domingo, 28 de novembro de 2021

Wood/central: Ferramentas Japonesas

 



Ferramentas japonesas - Dois comentários sobre um assunto recorrente para o qual parece difícil obter informações:

por Todd Hughes e Sean Cullen

Corpos de avião por Todd Hughes

Eu repassei muitas ferramentas, a maioria delas para um amigo que me trazia aviões já despojados - acredito que ele acabou de usar um removedor de tinta nelas. Os que eu tirei não tinham muito material para remover, e usei apenas uma roda de arame e pequenos raspadores. É muito importante fazer um bom trabalho de remoção de todo o acabamento antigo. Assei todos no Forno a Gás da cozinha e nunca tive problemas e nem cheiros fortes. Mais importante, minha esposa nunca reclamou.

Um bom acabamento requer o uso de uma boa escova de cabelo com a quente japonesa [temperatura ambiente pelo menos] e aplicada em camadas finas o suficiente para que flua um pouco. Não escorrendo, mas não gosta de alcatrão. Normalmente coloco duas camadas finas, deixo-as secar e depois coloco o artigo no forno "Asse" em dois ciclos em torno de 200 e 300 graus.

Japonizar é tão fácil quanto pintar um avião e, claro, é o acabamento original, então por que usar tinta? Eu quero uma ferramenta que pareça "certa". Além disso, acho que onde a maioria das pessoas bagunça é para o Japão um avião velho e surrado, dando-lhe um acabamento 100% novo e brilhante, mas deixe por isso mesmo. O resultado parece falso. Tenho visto muitos aviões sendo vendidos nessas condições em feiras de ferramentas de revendedores. É incrível como o avião conseguiu reter todo o seu brilho japonês "original" e ainda assim ter madeira áspera, uma lâmina meio gasta e muito desgaste na sola. Hmmm? Eu tomo o Japanning um pouco para que não pareça tão novo e, dependendo da condição do avião, talvez até tire cerca de 10% dele. Esfregar o Japanning com um composto de polimento fino funciona bem para isso. Posso dizer-lhe francamente que, se feito corretamente, não será evidente que um avião foi reintroduzido no Japão. Tenho um pequeno avião Victor em minha coleção que mostrei a muitos colecionadores, e ninguém jamais duvidou que o acabamento não fosse original.

Receita Japonesa de Sean Cullen:

Eu sou curioso e frugal e tinha algumas ferramentas enferrujadas andando por aí. Isso levou a esse esforço fedorento. Sim, usei muitas palavras abaixo para algo bastante simples. Você quer a versão curta? Adicione terebintina, óleo de linhaça fervido e asfalto. Pinte-o. Asse. Feito.

  

Ingredientes / materiais:

  1. Óleo de linhaça fervido. Veja sua loja de ferragens. Leia o rótulo ... esse material não é benigno.
  2. Terebintina. Novamente, consulte sua loja de ferragens local. Novamente, leia a lata.
  3. Asphaltum. Este é o ingrediente misterioso que não é muito difícil de encontrar quando você sabe o que procurar. Existem muitos tipos de asfalto, tanto naturais quanto os subprodutos do refino do petróleo. No entanto, você NÃO quer selante de entrada de automóveis, alcatrão para telhados, etc. O asfalto que você deseja também é conhecido como Gilsonita (um nome comercial), asfaltita e uintaita. É um hidrocarboneto resinoso natural extraído do oeste dos Estados Unidos. É quebradiço, tem uma cor marrom escura quando triturado em um pó e derrete cerca de 300-400F, dependendo do grau. Por ser usado em gravura e litografia, você pode encontrá-lo em grandes lojas de materiais de arte. Eles geralmente o conhecem como "asfalto em pó". Aparentemente, algumas empresas de suprimentos pirotécnicos também o vendem. Alguns entusiastas de armas que fazem suas próprias balas / cartuchos também as usam. Encontrei o meu online em http: // www. rembrandtgraphicarts.com, na seção de suprimentos de entalhe. Eles vendem na forma de "caroço" e "pó" por $ 2,25 e $ 2,40 por libra, respectivamente. No entanto, a forma "granulada" é apenas um pó granulado, granulado. Da próxima vez, compraria apenas 1 libra do "pó", em vez dos 2 libras que vieram em uma lata de metal hermeticamente fechada. A menos que eu comece a japanning diariamente, mesmo apenas 1 libra vai durar para toda a vida. Novamente, pesquise os perigos desse material ... você não quer criar muita poeira para respirar ou acender acidentalmente. em vez dos 2 libras que vieram em uma lata de metal hermeticamente fechada. A menos que eu comece a japanning diariamente, mesmo apenas 1 libra vai durar para toda a vida. Novamente, pesquise os perigos desse material ... você não quer criar muita poeira para respirar ou acender acidentalmente. em vez dos 2 libras que vieram em uma lata de metal hermeticamente fechada. A menos que eu comece a japanning diariamente, mesmo apenas 1 libra vai durar para toda a vida. Novamente, pesquise os perigos desse material ... você não quer criar muita poeira para respirar ou acender acidentalmente.



