Cavilhas são pequenos pinos redondos de madeira utilizados para reforçar uma articulação de várias bitolas tanto no comprimento como no diâmetro, substituindo pregos ou parafuso ou junções complicadas. Sua aplicação é feita em buracos nas duas peças em diâmetro idêntico ao diâmetro da cavilha e fixado por camadas, generosas, de cola, um ajuste apertado nos buracos faz com que essa junção seja mais resistente. Pode-se comprar ou fazer as próprias cavilhas, ao final o desenho de um gabarito que pode ser feito.
As junções por cavilha não oferecem a mesma resistência de uma junção por caixa e espiga, (macho e fêmea),
Quando utilizada em mobiliários e outros trabalhos montados em uma marcenaria de qualidade e feita de madeira seca e de boa qualidade, uma articulação feita por cavilhas é plenamente satisfatória.
Aplaine perfeitamente as partes que serão juntadas e fixadas pelas cavilhas, garantido uma perfeita junção das duas peças, testadas antes até o perfeito acasalamento garantindo que se toquem em todos os lados.
Existem gabaritos, (aqui no blog tem vários), para furação de peças para colocação de cavilhas, tanto em topo quanto em laterais. Há também pequenas guias de furo que se encontra a venda em lojas de produtos de marcenaria, igual a figura 8/10 - método 5, e quando se tem uma infinidade de peças iguais pode se lançar mão de um gabarito feito de chapa conforme mostrado na figura 6/10, marque os lados, A-B-C etc., com canetas de tinta que se fixa, (marcadores de texto para slide).
O restante é treino e muita pratica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário