Devo usar sal na cola para evitar escorregar?
Q:
Recentemente, enquanto eu colava quatro placas cara a cara, meu vizinho percebeu como as placas deslizaram enquanto eu apertava as braçadeiras. Ele sugeriu polvilhar um pouco de sal na cola antes de prensar as tábuas juntas para uma aderência extra enquanto eu alinhava as bordas. Essa é uma boa ideia?
—Herm Keller, Spokane, Wash.
UMA:
Deixe o sal na cozinha, Herm. De acordo com Jeff Loflin, especialista em cola da Franklin International (fabricante das colas para madeira Titebond), o sal (e o açúcar também, aliás) pode reagir com a cola de madeira e alterar sua composição, resultando em uma junta enfraquecida.
Em vez de recorrer a truques de salão, aplique boas técnicas de colagem e fixação. O excesso de cola em uma junta, especialmente as laminações, atua como um lubrificante, deixando as tábuas escorregarem e deslizarem. Em vez disso, espalhe uma camada fina e uniforme nas superfícies de contato; use um spreader ou rolo para uniformizar a cola.Ao prender várias peças de trabalho juntas, a força de fixação desigual pode fazer com que as placas escorreguem. Para evitar isso, gradualmente adicione pressão em toda a junta para cada grampo. Realinhe qualquer peça de trabalho à medida que avança com a mão ou com leves toques em macetes. Conforme você aumenta lentamente a força de fixação, a cola se alinha e mantém as placas juntas. Continue apertando as braçadeiras alternadamente até ver as linhas de junta comprimidas.
original em inglês: https://www.woodmagazine.com/wood-supplies/glues-adhesives/should-i-use-salt-in-my-glue-to-prevent-slipping
Lúcio Aneu Séneca ou Sêneca foi um filósofo estoico e um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império Romano. Wikipédia
Nascimento: Córdoba, Espanha
Falecimento: abril de 65 d.C., Roma, Itália
Cônjuge: Pompeia Paulina (de 50 d.C. a 65 d.C.)
Peças: Tiestes, Fedra, Medeia, Agamemnon, Octavia, Édipo
Influenciado por: Platão, Epicuro, Zenão de Cítio, Ovídio, Eurípides,
saiba mais em: https://www.ebiografia.com/seneca/
Nenhum comentário:
Postar um comentário