  4. Colher de medição ou similar, recipiente de vidro com tampa apertada (pequenos potes de geléia são bons), e suprimentos notercial da Ed Japanning tente: vareta de agitação.
Nota do editor: Para suprimentos comerciais de japanning, tente:
www.libertyonthehudson.com/pontypool.htm

Receita Japonesa de Cold Mix:

  1. Adicione 2 partes de óleo de linhaça, 5 partes de terebintina e 3 partes de pó de asfalto em sua jarra de vidro. Usei uma colher de sopa velha para medir e ela fez cerca de 1,5 "de mistura em uma pequena jarra de gelatina. Um pouco dessa mistura vai longe. Você também pode experimentar com essas proporções para melhorar ou alterar a mistura.
  2. Mexa um pouco a mistura e cubra.

  3.    

  4. ele se dissolve por 2-3 dias. Mexa ou agite ocasionalmente. Você notará que o líquido fica progressivamente mais escuro e mais viscoso. Logo, depois que o pote for inclinado, você não conseguirá ver através da mistura escorrendo pelo interior do pote e levará vários minutos para que o vidro comece a limpar.
  5. Você ainda pode ter um pouco de asfalto no fundo do frasco que não se dissolve. Não se preocupe. Ele vai ficar lá e não no seu pincel quando você começar a pintar.
  6. Teste a espessura da mistura. Mergulhe um prego ou outro pedaço de metal no frasco. Retire-o e encoste-o em algo para que fique bem vertical. Deixe a unha secar durante a noite.
  7. Verifique seu teste. Secou e ficou ligeiramente pegajoso? A mistura permaneceu estável ou a maior parte da mistura gotejou das superfícies verticais da unha? Se a mistura pingar muito, ela ainda pode estar muito fina e não há asfalto suficiente dissolvido.

Aplicação de mistura fria:

  1. NÃO mexa antes de usar. Isso só colocará quaisquer grumos não dissolvidos em seu pincel. Nesse ponto, a terebintina provavelmente atingiu sua capacidade de se dissolver, e mexer não vai ajudar.
  2. Use um pincel de boa qualidade com cerdas macias, não um daqueles de aplicação de cola barata e descartável.
  3. Certifique-se de que o seu objeto de ferro está limpo, seco e sem ferrugem (eletrólise é um bom método). Limpe o objeto com terebintina para remover qualquer oleosidade, etc. Se houver algum resíduo de revestimento em seu objeto, certifique-se de que não esteja solto. Se for grosso, considere lixar as bordas ou removê-lo totalmente.
  4. Apoie o objeto em um quadro para que você possa pintar o máximo possível e para que você possa movê-lo conforme necessário durante a secagem.
  5. Mergulhe o pincel e pinte. Descobri que uma camada fina é melhor. Não espere que este revestimento preencha manchas ou esconda imperfeições superficiais. Pincele mais fino do que você faria para uma pintura normal. Um pouco de tinta no pincel deve ajudar muito.
  6. Deixe secar algumas horas. Certifique-se de que esteja em um espaço bem ventilado ou ao ar livre.
  7. Se houver um segundo lado a ser pintado, faça-o agora e deixe secar por mais algumas horas.
  8. Aplique uma segunda demão de tinta. Mais uma vez, não use muito. Não se preocupe em comer muito pouco, pois mesmo uma pelagem que parece muito fina e marrom quando molhada fica preta opaca após o cozimento. Desta vez, sua tinta não se espalhará tão longe. Não escove demais, ou você começará a dissolver a primeira camada. Limpe seu pincel com terebintina.
  9. Depois de secar durante a noite, a superfície deve estar relativamente seca e apenas ligeiramente pegajosa. Agora você precisará de um miniforno e um espaço bem ventilado (ou ao ar livre).
  10. Levante o objeto de ferro para que as superfícies pintadas não entrem em contato com a bandeja do forno. Coloque-o em um lado não pintado ou apoie-o em suas superfícies usinadas, orifícios de parafuso, etc.

  11. Asse por 1 hora a 450F (CUIDADO: meu miniforno pode estar bagunçado. É por isso que você deve fazer alguns testes para ver se a temperatura e o tempo produzirão um acabamento duro. A maioria das receitas recomendam assar a no máximo 400F. Nathan Lindsey tinha um site sobre repelir um avião, no qual ele descreveu o uso de um método incremental que exige uma temperatura mais alta a cada ciclo de cozimento). Se você colocar a tinta muito espessa, ela começará a pingar ou escorregar. Tive algumas pequenas quedas nos cantos e essas áreas mais grossas exigirão que a peça seja cozida por mais tempo para curar. Faça o que puder para consertar qualquer queda, deixe-a ou comece de novo. Seguir um ciclo de cozimento com temperaturas crescentes também pode ajudar a evitar quedas, mas não experimentei isso. Uma mistura de proporções diferentes também pode ajudar. Suas peças de teste o ajudarão a aprender a quantidade de tinta que deve ser aplicada. As poucas peças que assei ficaram todas com um acabamento uniforme, mas não grosso. Pontos de metal áspero, amassados, etc. ainda telegrafam através do revestimento. Os únicos pontos que parecem um pouco finos em uma estrutura plana que eu fiz são algumas arestas afiadas em alguns orifícios de parafuso. Eu simplesmente não experimentei isso o suficiente para saber como criar um acabamento mais espesso, então, se é isso que você quer, compre uma mistura de japan pré-fabricada.
  12. Deixe o metal esfriar e pronto. Sua unha NÃO deve arranhar a superfície da peça.

Notas de fundo: esta receita é baseada em pesquisas na Internet. Eu encontrei cerca de 4-5 descrições diferentes de japanning e quebrei cada uma nas proporções dos ingredientes usados. Alguns dos arcaicos exigiam litharge e outras substâncias altamente tóxicas. Baseei o meu principalmente em um site que contém informações detalhadas sobre as tintas Ford Model T Japan.

A maioria das receitas pedia primeiro derreter o asfalto, com o óleo, ou derretê-lo e depois adicioná-lo ao óleo e diluentes. Não gostei muito disso, já que todos esses materiais são inflamáveis. No entanto, tentei derreter um pequeno lote de asfalto em uma lata, usando uma tocha de propano no meu quintal. Ele derreteu em uma gosma preta e brilhante, mas eu não consegui manter um calor uniforme e consistente sobre ele. Tentei colocar o óleo, mas o asfalto já havia começado a solidificar. Eu tentei reaquecer a mistura, mas só acabei colocando fogo no material. Depois de adicionar também terebintina, acabei ficando com uma tinta de asfalto, mas demorou muito para secar.

Em seguida, tentei derreter o asfalto em uma lata pequena na torradeira. Só consegui transformá-lo em uma gosma pegajosa, nunca mais líquida. Não sei se precisava de mais calor ou se é o melhor que posso fazer. Eu adicionei o óleo primeiro, mas a gosma foi se solidificando rapidamente enquanto esfriava. Então joguei fora o óleo, acrescentei um pouco de aguarrás e tentei aquecer novamente. O pedaço de asfalto demorou a derreter e dissolver. Acabei adicionando a medida completa de terebintina, o tempo todo aquecendo continuamente, mas nunca consegui fazer com que todo o material se dissolvesse. Desisti, deixei esfriar um pouco e acrescentei o óleo. O resultado final foi uma tinta muito espessa. Acho que o calor dissipou muito o solvente. O processo também era muito confuso e perigoso. Desnecessário dizer que ambos os métodos também emitiram muitos gases nocivos, então trabalhar ao ar livre é uma obrigação.

Talvez as receitas antigas exigissem aquecimento porque trabalhavam com pedaços de asfalto, em vez de pó, e também com óleo de linhaça bruto? Embora o aquecimento seja mais rápido do que esperar alguns dias e fornecesse uma mistura cremosa final sem grumos no fundo, era difícil controlar a qualidade e os resultados. Além disso, é muito perigoso. Se você tem uma placa de aquecimento e um espaço ao ar livre para experimentar, pode valer a pena experimentar mais, mas tenha cuidado. Evite usar chamas abertas como calor. Em qualquer caso, o pó de asfalto se dissolve na terebintina de forma relativamente rápida, e você não precisa se preocupar em perder secadores, causando incêndios e vapores. Eu não queria arriscar mais meu pescoço, então continuei com o "método da mistura fria" descrito acima. Esta receita é tão boa quanto a original usada nas ferramentas e terá longevidade? Eu não faço ideia.

Original em inglês:  http://www.woodcentral.com/cgi-bin/readarticle.pl?dir=handtools&file=articles_117.shtml




Arapaho

Povo indígena

Os "Gente-do-Vaca" conhecidos também como Arapaho, são um povo indígena dos estados do Colorado e Wyoming. Wikipédia

Saiba mais em:   https://pt.wikipedia.org/wiki/Arapaho

Nenhum comentário:

Postar um comentário