terça-feira, 30 de novembro de 2021

Quadro de dicas: cortar sem riscar a peça + artigo

 



Como usar um cinzel de madeira

Dicas para afiar e usar o cinzel, uma das ferramentas básicas do carpinteiro.

FH02DJA_WOODCH_01-2Family Handyman
Um cinzel de madeira afiado pode cortar entalhes, aparar superfícies ásperas, cortar cantos e raspar a cola. Vamos demonstrar essas técnicas e mostrar como afiar seu cinzel. O cinzel de madeira é um membro indispensável do seu conjunto de ferramentas. Mostraremos como obter o máximo dele.
TEMPO
 Uma hora ou menos
COMPLEXIDADE
 Intermediário
CUSTO
 Menos de $ 20

Noções básicas de cinzel de madeira

Você pode não precisar de um com frequência, mas quando chega a hora de abrir um recesso para uma dobradiça ou placa de impacto, nada se compara a um cinzel afiado. Mostraremos técnicas básicas de cinzelamento e dicas de afiação para que você esteja pronto para qualquer tarefa de cinzelamento com um conjunto de cinzel para carpintaria.

Comece com um novo nítido 3/4 pol. cinzel para uso geral. (Mantenha seu cinzel velho e sem graça à mão para tarefas como cortar pregos ou raspagem de calafetagem.) Compre um com cabo de plástico resistente a impactos. Você pode bater neles com um martelo sem danificá-los. Talhadeiras de boa qualidade não custam muito e, se você tiver um pouco de dinheiro extra, compre três - 1/2 pol. E 3/4 pol. e 1 pol. - para um bom conjunto inicial.

Mesmo os novos cinzéis precisam de ser afiados. Faça o polimento das marcas da máquina a partir dos primeiros 1 pol. Da parte de trás do cinzel e afie um chanfro na face. (Consulte “Noções básicas de nitidez” abaixo.) Coloque seus cinzéis em uma meia ou um rolo de tela especial entre os usos para proteger a borda cortante.

Técnica 1: cortes mortise

Foto 1: corte Mortise

Vire o bisel para baixo. Empurre ou toque na parte de trás do cinzel para remover fatias finas. Controle a profundidade levantando e abaixando a alça.

Comece recessos ou entalhes delineando a área com uma faca afiada ou fazendo uma série de cortes rasos com cinzel perpendiculares à superfície. Pule esta etapa e você corre o risco de lascar a madeira fora do encaixe. Em seguida, remova as fatias finas batendo no cinzel com um martelo, com o lado chanfrado para baixo como na Foto 1, para esculpir a madeira dentro do perímetro.

Ops!

O cinzelamento com o grão às vezes pode ter resultados desastrosos. Se o grão penetrar mais fundo na madeira, ele direcionará o cinzel muito fundo. Pare e faça um cinzel na direção oposta se sentir que isso está acontecendo.

Técnica 2: corte de desbaste

Foto 2: Raspe a madeira

Corte fatias finas de madeira para achatar a parte inferior de um recesso aberto. Mantenha a parte de trás do cinzel plana na madeira. Para fatiar mais facilmente, gire o cinzel enquanto corta para mover a lâmina em um arco.

Se a reentrância estiver aberta de um lado, como um encaixe de dobradiça, alise o fundo aparando fatias finas com a parte de trás, lado desnivelado do cinzel mantido plano na madeira (Foto 2).

Em geral, ao fazer a barba em um pedaço de madeira, coloque o chanfro para baixo (Foto 1). Quando estiver aplainando um corte e tenha acesso pela lateral, vire o bisel para cima e segure a parte de trás do cinzel firmemente na superfície (Fotos 2 e 5)

Técnica 3: corte de corte

Foto 3: Remover pedaços de madeira

Corte grandes quantidades de madeira cortando pequenas quantidades a cada corte. Bata no cinzel com um martelo e corte cerca de 1/2 pol. Em seguida, cinzele do final para remover a peça antes de continuar. Seu cinzel deve ser afiado para este corte.

Cuidado: Use óculos de segurança.

Coloque o cinzel ao lado de uma das pontas cortadas e bata fortemente com um martelo para remover a madeira dos entalhes. Este não é um bom trabalho; o corte ficará oculto por outra placa.

Técnica 4: cortar e cortar

Foto 4: esculpir um dado

Corte uma ranhura, ou entalhe, primeiro serrando ao longo de ambas as bordas até a profundidade desejada. Em seguida, quebre a madeira no meio com seu cinzel. Espaço em que o cinzel corta cerca de 1/2 pol. De distância.

Faça um cinzel para fora os dadoes e outras juntas mais precisas um pouco de cada vez com uma série de cortes superficiais em vez de cravar o cinzel muito fundo (Foto 4). Use um martelo ou malho para trabalhos ásperos ou pressione com a palma da mão para tarefas de corte mais leves ou cortes mais finos.

Técnica 5: raspagem

Foto 6: raspe uma junta de cola

Raspe as juntas de cola ou outras imperfeições de projetos de madeira segurando a lâmina em um ângulo reto em relação à madeira com a parte de trás do cinzel voltada para você. Para remover aparas finas, segure a lâmina com os dedos e pressione para baixo enquanto puxa o cinzel em sua direção.

A raspagem requer uma borda afiada e perfeitamente plana. A ponta do cinzel deve raspar de forma limpa, sem deixar marcas de riscos na madeira.

Fundamentos de afiação de conjunto de cinzel para carpintaria

Os cinzéis velhos com pontas cortadas ou arredondadas precisarão ser remodelados. Use uma lixadeira ou esmerilhadeira para remover entalhes e moldar o cinzel em um ângulo de 25 graus. Se estiver usando um moedor, mergulhe o cinzel na água a cada dois ou três segundos para evitar que a ponta superaqueça e fique azul. Se isso acontecer, o cinzel não aguentará a aresta por muito tempo.

Em seguida, faça o polimento da parte de trás do cinzel esfregando-o para frente e para trás sobre uma lixa úmida / seca cada vez mais fina, pressionando a parte de trás perfeitamente plana contra o papel. Para todos os tipos de nitidez, uma boa progressão de papel é 120, 220, 400 e 600 grit.

Finalmente, defina a guia de brunimento para segurar o cinzel em um ângulo de 30 graus para criar um "chanfro secundário" e passe pelos grãos, começando em 220. Cole levemente a lixa úmida / seca com adesivo em spray em um pedaço de 1/4 -no. vidro com bordas suavizadas. Role o cinzel para frente e para trás sobre a lixa até que se forme uma rebarba na parte de trás da lâmina. Vire o cinzel e alise-o na lixa para remover a rebarba. Em seguida, mude para um papel de grão mais fino e repita o processo.

Original em inglês:  https://www.familyhandyman.com/project/how-to-use-a-wood-chisel/





Immanuel Kant foi um filósofo prussiano. Amplamente considerado como o principal filósofo da era moderna, Kant operou, na epistemologia, uma síntese entre o racionalismo continental, e a tradição empírica inglesa. Wikipédia

Nascimento: 22 de abril de 1724, Königsberg

Falecimento: 12 de fevereiro de 1804, Königsberg

Altura: 1,57 m

Formação: Universidade de Conisberga (1770), 

Pais: Regina Dorothea Reuter, Johann Georg Kant

Irmãos: Johann Heinrich Kant

Saiba mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant




Nenhum comentário:

Postar um comentário