quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Fica a Dica Treen -Pequenos objetos de madeira


Treen - feito inteiramente de madeira (geralmente pequenos objetos como tigelas ou utensílios)


ESCULTURA EM COLHER

Steve Schuler, Autor

Há alguns anos, minha esposa quebrou uma colher de pau barata na cozinha. Ela se virou para mim e perguntou: "Seria difícil para você fazer uma colher de pau?" Eu tinha algumas ferramentas manuais e começamos a fazer experiências com os restos de madeira que tínhamos à mão. Por fim, descobri que as colheres de madeira tradicionais são esculpidas em madeira verde, mas já estava a caminho de desenvolver um método que funcionava bem em madeiras duras secas. Desde então, fiz centenas de colheres e espátulas de vários tamanhos, de colheres para mexer de 60 cm a colheres de degustação de 5 cm. A fabricação de colheres também é rápida. Depois de dominar as técnicas, você pode ir da seleção do material à aplicação do acabamento em uma hora.


Seleção de estoque
Muitas madeiras duras são apropriadas para fazer colheres, mas quanto mais fino o grão e menos poros abertos, melhor. Você pode praticar em pinho branco, mas uma colher de madeira dura melhor para o uso pesado na cozinha. Para sua primeira colher, escolha uma madeira dura facilmente trabalhada, como choupo, nogueira preta, bordo macio ou cereja. Eu usei com sucesso muitas madeiras, incluindo noz-pecã, laranja Osage, sebo chinês e algaroba. Depois de pegar o jeito, experimente madeiras mais duras, como a faia ou o bordo duro. Eventualmente, você vai procurar estoque com curvas e torções que parecem convidar à fabricação de colheres.

Selecione um pedaço de madeira reto e transparente de 1/2 ″ a 3/4 ″ de espessura, 10 ″ a 12 ″ de comprimento e 2 ″ a 3 ″ de largura. As colheres da foto principal (acima) começaram todas com um pedaço de caldo de 3/4 "de espessura e 12" de comprimento. O tamanho da colher pode variar de acordo com suas preferências pessoais. Não importa se o caldo está em forma de xícara ou torcido, mas não deve haver nenhum cheque no final que se tornará a tigela. Aposto que você já tem uma peça apropriada em sua lixeira.

Projeto
Primeiro, faça um modelo de cartolina. Os bons cabos geralmente não têm mais do que 3/4 ”de largura e costumam ser mais finos. As tigelas das colheres de servir têm geralmente cerca de 2 ″ de largura e 3 a 4 ″ de comprimento, enquanto as colheres de agitação são menores, tendo tigelas de cerca de 11⁄2 ″ de largura e não mais do que 3 ″ de comprimento. Mas deixe suas preferências pessoais guiá-lo. Algumas pessoas gostam de alças com lados paralelos, enquanto outras gostam de alças que incham no final e diminuem em direção à tigela. As colheres de servir têm tigelas largas e profundas, mas geralmente têm cabos curtos. As colheres de mistura requerem tigelas rasas e alças robustas.


Uma maneira fácil de fazer um modelo é desenhar uma linha central em um pedaço de papel, desenhar metade do perfil de sua colher em um lado da linha, dobrar o papel na linha e cortar seu perfil. Desdobre o papel e você terá um modelo perfeitamente simétrico. Depois de fazer algumas dúzias de colheres e saber quais formatos eu gostava mais, fiz vários modelos de madeira para acelerar essa tarefa.

Desça uma face da madeira para tornar as linhas de layout fáceis de ver. Desenhe o desenho da colher no caldo, garantindo que o grão passe direto por toda a colher. Desenhar uma linha central na tigela da colher pode ajudar. Esboce o interior da tigela à mão livre, deixando uma borda de cerca de 1/16 ″.

Comece mergulhando na tigela
É melhor moldar primeiro o interior da tigela, depois a alça e, finalmente, o lado externo da tigela. Dessa forma, você sempre terá superfícies paralelas para prender com segurança no torno enquanto molda a colher. Proteja seu estoque no torno e segure a goiva com as duas mãos.

Uma goiva afiada cortará bem tanto com o grão quanto através dele. Faça seus cortes de desbaste na fibra e seus cortes de acabamento com a fibra. Para desbastar a tigela, coloque a goiva em uma extremidade da tigela perto da linha central. Conforme você empurra a borda na madeira, mova a alça lateralmente, fazendo um corte fatiado. Repita, usando movimentos sobrepostos, até chegar à outra extremidade da tigela. Vire o estoque no torno e trabalhe do outro lado. Gradualmente, volte às suas linhas de layout. Agora faça cortes leves com o grão, começando na frente da tigela. A tigela deve inclinar-se gradualmente da frente para trás. Obtenha a superfície o mais lisa possível com a goiva.

Empurre a goiva na madeira, trabalhando diretamente através da fibra.  Em seguida, mova a alça lateralmente para fazer um corte em fatias.  É melhor remover primeiro a madeira do centro da tigela.
Empurre a goiva na madeira, trabalhando diretamente através da fibra. Em seguida, mova a alça lateralmente para fazer um corte em fatias. É melhor remover primeiro a madeira do centro da tigela.
Use cortes sobrepostos para trabalhar gradualmente de volta às linhas de layout.  Em seguida, use cortes mais leves, com o bem como você pode com grãos, para aprofundar a tigela.  Alise a tigela como goiva.

Use cortes sobrepostos para trabalhar gradualmente de volta às linhas de layout. Em seguida, use cortes mais leves, com o grão, para aprofundar a tigela. Alise a tigela o melhor que puder com a goiva.


Dê forma ao cabo
O formato mais confortável do cabo é plano e largo ou meio redondo em seção transversal, com a parte plana na parte superior do cabo. Use seu método preferido para cortar curvas para desbastar a alça e o perfil externo da tigela. Eu uso uma faca, mas uma serra de fita também funciona. Se você optar por usar uma faca, lembre-se: ao criar uma superfície plana ou côncava, use-a com o chanfro para baixo. Ao modelar uma superfície convexa, use-a com o bisel para cima.

Com a maior parte dos resíduos removidos, use um spokeshave para moldar a alça. Dependendo da direção do grão, pode ser necessário empurrar ou puxar o spokeshave. Comece pelas laterais da alça, descendo até as linhas de layout. Nos ombros, use um movimento de escavação ao trabalhar superfícies côncavas com um spokeshave, rolando o spokeshave ligeiramente para trás a cada golpe. Em seguida, chanfre as bordas do lado inferior do cabo. Em seguida, alivie cada um dos seis cantos, arredondando a parte inferior da alça o mais uniformemente possível.

Nesse ponto, é possível tornar o cabo muito fino e delicado, mas os entalhadores iniciantes tendem a errar pelo lado gordo. Molde a alça para que fique confortável em sua mão - as linhas de layout são um guia visual, mas confie em suas mãos também. À medida que o cabo fica mais fino, você o sentirá flexionando sob suas ferramentas e poderá sentir que vai quebrá-lo. Não se preocupe. Se a colher sobreviver ao processo de sua própria fabricação, ela sobreviverá por muitos anos na cozinha.

Você não precisa arredondar a extremidade da alça, mas fica bem. Se for preciso, você pode fazer um furo no final para pendurar, mas a maioria das pessoas mantém as colheres em gavetas ou latas.

colher-escultura-3-4-5
Recorte o perfil da tigela e alça. Serras manuais e motosserras funcionam bem. Em seguida, use um spokeshave para ajustar as curvas às linhas do layout. O spokeshave se destaca na modelagem da alça. Para fazer uma seção transversal meia-redonda, chanfre as arestas e remova os cantos.
Molde a parte externa da tigela
Agora vire a colher no torno e trabalhe do lado de fora da tigela. Use uma faca ou serrote para moldar três grandes chanfros, dois de cada lado e um na extremidade. Use um spokeshave para arredondar as bordas das facetas. Comece cada corte em um lado da tigela e siga a borda do caldo até o centro. Depois de algumas pinceladas de um lado, passe para o lado oposto. Traços rápidos e leves funcionam melhor.


