com a cabeça da ferramenta para um lado, desenhe uma linha no comprimento da lâmina. Vire o quadrado e desenhe uma segunda linha ao lado da primeira. Se a segunda linha é paralela à primeira, duas fotos abaixo , o quadrado é verdadeiro. Se as linhas se afastarem, o quadrado precisará de ajuste ou substituição.
Uma regra métrica também pode ser útil, principalmente se cálculos com dimensões imperiais lhe causarem dor de cabeça. Por exemplo, a determinação de um meio, um quarto, um quinto, ou três vezes 7 7 / 8 "traz o lápis e papel em comparação com o trabalho com o seu equivalente métrico, 20cm.
Provar que um quadrado tem o ângulo certo
Chamar uma ferramenta de quadrado não o torna quadrado. Para garantir que o seu cumpra seu faturamento, faça este teste simples com um pedaço de sucata de fio reto.
Com a cabeça da ferramenta para um lado, desenhe uma linha no comprimento da lâmina. Vire o quadrado e desenhe uma segunda linha ao lado da primeira. Se a segunda linha é paralela à primeira, duas fotos abaixo , o quadrado é verdadeiro. Se as linhas se afastarem, o quadrado precisará de ajuste ou substituição.

Depois de determinar que seu quadrado é quadrado, proteja-o de quedas e inchaços que possam comprometer sua precisão.
Coloque ferramentas precisas em uso
Depois de escolher as ferramentas de medição e marcação de qualidade, use essas técnicas simples para obter resultados mais precisos.
Primeiro, selecione arestas e faces de referência e meça a partir delas o mais rápido possível. Por exemplo, ao dispor uma série de aberturas de gaveta ao longo dos perfis de um armário, meça sempre da mesma extremidade de cada estilo. Depois de marcar os locais, meça entre as marcas para verificar novamente sua precisão.
Ao marcar, verifique diretamente a régua. Trabalhar para um lado joga fora o que parece ser uma marca precisa, abaixo.

Desse ângulo diretamente acima da cabeça do quadrado, o ponto do lápis parece estar exatamente na marca de 4 "..
... mas olhando para baixo diretamente acima da marca de 4 "mostra o lápis a cerca de 1/16" do local pretendido.

Para marcar uma dimensão, desenhe um "V" que se estende da régua em vez de uma única marca de escala. Uma única linha pode terminar em ângulo, causando confusão sobre qual extremidade é a dimensão real. Para estender uma linha ou transferi-la em torno de uma borda, coloque sua faca ou lápis na ponta do "V" e deslize suavemente o quadrado ou a régua até ele. Em seguida, use pressão moderada e desenhe o lápis ou a faca pela peça de trabalho uma vez . Passe repetido apenas amplia a marca, reduzindo a precisão.
Mais maneiras de marcar com precisão
Mantenha a orientação adequada das peças quase idênticas à medida que as marca, indicando quais superfícies são a parte superior, inferior, esquerda, direita, frontal, traseira, interna e externa conforme necessário. Para várias peças que precisam de marcas de layout idênticas, como encaixes correspondentes nas pernas opostas da mesa, economize tempo e melhore a precisão apertando as peças juntas e marcando todas elas de uma só vez, certo.

Encontrar linhas em várias peças com uma configuração garante que as marcas estejam alinhadas. As etiquetas ajudam a colocar as marcas nas faces corretas.

Encontrar o centro de uma peça de trabalho é simples: meça a largura e depois divida esse número ao meio. Para confirmar sua matemática, meça a essa distância de cada extremidade e faça uma marca abaixo . Se as marcas caírem umas sobre as outras, você encontrou o ponto morto. Caso contrário, ajuste a medida pela metade da quantidade entre eles e tente novamente.
Apoie uma faca contra o trilho e pressione a aresta de corte contra a peça de trabalho. Use um quadrado para ajudar a transferir a marca para o rosto.

Em alguns casos, a medida mais precisa é evitar uma régua ou fita. Por exemplo, ao montar um divisor entre dois trilhos em uma estrutura de face, abaixo , medir e depois transferir essa dimensão para a peça de trabalho convida pelo menos duas chances de erro entrar. Em vez disso, coloque a peça de trabalho contra a abertura e marque a dimensão diretamente na peça de trabalho.


