Faça essas plainas de moldagem francesas que são essenciais para qualquer kit de ferramentas manuais. Os planos, desenhos e passo a passo estão no link abaixo, em inglês que vc pode traduzir como fiz abaixo:
H ollows and rounds estão fazendo um forte retorno no mundo da marcenaria com ferramentas manuais. No entanto, muitos marceneiros têm medo de pular por causa de um orçamento limitado para ferramentas ou da disponibilidade limitada de ferramentas antigas em boas condições. Não deixe que isso o impeça mais. Você não precisa de um conjunto completo para começar de qualquer maneira. Os três tamanhos neste artigo - nºs 4, 6 e 8 - são os que procuro com mais frequência. (Um nº 4 corta um perfil de 1 ⁄ 4 ", um nº 6 corta 3 ⁄ 8 " e um nº 8 corta 1 ⁄ 2 ".) Depois de fazer um par ou dois, você pode descobrir que nunca precisa de outro tamanho para atender às suas necessidades de trabalho.
Eu vou te ensinar como fazer suas próprios plainas - assim como os primeiros artesãos faziam. Eles eram marceneiros, não planejadores profissionais, então faziam plainas com ferramentas que estavam prontamente disponíveis em seus baús de ferramentas. Em outras palavras, ferramentas que você provavelmente já possui.
André-Jacob Roubo mostra e descreve essas plainas em sua obra-prima do século 18 “l'Art du menuisier”. O que vou mostrar a você reflete a construção da plaina de Roubo juntamente com o estilo e as proporções britânicas / americanas. Dessa forma, seus novas plainas caberão perfeitamente em sua caixa de ferramentas de estilo britânico e provavelmente combinarão com muitos das plainas que você já possui.
Embora você possa fazer uma plaina com praticamente qualquer madeira nobre, algumas madeiras são claramente a melhor escolha. Tradicionalmente, as plainas ocidentais eram feitas principalmente em faia. Outras opções históricas incluem bétula amarela e árvores frutíferas, como maçã e até pêra. Se você planeja trabalhar madeiras nobres com suas plainas, escolha uma madeira porosa difusa como as mencionadas.
Uma madeira não tradicional que vale a pena considerar é o bordo duro.
Evite madeiras duras porosas como o carvalho, porque as camadas macias dos anéis de crescimento inicial podem sofrer efeitos indesejáveis assim que começarem a se desgastar com o uso.
o artigo completo em inglês no link:
https://www.popularwoodworking.com/article/roubo-hollows-rounds/?
Mariano José Pereira da Fonseca, primeiro e único visconde com grandeza e marquês de Maricá, foi um escritor, filósofo e político brasileiro. Filho do comerciante português Domingos Pereira da Fonseca e de Teresa Maria de Jesus, natural do Rio de Janeiro. Em 1800, casou-se com Maria Barbosa Rosa do Sacramento. Wikipédia
Nascimento: 18 de maio de 1773, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Falecimento: 16 de setembro de 1848, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Nome completo: Mariano José Pereira da Fonseca
Pai: Domingos Pereira da Fonseca
Formação: Universidade de Coimbra (1793), Universidade de Coimbra
Saiba mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mariano_Jos%C3%A9_Pereira_da_Fonseca
Nenhum comentário:
Postar um comentário