Armado com um pequeno truque, você pode fazer a plaina de bloco executar uma ampla variedade de tarefas.
H ang torno woodshops suficientes (ou grupos de discussão na Internet) com um plaina de bloco em sua mão e você vai finalmente ser ridicularizado por possuir uma “ferramenta de carpinteiro.”
É uma crítica que nunca entendi. Pequenosplainas de corte - não importa como você os chame - têm sido uma ferramenta comum nas lojas de móveis há séculos. E embora você certamente possa construir móveis sem uma plaina de blocos, tenho certeza que não gostaria.
Quando viajo para o exterior para trabalhar e tenho espaço para apenas uma plaina, levo uma plaina de bloco porque posso facilmente alterá-lo para fazer o trabalho de muitas outras ferramentas, incluindo uma plaina de alisamento, uma plainade esquadria, um apontador plano.
Apesar de sua versatilidade, muitos marceneiros ficam confusos sobre como escolher, configurar e usar essa ferramenta para tarefas básicas. E por meio de uso indevido e mal-entendido, eles criam uma plaina que não aceita cortes finos. Portanto, se você tem uma plaina de blocos que não está funcionando bem ou não sente que aproveita muito isso, continue lendo.
Durante o início do século 20, quando a plaina metálica quase derrotou a plaina de madeira, as plainas de bloco foram produzidos aos milhões para todos, desde o proprietário ao marceneiro profissional. Como resultado, existem tantas variedades que é fácil ficar confuso sobre quais recursos são importantes para o pessoal do setor de móveis.
Aqui, independentemente da marca da ferramenta ou de quando foi feita, estão os aspectos importantes da ferramenta.
■ Ângulo do leito: a maioria das plainas de blocos vem com um ângulo de 12 ° em relação à sola do avião ou 20 °. Essa diferença de 8 ° muda a maneira como a ferramenta corta? Um pouco. Isso é importante para a maioria das tarefas na bancada? Eu diria que não, não faz.
Muitos marceneiros dizem que preferem o ângulo de 12 ° (chamado de plaina de bloco de “ângulo baixo”) porque é mais fácil de usar ao cortar a fibra final. Embora tecnicamente essa seja uma afirmação verdadeira, a nitidez da lâmina é muito mais importante do que o ângulo de acamamento da plaina ao cortar o grão final.
Acima esta um pequeno trecho traduzido pelo blog.
O artigo completo em inglês, traduzível, esta no link
https://www.popularwoodworking.com/techniques/the-real-truth-about-block-planes/
Immanuel Kant foi um filósofo prussiano. Amplamente considerado como o principal filósofo da era moderna, Kant operou, na epistemologia, uma síntese entre o racionalismo continental, e a tradição empírica inglesa. Wikipédia
Nascimento: 22 de abril de 1724, Königsberg
Falecimento: 12 de fevereiro de 1804, Königsberg
Altura: 1,57 m
Formação: Universidade de Königsberg (1770),
Saiba mais em: https://www.ebiografia.com/immanuel_kant/
Nenhum comentário:
Postar um comentário