domingo, 13 de setembro de 2020

WoodCentral: Setting a Japanese Mortise Gauge

 enquete em inglês mas que pode se traduzir como nesse pequeno trecho:      "Frank Shic perguntou : Alguém tem alguma recomendação sobre como ajustar esta pequena engenhoca? Percebi que é complicado tentar fazer com que as duas hastes da faca se aproximem da largura do cinzel entalhe, mas tentar ajustar posteriormente essa combinação em relação à cerca está me deixando louco! Talvez eu deva apenas sugar e garfo a massa para o caro medidor de marcação de roda com os cortadores fixos da Lie-Nielsen?

A propósito, o medidor de marcação de roda micro-ajustável da Lee Valley arrasa! Eu não posso te dizer o quanto eu me diverti neste último fim de semana praticando encaixes de corte à mão!

Wiley Horne - Glendora, CA : Primeiro, defina a distância entre as duas lâminas de acordo com a largura do cinzel - não se preocupe com a distância da cerca, apenas defina a largura do entalhe certo. Quando a lacuna estiver certa, aperte as duas lâminas entre o polegar e o indicador para que não se movam uma em relação à outra.

Em segundo lugar, com as lâminas ainda presas por seus dedos, mova-as como uma unidade em relação à cerca e obtenha a distância certa entre a cerca e a lâmina interna. Em seguida, prenda-o com o parafuso de aperto manual ou cunha. Resumindo: faça a configuração da largura da lâmina e a configuração da cerca em duas etapas separadas."


http://www.woodcentral.com/cgi-bin/readarticle.pl?dir=handtools&file=articles_710.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário