domingo, 20 de fevereiro de 2022

WoodCentral Personal Formulas for Finishing Mixtures



Fórmulas pessoais para misturas de acabamento

Dave L perguntou: Sou relativamente novo em torneamento – vocês que misturam seus próprios produtos de acabamento podem passar suas ideias? O que você mistura e em que porcentagens? Dá um acabamento brilhante ou acetinado?

Ron in Drums PA : Um dos meus homebrews favoritos é o óleo dinamarquês: 1 ⁄ 3 poli ou verniz (brilhante); 1 ⁄ 3 aguardentes minerais ou terebintina; 1 ⁄ 3 óleo de linhaça fervido. Eu usei isso para projetos planos e torneados. Quando comecei a mixar isso, tentei ser o mais exato possível. Agora eu olho e acho que os resultados são tão bons. Além disso, acho que se eu adicionar mais aguarrás ou terebintina, o acabamento penetrará mais na madeira e secará mais rápido. Mas vou precisar de mais demãos para fazer um bom acabamento. Eu uso gloss poli por dois motivos:

  1. o acabamento é mais claro, deixando o grão natural da madeira aparecer melhor.
  2. se eu decidir que o acabamento final é muito brilhante eu pego um pouco de lã de aço e derrubo o brilho.

JL : Eu apoio essa fórmula. Eu às vezes vario as quantidades. Os agentes de nivelamento em poli acetinado podem interferir na obtenção de uma superfície lisa. O brilho dá um acabamento e resultado mais reprodutíveis.

Dave Smith, Longview, WA : Eu faço meu próprio polimento de fricção em dois sabores. Um para a maioria das peças e outro para madeira clara. Descobri que a goma-laca feita de flocos funciona melhor do que o material enlatado. Para a maioria das aparas, partes iguais de goma-laca, álcool desnaturado e óleo de linhaça fervido. Para madeiras leves, como azevinho, uso óleo de tungue em vez de óleo de linhaça. Misture pequenos lotes em pequenos recipientes. Eu usei pequenos recipientes de medicamentos prescritos com tampas de rosca. Na minha idade não faltam esses recipientes. Frascos pequenos de aspirina ou similares estão disponíveis na maioria das residências. Agite o frasco antes de cada aplicação para misturar bem os ingredientes. Normalmente, duas aplicações são suficientes para um acabamento de alto brilho. Eu só usei o polidor de fricção em pequenas aparas de fuso, como canetas e rolhas de garrafas.

Barry Turner : Se você quer algo realmente simples, eu uso o brilho de poliuretano Minwax. Lixe até cerca de 320 a 400 grãos, despeje uma camada pesada de poli, deixe de molho por cerca de dez minutos, reabastecendo os pontos secos conforme necessário, limpe e deixe secar durante a noite. Repita se necessário. Normalmente, uma ou duas demãos são suficientes.

Original em inglês: 

 http://www.woodcentral.com/cgi-bin/readarticle.pl?dir=turning&file=articles_606.shtml

Aqui você pode ler um artigo que trata do mesmo assunto, mas tem uma receita de mistura de acabamentos, leia,vai gostar: Faça sua própria mistura de óleo/verniz  (em inglês, traduzível:



https://thewoodwhisperer.com/articles/make-your-own-oil-varnish-blend/





Pablo Ruiz Picasso foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida na França. Wikipédia
Nascimento: 25 de outubro de 1881, Málaga, Espanha
Falecimento: 8 de abril de 1973, Mougins, França
Períodos: Cubismo, Surrealismo, Expressionismo, MAIS
Séries: Las Meninas, Three Musicians, Les Femmes d'Alger, Sonho e Mentira de Franco
Filhos: Paloma Picasso, Claude Pierre Pablo Picasso, Paul Joseph Picasso, Maya Widmayer-Picasso
Cônjuge: Jacqueline Roque (de 1961 a 1973), Olga Koklova (de 1918 a 1955)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso

Nenhum comentário:

Postar um comentário