quarta-feira, 29 de julho de 2020

Fica a dica: Spokeshave


spokeshave é uma ferramenta usada para modelar e suavizar madeiras em trabalhos de marcenaria, como fazer raios de roda de carrinho de roda , pernas de cadeira, remos, arcos e flechas. Historicamente, um aspador era feito com um corpo de madeira e uma lâmina de corte de metal. Com a industrialização, os corpos metálicos deslocam a madeira em ferramentas produzidas em massa.

usando a ferramenta:    Os spokeshaves foram projetados originalmente para modelar os eixos das rodas de vagão de madeira. Na madeira moderna, os spokeshaves   podem ser usados ​​para moldar eixos de cadeiras e moldar superfícies redondas.

Evite agarrar o spokeshaves  com força; em vez disso, segure-o levemente usando o polegar e o indicador de cada mão. O spokeshaves  corta com mais eficiência se você o girar levemente de lado ao trabalhar em uma peça, em vez de subir e descer de um lado para o outro.

Os spokeshaves têm solas diferentes para diferentes aplicações. Alguns são de sola plana para trabalhar em curvas externas. Os spokeshaves  com sola curva trabalham em curvas internas. Para alguns spokeshaves  de raios, a própria lâmina fornece à ferramenta uma sola de ângulo muito baixo.

spokeshaves  baratos e fabricados recentemente podem ser difíceis de usar. Considere gastar um pouco mais de dinheiro com um novo spokeshaves ou comprar um modelo mais antigo em um mercado de pulgas. (Você pode obter lâminas de pós-venda para caber em spokeshave antigos.)

Nas palavras do expert Lee Laird  ( traduzido do inglês pelo blog/translate):

O Spokeshave  pode ser uma ferramenta muito valiosa para ter em seu kit, e eu tenho uma espécie de técnica que você pode querer experimentar, especialmente se estiver com dificuldades ou se alguma vez teve dificuldades com essa ferramenta.

Antes de compartilhar a dica, vamos examinar brevemente algumas coisas que, em minha opinião, são obrigatórias, se você espera obter um bom resultado com o Spokeshave  .

Primeiro, a lâmina precisa ser o mais afiada possível, mas isso não significa que você precise passar 10 horas nas pedras de afiar / afiar . Afie o chanfro primeiro em uma pedra d'água de 1000 grãos , usando o meu guia de afiação,  pare assim que eu sentir uma rebarba na parte de trás da lâmina. Eu mudo para a minha pedra d'água de 8000 grãos e dou algumas passagens nela, parando quando o chanfro de corte é polido como um espelho. A parte traseira da lâmina é manuseada sem uma guia de afiação, mas descanso a parte mais distante da ponta em uma régua fina que coloco na pedra d'água de 8000 grãos. Esta ligeira elevação concentra a pedra para trabalhar na vanguarda. Você pode parar deste lado quando sentir que a rebarba se foi e tiver uma faixa polida no espelho na ponta de corte.


Com isso, temos o que há de muito próximo a uma lâmina afiada e leva um minuto ou mais. Para colocar a lâmina em um bom ponto de partida, eu gosto de descansar a sola do Spokeshave em uma placa que eu sei ser plana e insira a lâmina para que a aresta de corte também toque a placa. Alguns gostam de aplicar um pouco de pressão na borda traseira da lâmina, enquanto aplicam pressão com os parafusos de dedo ou a chave de fenda (ou possivelmente outros métodos), dependendo do Spokeshave . Normalmente não aplico essa pressão, pois prefiro começar com um barbear que não esteja cortando do que começar com um que corta muito fundo.

Então essa é a configuração básica.


Com a configuração do meu spokeshave exatamente como eu descrevi acima, eu estava trabalhando em uma peça que teve algum efeito inverso no outro dia e tive o que chamarei de duas lutas. Eu consegui uma ótima superfície em quase todos os pequenos pontos, mas quando fui limpá-los, comecei a ter alguma conversa que deixava algumas linhas onduladas paralelas na superfície. Eu tentei de tudo, incluindo inclinar o spokeshave até o ponto em que o corpo estava quase perpendicular à orientação padrão, mas isso não resolveu todos os problemas. Decidi mudar um pouco minha abordagem e tentei adicionar absolutamente nada a mais ao peso à ferramenta enquanto o usava. Eu estava usando um toque super leve e notei que estava fornecendo uma superfície agradável e suave, mas ainda havia alguns pequenos pontinhos.

Tentei um último pensamento, que consistia em apenas manter o “dedo do pé” (seção do corpo do spokeshave logo à frente da aresta de corte) engatado na madeira, mas um levantamento quase imperceptível na parte traseira da ferramenta. Eu descobri que era capaz de micro-ajustar meu corte do corte completo, para nada, com base em quanto desse pequeno levantamento eu empregava. Eu mantive meus polegares na área do dedo do pé, o que parecia tornar o controle muito melhor.

Tocando um lápis colorido contra o “dedo do pé”  do .spokeshave:

Essa é uma técnica muito orientada ao toque, como você provavelmente pode perceber, mas era como se eu tivesse alguma mágica louca acontecendo. A superfície estava tão perfeita quanto me lembro de ter conseguido com meu spokeshave, mesmo no meu “melhor dia” anterior.


Espero que provavelmente já "usei" essa técnica antes, sem ter o aspecto consciente que faço agora. Acho interessante que possamos executar uma determinada tarefa, em um nível decentemente alto, mas realmente não entender completamente como realizamos isso. Embora essa não seja realmente uma ótima analogia, pode ser como tentar ensinar alguém a jogar uma bola de beisebol, o que para muitos parece ser uma afirmação "e daí". Se você treinar realmente crianças pequenas, poderá descobrir quanto pensamento é necessário para transmitir tudo o que está acontecendo durante um arremesso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário