terça-feira, 2 de novembro de 2021

PWW técnica: Using Milk Paint in Woodworking

 


Usando tinta de leite em marcenaria

Aplique camadas de tinta láctea para adicionar profundidade e contraste ao seu trabalho.

Um visitante perguntou: “Pintar sobre madeira? Você não está obscurecendo a beleza natural da madeira? ”

Existem duas suposições por trás dessas perguntas: A madeira é naturalmente bela. A tinta é espessa, parece plástico e esconde tudo o que cobre. Eu diria que ambas as suposições estão parcialmente corretas.

A pintura pode unificar madeiras díspares ou adicionar cor e variedade. Pode até destacar belas madeiras. Neste artigo, a tinta preta sobre vermelha fornece uma moldura, mostrando o tampo de nogueira sem pintura e envernizado desta mesa.

A espessura da tinta láctea requer várias camadas. Ele seca para uma superfície áspera e farináceo e precisa ser polido para adicionar profundidade e suavidade. Além disso, o acabamento fosco da tinta láctea às vezes precisa ser coberto com outro acabamento (se você quiser dar brilho). Então, por que usar?

Se a maioria das tintas for um casaco de lã, a tinta de leite é um vestido de seda. Excepcionalmente fina, a tinta de leite permite que todos os poros e anéis de crescimento da madeira apareçam. Sua finura também permite o uso de washcoats, que são uma fina camada de cor (preto, no caso) pintada sobre uma cor de base diferente (vermelho). A cor de base aparece, adicionando profundidade.

A tinta láctea verdadeira vem em pó e é feita com caseína de leite, pigmentos e cal ou bórax. Alguns fabricantes de tintas petroquímicas vendem uma “tinta láctea” pré-misturada que, na verdade, é tinta acrílica fosca; não tem a espessura de uma verdadeira tinta de leite.

Neste artigo, mostrarei como aplicar meu acabamento mais popular em uma mesa - duas ou três camadas de vermelho, para adicionar calor e profundidade, sob um washcoat preto. Uma camada final com listras pretas dá a aparência sutil de granulação - mas também permite que o grão da madeira apareça. Eu então lustro a tinta para aumentar o brilho e aplico goma-laca e cera para adicionar brilho.

Então, acompanhe as fotos e experimente você mesmo. Acho que você verá que a tinta láctea tradicional tem um lugar bem merecido na loja moderna. 

1) Misture tudo. Misture tinta um a um com água quente. A proporção de água para tinta pode variar de acordo com a marca e a cor, mas este é um bom ponto de partida. Mexa bem com um palito e deixe descansar por cerca de uma hora para permitir que as partículas de tinta não dissolvidas amoleçam.

2) Limpe a espuma. Provavelmente haverá uma camada de espuma em cima da tinta. É difícil pintar com isso, então retire a espuma com a colher até chegar à tinta de aparência aquosa (você verá a diferença).

3) Coe. Para remover qualquer partícula sólida, passe por uma peneira de tinta automotiva em outro recipiente. Uma bolsa com filtro de tinta da loja de ferragens também funciona bem. Dilua conforme necessário, visando obter a consistência de um creme fino (medindo cerca de nove a 11 segundos com um copo de viscosidade Ford nº 4 ). Adicione água lentamente; pequenas quantidades de água podem alterar profundamente a viscosidade.

4) É necessária alguma adesão. Ao pintar madeiras densas ou madeiras com piche (pinho, bordo, etc.) misture o aditivo de aderência na primeira demão para evitar que a tinta descasque. O aditivo é vendido por fabricantes de tintas lácteas; misture de acordo com as instruções. Muda a aparência da tinta, então use apenas na primeira demão.

5) Golpes diferentes. Eu uso um pincel de faixa Purdy 1 1/2 ″ com cerdas sintéticas da loja de ferragens para aplicar a tinta. Segure-o frouxamente como um lápis, com os dedos na virola de metal. A quantidade de tinta no pincel é muito importante. Isso é controlado pelo quanto o pincel é mergulhado na tinta e por quanta tinta você remove do pincel. Quanto menor a superfície que está sendo pintada, menos tinta deve haver no pincel. Geralmente, eu mergulho as cerdas de 1⁄4 ″ a 1⁄2 ″ na tinta e, em seguida, limpo um ou ambos os lados contra a borda do frasco.

6) Espalhe. Você deixará uma poça onde quer que coloque o pincel pela primeira vez, então comece em uma área relativamente plana, siga em frente, pegue a escova para secar e depois volte e limpe a poça.

7) Toque leve. Tente tocar a madeira suavemente com apenas os últimos 1⁄4 ″ das cerdas. Isso reduz respingos e deixa uma superfície mais lisa.

8) Com o grão. A princípio, você pode pintar na direção que for mais fácil, independentemente da direção do grão (acima), desde que os traços finais sejam paralelos ao grão e tão longos quanto possível (abaixo). Tente pousar o pincel suavemente enquanto ele já está se movendo para a frente, como um avião em vez de um helicóptero. Isso ajuda a manter as marcas de pincel no mínimo.

9) Escovagem em ângulo baixo. Mantenha a tinta de uma superfície adjacente segurando o pincel em um ângulo baixo em relação à superfície que você está pintando. Estou deixando a parte inferior e superior da minha mesa sem pintura.

11) Camadas adicionais. Nas demãos subsequentes, use tinta sem aditivo de aderência e pinte exatamente como antes. Às vezes, duas camadas são suficientes, mas geralmente preciso de três e às vezes quatro. Continue a lixar os grãos levantados entre as demãos, conforme necessário.

12) Lavagem a preto. Um washcoat é uma camada de tinta aplicada fina o suficiente para ver através. A tinta deve ser tão fina que o sub-pelo vermelho mal possa ser visto através do preto enquanto você o está pintando. O washcoat deve ser bem uniforme ou ficará manchado.

13) Pintura viva. O washcoat precisa ser aplicado rapidamente, mas com cuidado. Deve ser uma camada distinta no topo do subpêlo. Trabalhar demais com a tinta amolecerá as demãos de base, misturando-as com o washcoat (como pode ser visto para onde estou apontando). Uma camada de goma laca barreira entre as duas cores evitará esse problema e pode ser útil em seus primeiros trabalhos de pintura. Mas não volte atrás e conserte os pontos perdidos - você fará uma bagunça manchada. Os pontos perdidos podem ser cobertos na pelagem listrada ou mesmo deixados de lado.

14) Uma bela sequência. Eu sigo o washcoat com uma camada de listras, onde dois terços de cada superfície são pintados. É quase como granulação. Apenas toque as cerdas na madeira, então algumas das cerdas se tocam e outras não. Isso parece complicado, mas não é mais difícil do que o washcoat. Qualquer coisa que resulte em linhas longas combinando com o grão fica bem. Marcas de gagueira no grão não parecem tão boas.

15) Suavize. Em seu estado natural, a tinta láctea tem a aparência de giz e a textura de uma lixa. Ele precisa ser polido (mas espere um dia ou mais para que a tinta seque completamente). Use uma esponja Scotch-Brite marrom para esfregar. Você pode esfregar a tinta em cantos pontiagudos, mas este é um efeito colateral (embora seja um tanto agradável), não o objetivo.

16) Lã de aço. Algumas marcas de tinta (como Old Fashioned Milk Paint ) irão polir até um brilho bastante alto. Teste sua pintura para ver se # 000 lã de aço tem algum efeito. Com lã de aço, a pressão é o que causa o brilho, então empurre a lã o mais forte que puder. Isso adicionará brilho e profundidade visual ao acabamento. Marcas de desgaste, no entanto, não são meu objetivo; Acho que os objetos se desgastam rápido o suficiente, sem acelerar o processo.

17) Toques finais. Eu uso uma fina mistura de goma-laca como acabamento para a parte superior sem pintura, bem como para o acabamento sobre a tinta. Uma goma-laca meio-escura é boa sobre tintas escuras, mas uma goma-laca de cor clara é melhor para tintas mais claras. Limpar o verniz também funciona bem.

18) Completar. A goma-laca e alguns vernizes de limpeza secam extremamente brilhantes e precisam ser cortados com lã de aço # 000. Mergulhe a lã em cera para lubrificação. Esfregue e limpe o excesso. Em seguida, deixe a cera secar por alguns minutos antes de polir com um pano. A cera em pasta aplicada sobre a goma-laca tende a deixar pontos brancos nos poros da madeira, então eu uso a cera líquida da BioShield misturada com óleo de coco. Tem um cheiro ligeiramente tropical!

Todas as cores. A tinta de leite está disponível em uma variedade de tons - além disso, você pode combiná-los para cores personalizadas. Trabalhar com eles é muito divertido - experimente!

   


original em inglês + diversas fotos.

https://www.popularwoodworking.com/finishing/udder-fun/




 Miguel de Cervantes Saavedra foi um romancista, dramaturgo e poeta castelhano. A sua obra-prima, Dom Quixote, muitas vezes considerada o primeiro romance moderno, é um clássico da literatura ocidental e é regularmente considerada um dos melhores romances já escritos. Wikipédia

Nascimento: 29 de setembro de 1547, Alcalá de Henares, Espanha

Falecimento: 22 de abril de 1616, Madrid, Espanha

Cônjuge: Catalina de Salazar y Palacios (de 1584 a 1616)

Pais: Rodrigo de Cervantes, Leonor de Cortinas

Filhas: Isabel de Saavedra

Saiba mais em:   https://www.ebiografia.com/miguel_cervantes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário