Pequenas esferas com goiva de tubo
por John K. Jordan
Por uma discussão sobre esferas, tentei fazer uma pequena goiva de tubo de um pedaço de tubo de aço. O tubo tinha cerca de 0,36" de diâmetro interno (≈ 3 ⁄ 8 " ou 9 mm). Eu lixei um bisel do lado de fora deixando uma borda afiada no diâmetro interno.
Eu tentei fazer algumas pequenas esferas de uma variedade de madeiras, como mostrado abaixo. Acabou que eles eram muito rápidos e fáceis de fazer. As esferas na foto têm mais ou menos ½" (cerca de 12 mm) de diâmetro. Usei uma pequena goiva de detalhes para fazer contas ásperas perto do tamanho certo e as transformei em belas esferas com o tubo.
Coisas que aprendi:
- O tubo funciona mais como um raspador do que uma goiva. Eu tentei pela primeira vez minha ferramenta Cupim que tem o chanfro no interior do anel e foi um desastre. Ele continuou tentando cortar a esfera.
- A borda do tubo precisa ser afiada o mais suavemente possível, caso contrário, ela causará arranhões profundos na esfera (duh). Depois de tentar afiá-lo pela primeira vez em um rebolo, joguei o tubo no torno e, enquanto girava, lixei o chanfro com um disco de lixa giratório. Em seguida, afiei com um afiador de diamante. Afiei as duas pontas para poder trocar quando uma ponta ficasse um pouco cega. Limpei o interior do tubo com uma lima redonda.
- A esfera deve ser um pouco maior do que o diâmetro interno do tubo ou ela irá prender e prender e quebrar a esfera da madeira de suporte.
- Com a ponta do tubo em contato com a madeira, gire a extremidade traseira para frente e para trás para moldar a esfera. Foi um pouco mais fácil segurar o tubo contra o suporte da ferramenta, mas não é absolutamente necessário.
- Funcionou um pouco melhor se eu girasse o tubo (em torno de seu eixo longo) enquanto o trabalhava para frente e para trás sobre a superfície da esfera. Eu gostaria de tentar girar o tubo lentamente em uma furadeira elétrica.
- Pequenas esferas de madeira vão rolar de uma mesa de serra de fita e se perder nas aparas ao redor do torno!! Os cinco mostrados abaixo são o que me resta depois de fazer oito!
- Era muito, muito mais fácil transformar uma esfera decente com o tubo do que tentar torná-la esférica com uma inclinação ou goiva de detalhes.
As pequenas esferas na foto são cereja preta, cocobolo, ébano, azevinho e chama rosa - todas com mais ou menos ½ "de diâmetro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário