sábado, 5 de fevereiro de 2022

Projeto: Quarto de solteiro

 





CAMA E CAIXAS DE ARMAZENAMENTO
Uma cama de plataforma que é mais do que apenas um lugar para dormir.
TEXTO E FOTOS DE NEAL BARRETT



As camas são para dormir, certo? Bem, não se você for uma criança. Se você é criança, a cama é o lugar para ler, sonhar, tramar e planejar – ou apenas passar uma tarde chuvosa. É a central de fofocas depois que as aulas terminam e a unidade de terapia intensiva durante uma crise de gripe. É o lugar para onde voltar quando o dia termina - e às vezes é apenas o melhor lugar para ficar sozinho.

Agora que você sabe que é especial, o trabalho é construir uma cama que esteja à altura. Nosso design cuida de todos os fundamentos, com um pouco mais apenas para diversão. É feito de compensado e álamo e nós o projetamos para combinar sem uma marcenaria cheia de grampos. Por baixo, há um amplo armazenamento, com espaço suficiente para uma pilha de jogos, livros e o gato da família. Quanto à boa aparência, incorporamos um tema visual forte, mas simples, que combina com o resto da nossa suíte.

 

Construindo a cabeceira

Primeiro, corte 1 1/2 x 3 1/2 pol. álamo ao comprimento para os stiles da cabeceira, montantes e trilho superior. Para fazer cortes precisos com uma serra circular, use um Speed ​​Square para guiar o corte (Foto 1) . Posicione o quadrado na distância apropriada da linha de corte com base na placa de base da sua serra. Em seguida, prenda o quadrado no lugar.



1 - Cruze as peças da cabeceira de álamo de 1 1/2 pol. - de espessura no comprimento. Um esquadro preso ao trabalho ajuda a guiar o corte.

Prepare o estoque para o trilho inferior largo cortando as larguras disponíveis alguns centímetros a mais do que a dimensão final. Aplique cola nas bordas de encaixe de cada peça e use grampos para apertar bem as juntas. Adicione grampos em toda a espessura do conjunto em cada costura – especialmente nas extremidades – para ajudar a manter as placas alinhadas (Foto 2) .

Após cerca de 20 minutos, raspe o excesso de cola e deixe a cola endurecer por pelo menos 1 hora antes de remover os grampos. Corte o painel colado no comprimento final usando uma guia de régua presa ao longo do trabalho para guiar sua serra circular.



2--Aplique cola nas peças largas do trilho da cabeceira e prenda. Use grampos nas extremidades para ajudar a manter as faces alinhadas.

Marque os locais das ranhuras da placa de junção para as juntas da cabeceira. Observe que essas juntas são formadas por uma fileira dupla de placas. Usando uma mesa plana como superfície de registro, segure o marceneiro e a peça de trabalho contra a mesa e corte as ranhuras mais próximas de uma face (Foto 3) . Em seguida, vire cada pedaço para cortar os slots restantes.


3--Para cortar as ranhuras da placa dupla, use uma superfície plana para registrar as ranhuras de um lado. Em seguida, vire o trabalho para os slots restantes.

Para cortar as ranhuras do painel da cabeceira, primeiro monte a cabeceira a seco com as placas de junção e use grampos para prender bem as juntas. Instale um 1/4 pol. fresa pilotada em sua tupia (cortadora Bosch nº 85520, mandril nº 82811) com o rolamento piloto montado na parte superior do mandril de broca. Faça uma ranhura de 1/4 pol. de largura x 1/2 pol. de profundidade ao redor de cada abertura do painel e 1/2 pol. da face do estoque (Foto 4) .



4--Monte a seco a cabeceira com placas e instale as braçadeiras. Direcione as ranhuras do painel com uma broca guiada.

Vire a cabeceira e passe novamente a tupia ao redor de cada abertura para terminar as ranhuras. Antes de direcionar o estoque real da cabeceira, faça uma ranhura de teste em um bloco de 1 1/2 pol. de espessura para certificar-se de que seu roteador está configurado corretamente.

Desmonte as peças da cabeceira e use um cinzel afiado para esquadrejar as extremidades das ranhuras arredondadas deixadas pela tupia (Foto 5) . Corte os painéis de madeira compensada de 1,2 cm de espessura, lixe-os levemente e limpe-os completamente.



5--Após as ranhuras terem sido roteadas, desmonte a cabeceira e use um cinzel afiado para esquadrejar as pontas arredondadas.

