sexta-feira, 31 de julho de 2020

é bom saber: marcar com a trena




Marcando seus projetos de madeira
Dicas inteligentes para medir e marcar sua madeira.

Faça sua marca

Ao cortar as peças de um projeto, você as coloca frequentemente em torno da oficina e às vezes não as retorna por um dia ou dois. O resultado? Você esquece quais peças foram planejadas, em qual placa você pretende se tornar a Parte A e assim por diante. Para evitar esse problema, desenvolva um sistema infalível para marcar suas peças enquanto trabalha. Dessa forma, você elimina qualquer confusão.
Aqui está uma seleção de métodos úteis de marcação, os mesmos que usamos ao criar projetos na loja da revista WOOD ®. Você pode usar um lápis em superfícies ainda a serem serradas, aplainadas ou juntas. Como o giz pode ser removido com mais facilidade, ele é considerado a melhor opção para peças totalmente usinadas antes do lixamento final.















Para projetos com peças em ordem alfabética, use letras para corresponder à lista de materiais e desenhos no artigo. Mesmo quando você cria a partir de seu próprio design, ajuda a rotular seus desenhos e partes do projeto. Sem esse sistema, é fácil cortar uma peça no tamanho errado.
Às vezes, o padrão de grão determina a melhor orientação para planejar ou articular um quadro. Depois de determinar qual face ou aresta você deseja usinar, faça uma marca de lápis no grão final próximo à face marcada para remoção pela plaina ou junta.




Ao alinhar uma peça de trabalho, acompanhe seu progresso com algumas notas rápidas. Faça uma marca distinta na primeira face articulada, como a trança mostrada aqui. Com essa face contra a cerca, junte uma aresta e desenhe duas linhas para indicar a interseção de 90 °. Agora, você deve rasgar e aplainar as superfícies restantes.                                                             
                          Cada uma dessas setas riscadas aponta para o lado da face de uma peça. Trabalhe com a face para cima durante todas as operações de usinagem, e tudo (como essas entalhes) se alinhará durante a montagem.




Depois de unir e aplainar suas placas, organize-as para obter a melhor correspondência de grãos quando se preparar para colar um painel.


↖    Em seguida, marque-os como mostrado para evitar uma mistura de montagem. Se você estiver classificando o material para mais de um painel, marque o segundo agrupamento com uma linha dupla, como mostrado ao lado, uma linha tripla para um terceiro painel e assim por diante.


Original em  Inglês:  Revista Wood
https://www.woodmagazine.com/woodworking-tips/techniques/skills/marking-wood-project-pieces?mode=step_by_step

Meça e marque para obter melhor precisão



É mais para medir e marcar do que esticar uma fita sobre um quadro e desenhar uma linha de lápis. Ao usar as ferramentas e acessórios certos, você melhorará bastante sua precisão e até acelerará seu trabalho. Felizmente, esses resultados aprimorados não exigem aparelhos sofisticados ou olham através da lupa de um joalheiro.