Aplique esses métodos ao seu trabalho e observe a melhoria.
original em inglês: Revista Wood:                                                   https://www.woodmagazine.com/woodworking-tips/techniques/layout-measuring-marking/accuracy






Book: Wonders wood


Maravilhas em madeira, pode-se traduzir, o texto abaixo utilizei o Translate do Google - traduzir Documento, salvei o PDF em meu desktop e levei para o Translate:
"Neste livro, Edwin Wyatt apresenta uma seleção de fascinantes
quebra-cabeças, curiosidades e projetos de marcenaria. Esses desenhos clássicos
se originou em uma época em que divertimentos simples eram mais comumente
abraçado. Talvez os invasores procurassem estimular uma criança
desenvolver habilidades de resolução de problemas, divertir a família ou simplesmente
mistificar um amigo. Mas qualquer que seja a intenção original, eles deixaram um
legado duradouro para todos nós desfrutarmos. E vários desses projetos
tornou-se sucesso comercial, fornecendo entretenimento
para milhões.
Por que os quebra-cabeças têm um apelo tão universal por tanto tempo?
muitos anos? A vida cotidiana não apresenta desafios suficientes,
mistérios e frustração? Possivelmente a resposta para a primeira pergunta é
contido no segundo. Assim como a atividade física e os tons de exercício
nossos músculos e torna nosso corpo mais apto para nossas atividades diárias,
resolver quebra-cabeças afia nossos processos mentais e nos ajuda a desenvolver
abordagens estruturadas para os muitos problemas, grandes e pequenos,

encontro em nossas vidas."





https://drive.google.com/file/d/1IAc9bk-L16fAPqFQ2BbzvtezwMiv1QgI/view


WoodSmit tips: 9-tips-collection-woodsmith-shop

abra o link, vá em dowload, e abre o pdf., salvar como texto, selecionar e copiar, colar no tradutor, fiz e ficou assim:
" maioria dos cabos de extensão possui apenas uma tomada e requer duas
mãos para usar. Então, quando a tomada de um dos meus cabos
(Bitola 12, três fios) ficou ruim, eu instalei um suporte de montagem
caixa duplex para que eu pudesse ter uma alimentação de duas saídas regular
fonte. E embora fosse mais fácil conectar ferramentas, às vezes
ainda me vi capturando a caixa entre os pés para segurar
firme enquanto eu conectei os cabos.

Resolvi o problema criando alguns colchetes simples
que montam na minha bancada, cavalos-serra ou paredes onde eu
não tem acesso próximo a uma tomada comum. Um pedaço de madeira compensada
montado na parte traseira da caixa duplex cai no
suporte e mantém a caixa firmemente no lugar."




https://www.woodsmithplans.com/plan/season-9-tips-collection-woodsmith-shop/

aqui mais uma opção de acesso ao PDF:    https://drive.google.com/file/d/14OKXoz0ane0J1gsr0mtDzB2_2F2N5Zkp/view


quinta-feira, 30 de julho de 2020

Family Handmann: Os 10 erros mais comuns em madeira para iniciantes

Recebi por email a pouco e repasso.
10 dicas em inglês que pode ser traduzido  como um todo: 
"Não se preocupe, todos os marceneiros qualificados começaram como iniciantes, lutando para cortar uma linha reta. Aqui estão 10 lições de carpintaria que a equipe do Trabalhador da Família aprendeu da maneira mais difícil!"



https://www.familyhandyman.com/list/most-common-woodworking-mistakes-made-by-beginners/


PWW article/saw-plane-till

passo a passo traduzivel:   "Não resolverá o vício em ferramentas, mas facilitará a localização de ferramentas.
Y ou've sem dúvida visto fotos do armário de ferramentas HO Studley - a Capela Sistina de armários de ferramentas. E, no que me diz respeito, Studley acertou. Sim, seu baú de ferramentas é uma obra de arte e tudo isso, mas mais importante, ele fica pendurado na parede.

Pedindo desculpas a todas as pessoas que amam baús no chão, prefiro o armazenamento de ferramentas penduradas na parede se não precisar viajar e tiver espaço na parede. Eu posso ver rapidamente onde estão minhas ferramentas e acho que meu acesso é mais fácil."

Algumas técnicas bem interessantes são usadas nesse projeto que vale a pena dar uma navegada.

https://www.popularwoodworking.com/article/saw-plane-till/


Video Roy: Stamp Out Cookie Carving!

Entalhador Mary May se une a Roy para esculpir moldes de biscoitos para todas as ocasiões, de madeira de maçã e cereja.




https://www.pbs.org/video/woodwrights-shop-stamp-out-cookie-carving/








woodsmithplans: woodworker's blade preferences

      PDF que pode ser traduzido, salvando o documento e abrindo o translate e ir em documentos e acionar tradução, como fiz neste trecho:   
      "Um dos primeiros e melhores conselhos
      Recebi quando comprei minha serra de mesa era comprar uma combinação de alta qualidade
      lâmina. Este passo funcionou como um atualização instantânea para ajudar minha bancada
      serra de mesa fazer cortes suaves. Assim como o nome indica, uma combinação
      O blade funciona bem para uma variedade de tarefas, desde rasgando a corte transversal, e até mesmo
      marcenaria. Para alguns, é a única lâmina eles usam fora de uma lâmina de dado.
      Enquanto uma lâmina combinada carrega o maior parte da carga, a maioria das
      possuem pelo menos uma outra lâmina em suas kit. Mas com todas as opções disponíveis,
      decidir qual outra lâmina para obter pode { A madeira compensada de carvalho vermelho é notória por rasgar ao cortar através do grão. Uma lâmina de corte / contraplacado dedicada com 80
      dentes ajuda a eliminar o problema. ser avassalador. Para ajudá-lo a fazer o
      melhor escolha, perguntei a alguns marceneiros por aqui sobre as lâminas que eles têm
      adicionado ao trabalho de mãos dadas com seus lâmina de combinação. As experiências deles
      permitirá que você invista em uma lâmina que você vai mudar com frequência e não acabará
      pendurado na parede juntando poeira"




    https://www.woodsmithshop.com/download/1103/218


quarta-feira, 29 de julho de 2020

Fica a dica: Spokeshave


spokeshave é uma ferramenta usada para modelar e suavizar madeiras em trabalhos de marcenaria, como fazer raios de roda de carrinho de roda , pernas de cadeira, remos, arcos e flechas. Historicamente, um aspador era feito com um corpo de madeira e uma lâmina de corte de metal. Com a industrialização, os corpos metálicos deslocam a madeira em ferramentas produzidas em massa.

usando a ferramenta:    Os spokeshaves foram projetados originalmente para modelar os eixos das rodas de vagão de madeira. Na madeira moderna, os spokeshaves   podem ser usados ​​para moldar eixos de cadeiras e moldar superfícies redondas.

Evite agarrar o spokeshaves  com força; em vez disso, segure-o levemente usando o polegar e o indicador de cada mão. O spokeshaves  corta com mais eficiência se você o girar levemente de lado ao trabalhar em uma peça, em vez de subir e descer de um lado para o outro.

Os spokeshaves têm solas diferentes para diferentes aplicações. Alguns são de sola plana para trabalhar em curvas externas. Os spokeshaves  com sola curva trabalham em curvas internas. Para alguns spokeshaves  de raios, a própria lâmina fornece à ferramenta uma sola de ângulo muito baixo.

spokeshaves  baratos e fabricados recentemente podem ser difíceis de usar. Considere gastar um pouco mais de dinheiro com um novo spokeshaves ou comprar um modelo mais antigo em um mercado de pulgas. (Você pode obter lâminas de pós-venda para caber em spokeshave antigos.)

Nas palavras do expert Lee Laird  ( traduzido do inglês pelo blog/translate):

O Spokeshave  pode ser uma ferramenta muito valiosa para ter em seu kit, e eu tenho uma espécie de técnica que você pode querer experimentar, especialmente se estiver com dificuldades ou se alguma vez teve dificuldades com essa ferramenta.

Antes de compartilhar a dica, vamos examinar brevemente algumas coisas que, em minha opinião, são obrigatórias, se você espera obter um bom resultado com o Spokeshave  .

Primeiro, a lâmina precisa ser o mais afiada possível, mas isso não significa que você precise passar 10 horas nas pedras de afiar / afiar . Afie o chanfro primeiro em uma pedra d'água de 1000 grãos , usando o meu guia de afiação,  pare assim que eu sentir uma rebarba na parte de trás da lâmina. Eu mudo para a minha pedra d'água de 8000 grãos e dou algumas passagens nela, parando quando o chanfro de corte é polido como um espelho. A parte traseira da lâmina é manuseada sem uma guia de afiação, mas descanso a parte mais distante da ponta em uma régua fina que coloco na pedra d'água de 8000 grãos. Esta ligeira elevação concentra a pedra para trabalhar na vanguarda. Você pode parar deste lado quando sentir que a rebarba se foi e tiver uma faixa polida no espelho na ponta de corte.