No fundo da tigela de sua colher, remova a maior parte do caldo cortando grandes facetas.  Você vai refinar a forma à medida que avança.
No fundo da tigela de sua colher, remova a maior parte do caldo cortando grandes facetas. Você vai refinar a forma à medida que avança.
Ao modelar a parte externa da tigela, faça uma pausa regularmente para medir a espessura da tigela, apertando-a entre os dedos. Entre 3/16 ″ e 1/8 ″ de espessura é o ideal. Em teoria, a parte externa da tigela deve ter o mesmo formato que a parte interna e deve ter a mesma espessura da ponta até os ombros. Na prática, a espessura pode variar um pouco da frente para trás. Apenas certifique-se de não deixar muita madeira na parte de baixo da tigela, especialmente perto da borda. A parte de baixo de uma colher deve inclinar-se suavemente para que raspe facilmente o fundo de uma panela ou o interior de uma tigela.

Finalmente, use o spokeshave para estreitar os ombros. Use o mesmo movimento de escavação que usou nas laterais. Procure remover a madeira dos ombros sem continuar a afinar o cabo. É fácil deixar muita madeira aqui, tornando o uso de uma colher pesada e volumosa. Uma grosa meia-volta é uma boa alternativa para o spokeshave.

colher-escultura-8
Facilite os cantos agudos com o spokeshave. Controle o seu corte segurando-o com uma mão e o polegar na peça de trabalho.
Não deixe muita madeira onde o cabo encontra a tigela.  Você não quer que sua colher fique pesada e volumosa quando estiver em uso.
Não deixe muita madeira onde o cabo encontra a tigela. Você não quer que sua colher fique pesada e volumosa quando estiver em uso.
À medida que trabalha, retire periodicamente a peça de trabalho do torno e observe-a de vários ângulos - de cima, de lado e ao longo do comprimento - para garantir que não deixou protuberâncias ou saliências em qualquer lugar. O fundo da tigela deve descer abaixo da linha da alça, e a alça deve ser reta ou ligeiramente curvada para baixo.


O fundo da tigela deve cair ligeiramente abaixo da parte inferior da alça.  O topo da colher pode ser uma linha reta ou ligeiramente curvada.
O fundo da tigela deve cair ligeiramente abaixo da parte inferior da alça. O topo da colher pode ser uma linha reta ou ligeiramente curvada.
Acabamento
Quando a colher tiver um formato satisfatório, use raspadores de cartão para remover marcas de ferramenta e rasgá-la. Eu uso um raspador de cartão curvo para o interior da tigela. Para todo o resto, uso um raspador de cartões fino e reto, dobrado entre meus dedos. Use traços longos e suaves para misturar as linhas umas com as outras e remover os restos de suas linhas de layout. A única superfície plana deve ser na parte superior da alça, onde o polegar ficará em uso. Depois de lixar até 220 , aplique um acabamento de óleo não tóxico.


Use raspadores de cartão para remover marcas de ferramentas e rasgá-los. Um raspador de cartão curvo facilita o trabalho de alisar a tigela.


Lixe sua colher até o grão 220 e, em seguida, aplique um acabamento de óleo não tóxico (por exemplo, bloco de açougueiro, azeitona, amendoim ou óleo vegetal).
Lixe sua colher até o grão 220 e, em seguida, aplique um acabamento de óleo não tóxico (por exemplo, bloco de açougueiro, azeitona, amendoim ou óleo vegetal).
As colheres de pau devem ser lavadas à mão com água e sabão comum. Não deixe ficar muito tempo de molho em água e nunca coloque na máquina de lavar louça, pois a madeira pode deteriorar-se rapidamente. Uma boa colher deve durar muitos anos na cozinha, mas acabará se desgastando. Se houver rachaduras na tigela, é hora de retirar a colher. Então é hora de fazer outro.

Os filhos do autor gostam de vê-lo usando o spokeshave (e ocasionalmente dando uma mão nele).  Ele verifica a peça de trabalho de diferentes ângulos para ter certeza de que as linhas fluem de maneira uniforme e consistente.
Os filhos do autor gostam de vê-lo usando o spokeshave (e ocasionalmente dando uma mão nele). Ele verifica a peça de trabalho de diferentes ângulos para ter certeza de que as linhas fluem de maneira uniforme e consistente.



Credito da publicação em inglês a Steve Schuler é professor de inglês em uma faculdade de artes liberais do Alabama e marceneiro amador que trabalha quase inteiramente com ferramentas manuais, tradução do Blog para o português.
original em inglês no WoodWorker's Journal

Um artigo interessante, você pode encontrar aqui, recomendo:   https://www.popularwoodworking.com/projects/spoon-carving/?


Nenhum comentário:

Postar um comentário