ARTIGOS E AVALIAÇÕES
Existem duas maneiras de retificar uma curva em uma lâmina. A primeira é fazê-lo à mão livre em um moedor. Como a superfície vai ser mastigada (embora isso possa ser mastigado com cuidado!), O formato da lâmina é menos crítico. Portanto, aproxime-se da curva o máximo que puder. O ângulo de moagem é idealmente em torno de 30 °.
O segundo método é o que prefiro, pois produz uma curva limpa e suave. Corte um pedaço de madeira nobre do mesmo tamanho da lâmina. No final desta peça, molde a curva que você deseja retificar. O raio típico é de 3 ". Agora prenda a lâmina na madeira.
O que você vai fazer é usar a curva da madeira dura como modelo para a lâmina. A curva sobe contra a borda do descanso do moedor, e a lâmina (aparafusada no topo) é estendida até entrar em contato com o rebolo no ângulo preferido de 30 °. Em seguida, você vira a lâmina contra a roda usando a curva do molde de madeira como guia.
Um tempo atrás, eu mudei o amolador para uma lixadeira de cinta e fiz um porta-lâmina personalizado nos moldes de um Tormek. O mesmo princípio permanece para moagem. Esta máquina é mostrada acima e à esquerda.
Depois de ter retificado a curva (de qualquer maneira), é necessário afiar a lâmina (lixa, pedra d'água, etc). Não é necessário afiar para uma granulação tão alta quanto outras lâminas planas, pois você não está tentando um acabamento liso. Uma pedra d´água 1200 é adequada, embora eu prefira ir para pelo menos 8.000, já que isso faz diferença com a madeira dura.
Há um artigo arquivado na Seção de Artigos que trata do uso do Guia de brunimento Lee Valley para afiar uma aresta fina em uma lâmina de plano de lavagem (meu guia de cabeça para baixo ) - Ângulos avançados no Guia de brunimento LV MK II .
Estes são modelos com vários raios para os aviões Stanley # 40 e LV Scrub
Nenhum comentário:
Postar um comentário