Espalhe cola nas ranhuras de junção da cabeceira e em todas as placas de junção. Insira as placas e una os montantes ao trilho largo. Deslize os painéis no lugar (Foto 6) e instale o trilho superior. Posicione os stiles e prenda o conjunto. Compare as medidas diagonais opostas para verificar se é quadrada. Se as medidas forem diferentes, ajuste os grampos até ficarem iguais.



6--Deslize os painéis no lugar e junte o trilho superior aos montantes. Finalize a montagem unindo os stiles às extremidades do trilho.

Corte um pedaço de álamo de 3/4 de polegada de espessura para o tamanho da tampa da cabeceira. Fixe a touca no topo da cabeceira usando cola e pregos (Foto 7) . Coloque as cabeças dos pregos abaixo da superfície e preencha os buracos com massa de madeira. Lixe toda a cabeceira da cama com uma lixa de grão 120, 150 e 180, limpando bem o conjunto entre os grãos. Cuidadosamente alivie todas as arestas afiadas ao lixar.



7--Use cola e pregos de acabamento para prender a tampa de álamo de 3/4 de espessura à cabeceira da cama. Coloque os pregos e preencha os orifícios dos pregos.

Caixas de armazenamento

O suporte principal para a cama é fornecido por duas unidades de caixa de armazenamento back-to-back. Use sua serra circular guiada por uma régua para cortar as peças de compensado para essas caixas – uma lâmina de dentes finos minimizará o rasgo (Foto 8) .



8--Para cortar as peças da caixa de armazenamento de compensado, guie sua serra circular com uma régua presa à peça de trabalho.
 

Marque os locais das ranhuras da placa de junção nas peças da caixa e use o seu marceneiro para cortar as ranhuras. Fixe guias e guias nos painéis e mesa de trabalho para ajudar a registrar o marceneiro de chapas ao fazer esses cortes (Foto 9) . Ao cortar as ranhuras na extremidade de um painel, você pode usar sua mesa de trabalho como superfície de registro (Foto 10) .



9--Prenda uma guia nos painéis superior e inferior das caixas de armazenamento para ajudar a localizar a placa de junção ao cortar as ranhuras


 
10--Use sua mesa de trabalho como superfície de registro ao cortar os slots nos painéis de partição da caixa de armazenamento.

Para minimizar a necessidade de grampos, algumas das juntas das placas na cama são usadas apenas para alinhar a junta, e os parafusos são usados ​​no lugar da cola. Use placas secas para montar as divisórias, painéis traseiros e painéis superior e inferior (Foto 11) . Em seguida, instale os parafusos para prender as peças (Foto 12) .

11--Instale as placas e posicione as divisórias seguidas pelas costas. Finalmente, coloque o painel superior na posição.


12--Com todas as peças alinhadas, faça os furos na parte superior e fixe o painel. Vire o conjunto e aperte a parte inferior.

Espalhe cola nas ranhuras das placas e nas placas de união das peças finais. Posicione as pontas e use pregos de acabamento 6d para prender bem as juntas (Foto 13) .

Rasgue tiras de 3/4 pol. álamo para uma largura de 7/8 pol. para o revestimento. Corte as peças no comprimento usando uma caixa de esquadria e serra.

13--Use pregos de acabamento 6d no lugar de grampos para segurar as extremidades firmemente no lugar enquanto a cola nas placas de união se ajusta.

Aplique o revestimento nas bordas externas das caixas (Foto 14) conforme o desenho abaixo. Preste muita atenção à saliência de cada tira de revestimento. Definir e preencher as cabeças dos pregos.

14--Use cola e pregos para fixar as tiras de revestimento nas caixas de armazenamento. Use um grampo para segurar as tiras enquanto você prega os pregos.

Pontapé e plataforma

Corte as peças no tamanho certo para a base do chute do dedo do pé. Aplique cola nas juntas e, em seguida, use grampos para segurar as peças enquanto as prega (Foto 15) . Use cola e pregos de acabamento para prender as presilhas.

15--Monte a base do dedo do pé com cola e dê acabamento nas unhas. Use grampos para evitar que as peças se desloquem enquanto você prega.

Corte a plataforma do colchão e as bordas do álamo e termine no tamanho. Em seguida, corte as ranhuras da placa de união para fixação das bordas de 3 1/2 pol. de altura e extremidade no compensado, aplique cola nas juntas e monte as peças (Foto 16) . Use pregos de acabamento 6d para manter as juntas firmes.

