domingo, 27 de setembro de 2020

Técnica: O Uso de cunhas


FABRICAÇÃO E USO DE CUNHAS DE MADEIRA
As cunhas têm vários usos em uma marcenaria. Eles agem como auxiliares de fixação ao colar bordas ou construir móveis. Eles são uma parte funcional de algumas ferramentas, bem como da maioria dos tipos de planos de madeira.
Em The Fine Art of Cabinetmaking , por exemplo, James Krenov usou cunhas para travar as mandíbulas inferiores de seus grampos F feitos na loja. Eles também podem ser usados ​​para manter a porta aberta para permitir a entrada de ar fresco. Na minha loja, eu uso cunhas para tarefas de montagem, calços de gavetas ou portas embutidas, fixação e muito mais.
Muitos marceneiros fazem cunhas em suas serras de fita. Ocasionalmente, os corto na serra de fita ou com um serrote. A maioria das minhas cunhas, porém, nascem na serra de mesa porque é rápida e, ao contrário do que alguns pensam, segura. Antes de compartilhar alguns de seus usos, deixe-me explicar como fazê-los.

Cunhas decorativas mantêm esta estante desmontável firmemente unida.

Fazendo cunhas com a cerca Rip

Eu vim com um gabarito de corte que é diferente da maioria dos gabaritos de corte em cunha; é ajustável para fazer cunhas de diferentes inclinações e tamanhos na serra de mesa. É composto por uma base, um entalhe com três parafusos de ajuste e uma tampa de fixação articulada. Para fazer isso, corte um entalhe na base e instale a tampa de retenção articulada e os parafusos de ajuste.
Depois de fazer um entalhe na base, instale a tampa de retenção articulada e os parafusos de ajuste.

Para cortar cunhas, ajuste os parafusos para obter a forma e o tamanho de cunha desejados. Coloque o estoque no entalhe, recoloque a tampa e execute o gabarito contra a cerca para cortar uma cunha. Para cortar a próxima cunha, vire o estoque antes de inseri-lo no entalhe e executar o gabarito novamente. Continue esta sequência de cortes até que o estoque seja muito pequeno para manusear com segurança.

Com a ponta afiada, o parafuso da tampa fixa a cunha à medida que ela passa pela lâmina.





Com o medidor de mitra

Enquanto o gabarito usado com a cerca de corte lida bem com cunhas grandes, para cunhas menores ou cônicas em ambos os lados, uso outro gabarito. É usado com o medidor de esquadria e consiste em uma placa com um bloco de batente articulado, um recurso desejável para fazer cunhas idênticas.


Gire o medidor de esquadria no sentido anti-horário até a metade do ângulo desejado. Defina o medidor de esquadria para a metade do ângulo de inclinação desejado, por exemplo, 1,5 ° para uma cunha inclinada de 3 °. Anexe o gabarito ao medidor de esquadria onde a espessura da cunha é determinada pela distância entre o bloco de parada e a linha de corte da lâmina. Coloque o estoque com seu grão longo paralelo à lâmina contra o bloco de parada. Levante o bloco de parada e corte o primeiro lado cônico. Vire o estoque e coloque-o contra o bloco de parada novamente. Sem mover o estoque, deslize o medidor de esquadria para longe e levante o bloco de parada para fora do caminho. Engate com cuidado o medidor de esquadria com o estoque e corte o segundo cone para formar uma cunha. Repita a mesma sequência de etapas para fazer mais cunhas.


Esquerda: o ângulo do medidor define a inclinação de uma cunha, enquanto o bloco de parada determina a espessura da cunha.


À direita: depois que o estoque for virado, deslize o gabarito para longe do estoque antes de levantar o bloco de parada.





À mão


Grande ou pequeno, você pode cortar cunhas com um serrote. Esquematize as inclinações da cunha com um medidor de bisel no estoque e marque as linhas de corte na fibra final com um quadrado. Use uma serra de corte e corte as cunhas. O corte manual de cunhas oferece muita prática no aperfeiçoamento de suas técnicas de serragem.

Usando um medidor de bisel para definir as inclinações 
Usando cunhas na loja


No contexto da marcenaria tradicional, aqui estão alguns exemplos de como uso cunhas em minha oficina.
Batente de aplainamento: usado com dois fixadores de bancada, uma cunha pode ser batida para travar a peça de trabalho na bancada para aplainamento manual. É simples, rápido e econômico.




Uma cunha fornece a pressão de aperto necessária para segurar a coronha entre dois dentes de bancada.
Gabarito de fixação de esquadria : Ao colar molduras de quadros ou peças de moldagem em esquadria, pego algumas cunhas e o gabarito de fixação de esquadria. O gabarito é fácil de fazer com pedaços de sucata. Simplesmente aparafuse um bloco quadrado a um canto de uma base de compensado e adicione duas tiras retas às bordas externas opostas da base.
Uma folha de papel encerado protege a base de ser coberta com cola.







Parada de estaleiramento do torno: em vez de espaçadores, uso uma cunha com tampa para apoiar a extremidade aberta do torno para impedi-lo de estender. A tampa evita que a cunha caia ao ajustar o torno.
A tampa e as cunhas substituíveis são unidas pelos ímãs quando em uso.






Estoque de rascunho cunhado: Meu estoque de rascunho feito na loja é diferente de todos os outros que você pode ter visto. Ele usa cunhas em vez de fixadores de metal para segurar os cortadores.
Este estoque scratch pode lidar com cortes retos, bem como curvas internas (com o cortador na extremidade).









As cunhas desempenham um papel fundamental na marcenaria nos bancos de três pernas característicos de Tage Frid. Embora possamos não construir um projeto na classe de artesanato de Frid ou Krenov, certamente podemos usar cunhas com a mesma liberdade que eles usavam.





Credito:  Charles Mak








Nenhum comentário:

Postar um comentário