Com isso, temos o que há de muito próximo a uma lâmina afiada e leva um minuto ou mais. Para colocar a lâmina em um bom ponto de partida, eu gosto de descansar a sola do Spokeshave em uma placa que eu sei ser plana e insira a lâmina para que a aresta de corte também toque a placa. Alguns gostam de aplicar um pouco de pressão na borda traseira da lâmina, enquanto aplicam pressão com os parafusos de dedo ou a chave de fenda (ou possivelmente outros métodos), dependendo do Spokeshave . Normalmente não aplico essa pressão, pois prefiro começar com um barbear que não esteja cortando do que começar com um que corta muito fundo.

Então essa é a configuração básica.


Com a configuração do meu spokeshave exatamente como eu descrevi acima, eu estava trabalhando em uma peça que teve algum efeito inverso no outro dia e tive o que chamarei de duas lutas. Eu consegui uma ótima superfície em quase todos os pequenos pontos, mas quando fui limpá-los, comecei a ter alguma conversa que deixava algumas linhas onduladas paralelas na superfície. Eu tentei de tudo, incluindo inclinar o spokeshave até o ponto em que o corpo estava quase perpendicular à orientação padrão, mas isso não resolveu todos os problemas. Decidi mudar um pouco minha abordagem e tentei adicionar absolutamente nada a mais ao peso à ferramenta enquanto o usava. Eu estava usando um toque super leve e notei que estava fornecendo uma superfície agradável e suave, mas ainda havia alguns pequenos pontinhos.

Tentei um último pensamento, que consistia em apenas manter o “dedo do pé” (seção do corpo do spokeshave logo à frente da aresta de corte) engatado na madeira, mas um levantamento quase imperceptível na parte traseira da ferramenta. Eu descobri que era capaz de micro-ajustar meu corte do corte completo, para nada, com base em quanto desse pequeno levantamento eu empregava. Eu mantive meus polegares na área do dedo do pé, o que parecia tornar o controle muito melhor.

Tocando um lápis colorido contra o “dedo do pé”  do .spokeshave:

Essa é uma técnica muito orientada ao toque, como você provavelmente pode perceber, mas era como se eu tivesse alguma mágica louca acontecendo. A superfície estava tão perfeita quanto me lembro de ter conseguido com meu spokeshave, mesmo no meu “melhor dia” anterior.


Espero que provavelmente já "usei" essa técnica antes, sem ter o aspecto consciente que faço agora. Acho interessante que possamos executar uma determinada tarefa, em um nível decentemente alto, mas realmente não entender completamente como realizamos isso. Embora essa não seja realmente uma ótima analogia, pode ser como tentar ensinar alguém a jogar uma bola de beisebol, o que para muitos parece ser uma afirmação "e daí". Se você treinar realmente crianças pequenas, poderá descobrir quanto pensamento é necessário para transmitir tudo o que está acontecendo durante um arremesso.




Mi Mecanica Popular - Mayo de 1957

Mayo de 1957




Revistas antigas:


Todas de 9994



https://drive.google.com/file/d/1uCWcKI5lrA7HD52WKKyUGfoyCTOT1h2_/view

https://drive.google.com/file/d/1yoCI-vpFCdZCdSgnDF_hTyiR_w1OS1Uw/view

https://drive.google.com/file/d/1KDEnb_uPb2EKNj9sY7fz47Bg4YEHHFLE/view

https://drive.google.com/file/d/1J8o9cCfxcB8_X8oJ8Af9Q6nP2gagK0v4/view


terça-feira, 28 de julho de 2020

PWW projects a tapered leg table:

Passo a passo traduzível para construção dessa mesa de pernas cônicas:  "Mesas pequenas são úteis em qualquer lugar da casa. Eles podem ser fáceis de construir, mas um bom design é importante. Para tornar o design mais interessante, as pernas cônicas (geralmente parte dos móveis Shaker, country e Federal) fazem parte desse design.
A conicidade começa abaixo dos aventais e continua em uma ladeira até atingir o chão. O afunilamento clareia a aparência e mantém as pernas grossas o suficiente na parte superior para fornecer força de marcenaria adequada."


https://www.popularwoodworking.com/projects/a-tapered-leg-table


Quadro de dicas: Parada de bancadas