16--Junte a plataforma e as bordas com placas e cola. Coloque pregos para segurar as juntas enquanto a cola endurece.

conjunto

Comece a montar a cama juntando as duas unidades de caixa de armazenamento costas com costas. Use grampos para manter as unidades juntas enquanto você perfura os orifícios piloto e aparafusa a parte de trás de uma unidade na parte de trás da outra. Vire o conjunto da caixa de cabeça para baixo e posicione a base da ponta do pé de forma que haja um recuo uniforme em ambos os lados e no pé da cama. Prenda a ponta do dedo do pé aparafusando as presilhas no fundo da caixa (Foto 17) .

17--Vire o conjunto da caixa de armazenamento de cabeça para baixo e coloque a base da ponta do pé sobre ele. Fixe a base com parafusos.

Coloque o conjunto do painel com o lado certo para cima, posicione a cabeceira e prenda-a temporariamente no lugar. Furar e escarear os orifícios piloto e aparafusar a cabeceira na extremidade do conjunto da base (Foto 18) .

18--Posicione a cabeceira da cama e prenda-a no lugar. Faça furos piloto e escareie e aparafuse a cabeceira à caixa de armazenamento.

Posicione a plataforma sobre as caixas de armazenamento, com a extremidade aberta contra a cabeceira. Perfure e escareie os orifícios piloto e, em seguida, fixe a plataforma com parafusos (Foto 19) .

Inspecione a cama e preencha todos os furos de pregos restantes com enchimento de madeira. Lixe todas as partes do leito, finalizando com uma lixa de grão 180 e limpando o pó entre os grãos. Após o lixamento final das superfícies de madeira nua, limpe completamente a cama com um pano de aderência. Aplique um primer de látex de boa qualidade em todas as superfícies expostas. Quando o primer estiver seco, alise levemente a base com a mão, lixando com papel 180 para remover quaisquer imperfeições da superfície. Limpe a cama novamente e siga com duas demãos de um bom esmalte látex, seguindo as instruções do fabricante.



19--Coloque o conjunto da plataforma na unidade de armazenamento e aperte contra a cabeceira. 
Fixe a plataforma com parafusos.


LISTA DE MATERIAIS - CAMA

ChaveNão.</B>Tamanho e descrição (uso)
UMA21 1/2 x 3 1/2 x 38 3/4" álamo (estilo)
B21 1/2 x 3 1/2 x 9" álamo (mullion)
C11 1/2 x 3 1/2 x 34" álamo (trilho)
D*11 1/2 x 16 3/4 x 34" álamo (trilho)
E33 1/2 x 10 x 10" contraplacado (painel)
F1álamo 3/4 x 2 x 41 1/2" (tampa)
G43/4 x 9 x 18 1/4" contraplacado (divisória)
H23/4 x 9 x 74 1/4" contraplacado (traseira)
eu43/4 x 19 x 74 1/4" contraplacado (superior/inferior)
J43/4 x 10 1/2 x 19" contraplacado (extremidade)
K43/4 x 7/8 x 74 1/16" álamo (voltado)
eu43/4 x 7/8 x 10 9/16" álamo (voltado)
M43/4 x 7/8 x 81 3/16" álamo (voltado)
N23/4 x 2 3/4 x 73 1/4" contraplacado (face de pontapé do dedo do pé)
O23/4 x 2 3/4 x 33" contraplacado (ponta do dedo do pé)
P33/4 x 3 1/2 x 33" contraplacado (tampa)
Q13/4 x 39 1/2 x 75 3/4" contraplacado (plataforma)
R2álamo de 3/4 x 3 1/2 x 76 1/2" (borda da plataforma)
S1álamo de 3/4 x 3 1/2 x 39 1/2" (extremidade da plataforma)
Misc: Misc.: No. 20 placas de junção; 2 1/4" Parafusos para madeira nº 10 fh; 2" Parafusos para madeira nº 8 fh;
Parafusos de madeira nº 8
de 11/4"; pregos de acabamento 6d; cola; lixa; primer de látex e esmalte.







Luis Roberto de Paula - Universidade Federal do ABC
Graduado em Ciências Sociais (1995) pela Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado em Antropologia Social
Professor de Antropologia, Universidade Federal do ABC
pesquisas acadêmicas entre os índios Xerente (Tocantins) e Xavante de Parabubure (Mato Grosso), .

Nenhum comentário:

Postar um comentário