sábado, 25 de julho de 2020

Anote ai: perigo com umidade em ferramentas eletricas



Ferramentas manuais motorizadas - Ferramentas elétricas - Segurança básica

Quando e como você deve inspecionar as ferramentas manuais?
Inspecione as ferramentas quanto a danos antes de cada uso.
Verifique a alça e o corpo da ferramenta quanto a rachaduras ou outros danos.
Se a ferramenta tiver alças auxiliares ou duplas, verifique se elas foram instaladas com segurança.
Inspecione os cabos quanto a defeitos: verifique se há rachaduras, desgaste e outros sinais de desgaste ou falhas no isolamento do cabo.
Verifique se há interruptores danificados ou com bloqueios de gatilho com defeito.
Inspecione o plugue quanto a rachaduras e pinos ausentes, soltos ou com defeito.

O que você deve fazer se encontrar uma ferramenta com defeito?
Se uma ferramenta estiver com defeito, remova-a de serviço e identifique-a claramente como "Fora de serviço para reparo".
Substitua o equipamento danificado imediatamente - não use ferramentas com defeito "temporariamente".
Conserte as ferramentas por uma pessoa qualificada - não tente reparos em campo.

O que você deve fazer antes de usar ferramentas manuais elétricas?
Verifique se você foi treinado adequadamente para usar a ferramenta com segurança. Leia o manual do operador antes de usar a ferramenta e opere-a de acordo com as instruções do fabricante. Use apenas ferramentas testadas e aprovadas.
Verifique se a ferramenta possui a proteção, blindagem ou outro acessório correto que o fabricante recomenda.
Evite choques. Verifique se as ferramentas estão adequadamente aterradas usando um plugue de três pinos, têm isolamento duplo (e são rotuladas como tal) ou são alimentadas por um transformador de isolamento de baixa tensão: isso protege os usuários contra choques elétricos.
Verifique as ferramentas elétricas para garantir que uma ferramenta com um plugue de 3 pinos tenha
um cabo de 3 fios aprovado e esteja aterrada. O plugue de três pinos deve ser conectado a uma tomada de 3 pólos adequadamente aterrada. Se um adaptador precisar ser usado para acomodar um receptáculo de dois orifícios, o fio do adaptador deverá ser conectado a um terra que funcione conhecido. NUNCA remova o terceiro pino de aterramento de um plugue.
Substitua os plugues frontais abertos por plugues frontais mortos. Os plugues frontais mortos estão vedados e apresentam menos risco de choque ou curto-circuito.
- Teste todas as ferramentas para um aterramento eficaz com um testador de continuidade ou um interruptor de circuito de falha à terra (DI) antes de usar.
- Use apenas o tipo de bateria que o fabricante da ferramenta especifica para a ferramenta que você está usando.
- Recarregue uma ferramenta alimentada por bateria apenas com um carregador especificamente projetado para a bateria nessa ferramenta.
- Remova a bateria da ferramenta ou verifique se a ferramenta está desligada ou travada antes de trocar os acessórios, fazer ajustes ou armazenar a ferramenta.
- Armazene a bateria com segurança, para que nenhuma peça de metal, prego, parafuso, chave inglesa entre outras coisas possa entrar em contato com os terminais da bateria; isso pode resultar em curto-circuito da bateria e possivelmente causar faíscas, incêndios ou queimaduras.

O que você deve fazer ao usar ferramentas manuais elétricas?
- Usar ou usar equipamento de proteção individual (EPI) ou roupas adequadas ao trabalho que você está fazendo; isso pode incluir itens como óculos ou óculos de proteção ou um escudo facial (com óculos ou proteção), proteção auditiva, máscara contra poeira, luvas, botas ou sapatos de segurança ou botas de borracha.
- Desligue as ferramentas antes de conectá-las a uma fonte de alimentação.
Se um cabo de alimentação parecer mais que confortável, ou se uma ferramenta estiver acendendo, mande-o verificar por um eletricista ou outra pessoa qualificada.
- Desconecte a fonte de alimentação antes de fazer ajustes ou trocar acessórios.
Remova todas as chaves e ferramentas de ajuste antes de ligar uma ferramenta.
Inspecione o cabo quanto a desgaste ou danos antes de cada uso. Identifique claramente as ferramentas defeituosas com uma etiqueta "Fora de serviço" e substitua imediatamente por uma ferramenta em bom estado de funcionamento.
- Durante o uso, mantenha os cabos de força afastados das ferramentas e do caminho que a ferramenta seguirá.
- Use braçadeiras, um torno ou outros dispositivos para segurar e apoiar a peça que está sendo trabalhada, quando for prático. Isso permitirá que você use as duas mãos para melhor controle da ferramenta e ajudará a evitar ferimentos se uma ferramenta atolar ou prender em uma peça de trabalho.
- Use apenas cabos de extensão aprovados que possuam o tamanho (bitola) adequado para o comprimento do cabo e os requisitos de energia da ferramenta elétrica que você está usando. Isso impedirá que o cabo superaqueça.
- Para trabalhos ao ar livre, use extensões externas marcadas com "WA" ou "W".
- Suspenda os cabos de energia sobre os corredores ou áreas de trabalho para eliminar os riscos de tropeçar ou tropeçar.
- Elimine as conexões de polvo: se for necessário mais de um plugue de tomada, use uma barra de energia ou uma faixa de distribuição de energia que possua um cabo de energia integral e uma proteção embutida de sobrecorrente.
- Puxe o plugue e não o cabo ao desconectar uma ferramenta. Puxar o cabo causa desgaste e pode afetar adversamente a fiação do plugue e causar choque elétrico ao operador.
- Siga os bons procedimentos de limpeza - mantenha a área de trabalho livre de detritos e detritos que possam causar riscos de tropeçar ou escorregar.
- Mantenha os cabos de força afastados do calor, água, óleo, bordas afiadas e peças móveis. Eles podem danificar o isolamento e causar um choque.
- Certifique-se de que as ferramentas de corte, brocas, etc. sejam mantidas afiadas, limpas e bem mantidas.
- Armazene as ferramentas em um local seco e seguro quando não estiverem sendo usadas.

que você deve evitar ao usar ferramentas elétricas?
- Não use luvas, roupas largas ou jóias enquanto estiver usando ferramentas elétricas giratórias. - Amarre os cabelos compridos ou use uma proteção adequada para evitar que os cabelos fiquem presos em partes móveis do equipamento.
- Não use uma ferramenta, a menos que tenha sido treinado para usá-la com segurança e conheça suas limitações e perigos.
- Evite iniciar acidentalmente, garantindo que a ferramenta esteja desligada antes de conecta-la.
- Também não ande com uma ferramenta conectada com o dedo tocando no interruptor.
- Não ignore a chave liga / desliga e opere as ferramentas conectando e desconectando o cabo de alimentação.
- Não desconecte a fonte de alimentação da ferramenta puxando ou puxando o cabo da tomada.
- Não deixe uma ferramenta em execução sem vigilância. Não o deixe até que tenha sido desligado, parado de funcionar completamente e desconectado.
- Não use ferramentas elétricas em condições úmidas ou úmidas, a menos que a ferramenta esteja conectada a um interruptor de circuito de falha à terra (GFCI).
- Não exponha as ferramentas elétricas à chuva ou umidade; ferramentas molhadas aumentam a probabilidade de choque elétrico.
- Evite o contato do corpo com superfícies aterradas, como geladeiras, tubos e radiadores, ao usar ferramentas elétricas; isso reduzirá a probabilidade de choque se o corpo do operador estiver aterrado.
- Não conecte vários cabos de alimentação em uma tomada usando adaptadores ou conversores de uma a várias tomadas ("torneiras de cubo").
- Não use cabos de força para serviços leves.


Pare de usar uma ferramenta elétrica se sentir um formigamento nos dedos. Este é um aviso de que a ferramenta está com defeito e precisa de reparo.
- Não conecte nem junte os cabos de extensão para fazer uma conexão mais longa: o cabo de extensão resultante pode não ser capaz de fornecer corrente ou energia suficiente com segurança.
- Não carregue ferramentas elétricas pelo cabo de alimentação.
- Não amarre os cabos de força em nós. Nós podem causar curto-circuitos e choques. Passe os cabos ou use um plugue de trava giratória.
- Não amarre cabos de alimentação

- Nunca quebre o terceiro pino de um plugue: substitua os plugues de três pinos quebrados e verifique se o terceiro pino está devidamente aterrado.
- Nunca use cabos de extensão como fiação permanente: use cabos de extensão apenas como fonte de alimentação temporária em uma área que não possua uma tomada elétrica.- Não ande sobre ou permita que veículos ou outros equipamentos em movimento passem por cabos de energia desprotegidos. Os cabos devem ser colocados em conduítes ou protegidos, colocando pranchas em cada lado deles.
- Não retire a serragem, aparas ou aparas enquanto a ferramenta estiver em funcionamento. Nunca use ar comprimido para limpar superfícies ou remover serragem, aparas de metal, etc.
- Não opere ferramentas em uma área contendo vapores ou gases explosivos.
- Não limpe as ferramentas com solventes inflamáveis ​​ou tóxicos.
- Não surpreenda nem toque em ninguém que esteja operando uma ferramenta. Assustar um operador de ferramenta pode acabar causando um acidente ou ferimento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário