domingo, 21 de novembro de 2021

Wood Central: Hand Plane Tune up

 


Afinação da PLAINA manual

por Danford C. Jennings

Faça um gabarito simples de sucata; uma peça com cerca de 2/3 do comprimento do ferro com uma cerca lateral em 90 ° perfeito. Em seguida, use uma lima ou moedor para ajustar a aresta de corte do ferro.

O ferro # 7 (junta) deve ser perfeitamente reto e os cantos em 90 ° perfeitos.

Com o pino preso no bloco de madeira durante o corte, o rasgo deve ser reduzido

O # 5 (macaco) é geralmente usado para espessamento final, e eu coloquei cerca de 1/16 "coroa na minha.

Os engastes em todos os meus planos de bancada estão em 25 °, afiados em 30 °.

É mais do que provável que você precise lapidar a parte de trás dos ferros de maneira perfeitamente plana. Se houver corrosão séria nas costas dos ferros, eles precisarão ser substituídos.

Além disso, você provavelmente precisará ajustar o ferro de cobertura (quebra-cavacos). A borda frontal deve ficar perfeitamente plana contra o ferro, sem aberturas de qualquer espécie. Faça isso afiando a pedra com a extremidade posterior ligeiramente abaixo da superfície da pedra.

FWIW, fui convencido pelo método denominado "Scary Sharp", em que lixa em vidro de 1/4 "é usada. (Nota do editor: consulte o artigo Scary Sharp.)

Embora você não tenha perguntado, pode ser uma boa ideia limpar e cuidar do corpo, removendo todas as evidências de ferrugem. Eu uso Navel Jelly (suspiro). Isso nunca me deu problemas e funciona muito bem. Feito isso, coloque o ferro na plaina, certificando-se de que esteja totalmente retraído e, em seguida, passe a parte plana da sola.

obs:  Avião = ´plaina.

Original em inglês:  http://www.woodcentral.com/cgi-bin/readarticle.pl?dir=handtools&file=articles_122.shtml

Um artigo bem legal esta aqui:  


https://www.instructables.com/Tuning-a-Hand-Plane/








a mais de um Rodrigo Perri, não deu para identificar o autor da frase.


Nenhum comentário:

Postar um comentário