Seja afiado para deixar sua marca

Vamos nos concentrar primeiro no item mais básico - o que você marca - e como isso afeta a precisão. A vantagem de espessura de lápis de um carpinteiro desenha uma linha 1 / 16 "de largura, abaixo . Corte para um dos lados da linha produz um resultado muito diferente do corte para o outro lado. Disposição precisa de partes e marcenaria requer a fina linha desenhada por um lápis com ponta de 5H, disponível em lojas de material de escritório.O chumbo mais duro afia até um ponto mais fino e mantém esse ponto por mais tempo.
O lápis de um carpinteiro deixa uma linha grossa e fácil de ver, boa para rotular as peças. Uma vantagem de 5H cria uma linha muito mais fina para layouts precisos.
Salve o seu carpinteiro e não. 2 lápis para escrever anotações e marcar superfícies usinadas, abaixo , onde as marcas mais fortes são mais fáceis de identificar, informando quais operações são concluídas e quais precisam ser feitas em uma placa
Marque um rabicho na face articulada, um "V" na borda articulada apontando para a face articulada e um "X" em uma extremidade ainda a ser cortada.
Um lápis não deixa marcas permanentes em uma peça de trabalho; as marcas apagam ou lixam facilmente. Para evitar deixar uma marca em primeiro lugar (como marcar uma peça polida), aplique um pedaço de fita adesiva e escreva na fita.
Ao marcar uma linha que será cortada ou oculta por outras partes, mude para uma faca de marcação, foto superior . A face chanfrada e a parte traseira plana da faca colocam a aresta de corte ao lado de uma régua para obter uma marca cirurgicamente precisa. E uma faca de marcação afiada corta as fibras da madeira, criando um corte raso - o ponto de partida ideal para registrar a lâmina de um cinzel ou os dentes de um serrote. O corte cria uma sombra, mais fácil de ver na peça do que uma linha de lápis.
Para usar uma faca de marcação, coloque uma régua de aço na peça "retentor" e, com a face plana da faca contra a régua, puxe a faca. Se a faca se desviar do curso, a marca acaba no pedaço de lixo.

Estabelecer uma régua definitiva↵

Todo país possui um departamento de normas, que mantém um conjunto de instrumentos de medição incrivelmente precisos, contra os quais outros dispositivos de medição são calibrados. Leve esse conceito para sua oficina. Escolha uma régua de aço de 12 "precisa e bem gravada para a maior parte das tarefas de medição. Um quadrado de combinação de qualidade fornece não apenas uma regra; a cabeça, com ângulos de 90 ° e 45 °, aumenta a versatilidade da ferramenta [consulte Como provar um quadrado tem o ângulo reto, abaixo ]. Para medições maiores que 12 ", use apenas uma fita métrica de 12 pés. Qualquer coisa a mais é apenas um volume extra para transportar. E verifique a fita contra a regra para garantir que eles concordem, abaixo.

As marcações nesta fita correspondem perfeitamente às da régua de aço, eliminando qualquer erro causado pela alternância entre elas. Verifique sua fita ocasionalmente para garantir que um gancho dobrado não atinja sua precisão.


Agora que você estabeleceu qual regra governa o poleiro, verifique se todo o resto da sua loja concorda com isso; por exemplo, os indicadores de vedação em sua serra de fita e serra de mesa, abaixo , e em qualquer outra régua . Se outros governantes não estiverem à altura, volte para casa.

Usando sua régua de referência, verifique a precisão da escala de corte de serra de mesa. Solte os parafusos de ajuste, ajuste o indicador conforme necessário e, em seguida, aperte os parafusos, certificando-se de que o indicador não se desloque.

Uma régua métrica também pode ser útil, principalmente se cálculos com dimensões imperiais lhe causarem dor de cabeça. Por exemplo, a determinação de um meio, um quarto, um quinto, ou três vezes 7 7 / 8 "traz o lápis e papel em comparação com o trabalho com o seu equivalente métrico, 20cm.
Provar que um quadrado tem o ângulo certo
Chamar uma ferramenta de quadrado não o torna quadrado. Para garantir que o seu cumpra seu faturamento, faça este teste simples com um pedaço de sucata de fio reto.
Com a cabeça da ferramenta para um lado, desenhe uma linha no comprimento da lâmina. Vire o quadrado e desenhe uma segunda linha ao lado da primeira. Se a segunda linha é paralela à primeira, duas fotos abaixo , o quadrado é verdadeiro. Se as linhas se afastarem, o quadrado precisará de ajuste ou substituição.
Uma regra métrica também pode ser útil, principalmente se cálculos com dimensões imperiais lhe causarem dor de cabeça. Por exemplo, a determinação de um meio, um quarto, um quinto, ou três vezes 7 7 / 8 "traz o lápis e papel em comparação com o trabalho com o seu equivalente métrico, 20cm.
Provar que um quadrado tem o ângulo certo
Chamar uma ferramenta de quadrado não o torna quadrado. Para garantir que o seu cumpra seu faturamento, faça este teste simples com um pedaço de sucata de fio reto.
Com a cabeça da ferramenta para um lado, desenhe uma linha no comprimento da lâmina. Vire o quadrado e desenhe uma segunda linha ao lado da primeira. Se a segunda linha é paralela à primeira, duas fotos abaixo , o quadrado é verdadeiro. Se as linhas se afastarem, o quadrado precisará de ajuste ou substituição.

Depois de determinar que seu quadrado é quadrado, proteja-o de quedas e inchaços que possam comprometer sua precisão.
Coloque ferramentas precisas em uso
Depois de escolher as ferramentas de medição e marcação de qualidade, use essas técnicas simples para obter resultados mais precisos.
Primeiro, selecione arestas e faces de referência e meça a partir delas o mais rápido possível. Por exemplo, ao dispor uma série de aberturas de gaveta ao longo dos perfis de um armário, meça sempre da mesma extremidade de cada estilo. Depois de marcar os locais, meça entre as marcas para verificar novamente sua precisão.
Ao marcar, verifique diretamente a régua. Trabalhar para um lado joga fora o que parece ser uma marca precisa, abaixo.

Desse ângulo diretamente acima da cabeça do quadrado, o ponto do lápis parece estar exatamente na marca de 4 "..
... mas olhando para baixo diretamente acima da marca de 4 "mostra o lápis a cerca de 1/16" do local pretendido.

Para marcar uma dimensão, desenhe um "V" que se estende da régua em vez de uma única marca de escala. Uma única linha pode terminar em ângulo, causando confusão sobre qual extremidade é a dimensão real. Para estender uma linha ou transferi-la em torno de uma borda, coloque sua faca ou lápis na ponta do "V" e deslize suavemente o quadrado ou a régua até ele. Em seguida, use pressão moderada e desenhe o lápis ou a faca pela peça de trabalho uma vez . Passe repetido apenas amplia a marca, reduzindo a precisão.
Mais maneiras de marcar com precisão
Mantenha a orientação adequada das peças quase idênticas à medida que as marca, indicando quais superfícies são a parte superior, inferior, esquerda, direita, frontal, traseira, interna e externa conforme necessário. Para várias peças que precisam de marcas de layout idênticas, como encaixes correspondentes nas pernas opostas da mesa, economize tempo e melhore a precisão apertando as peças juntas e marcando todas elas de uma só vez, certo.

Encontrar linhas em várias peças com uma configuração garante que as marcas estejam alinhadas. As etiquetas ajudam a colocar as marcas nas faces corretas.

Encontrar o centro de uma peça de trabalho é simples: meça a largura e depois divida esse número ao meio. Para confirmar sua matemática, meça a essa distância de cada extremidade e faça uma marca abaixo . Se as marcas caírem umas sobre as outras, você encontrou o ponto morto. Caso contrário, ajuste a medida pela metade da quantidade entre eles e tente novamente.
Apoie uma faca contra o trilho e pressione a aresta de corte contra a peça de trabalho. Use um quadrado para ajudar a transferir a marca para o rosto.

Em alguns casos, a medida mais precisa é evitar uma régua ou fita. Por exemplo, ao montar um divisor entre dois trilhos em uma estrutura de face, abaixo , medir e depois transferir essa dimensão para a peça de trabalho convida pelo menos duas chances de erro entrar. Em vez disso, coloque a peça de trabalho contra a abertura e marque a dimensão diretamente na peça de trabalho.


Aplique esses métodos ao seu trabalho e observe a melhoria.
original em inglês: Revista Wood:                                                   https://www.woodmagazine.com/woodworking-tips/techniques/layout-measuring-marking/accuracy






Nenhum comentário:

Postar um comentário