domingo, 25 de julho de 2021

 

Marceneiro: parâmetros para o desenho técnico de marcenaria

Modelo de folha para desenho técnico de marcenaria

O desenho técnico de marcenaria é apresentado em pranchas. Desde o tamanho do papel para essas pranchas e até suas dobraduras devem obedecer normas internacionais cuja função é padronizar a apresentação.

Os tamanhos obedecem a dimensões nas quais a menor de um formato é a maior do formato seguinte, de acordo com a tabela 1, em milímetros.

Tabela desenho técnico de marcenaria

Apresentação do desenho técnico de marcenaria

A legenda, conhecida como carimbo de prancha, deverá estar sempre situada no canto inferior direito do desenho, permitindo que sua leitura seja possível com a folha dobrada. Deverá conter todos os dados para identificação do desenho como título do trabalho, autor, desenhista, escala, tipo de vista, e outros dados considerados importantes.

Convenções para desenho técnico de marcenaria

Escala de desenho técnico de marcenaria

Escala é um artifício que, valendo-se de proporções, permite-nos representar objetos e desenhos de projetos, geralmente em um tamanho menor. Dessa maneira, posso representar uma distância de 1m por 1cm o que corresponde a uma escala de um para cem ou 1:100. Assim, uma habitação de 3m x 4m será representada por um retângulo de 3 x 4 centímetros, que cabe perfeitamente em um papel. Na arquitetura, a escala usada é a de 1:50, onde 2cm correspondem a 1m, resultando desenhos maiores que permitem maior detalhe.

Em marcenaria, utilizam-se escalas maiores como 1:10, 1:5, 1:2. Neste último caso, o tamanho do desenho corresponde à metade do tamanho do objeto. O uso da escala triangular, que já possui marcações correspondentes às diversas escalas, facilita muito o desenho, evitando os cálculos acima referidos, cujo conhecimento, no entanto, é indispensável para o bom desempenho do desenhista.

Gabaritos de desenho técnico de marcenaria

Gabaritos são desenhos realizados em escala 1:1, o que significa que o desenho vai ter o mesmo tamanho do objeto. Estes desenhos, modelos em verdadeira grandeza (VG), são geralmente executados em papelão ou algum material semelhante, servem como moldes para marcar os materiais que serão cortados em tamanho real. As laterais de uma cadeira, por exemplo, ou qualquer outra peça com formato não ortogonal, são muito mais fáceis de produzir a partir

de gabaritos.

Modelo de folha para desenho de acordo com as normas técnicas de desenho

Protótipos de marcenaria

Produto fabricado individualmente ou produzido de modo artesanal, segundo as especificações de um projeto para fabricação em série, com o propósito de servir de teste antes da fabricação em escala industrial, ou da comercialização. (Dic. Aurélio). A partir do protótipo pode se verificar a resistência estrutural do móvel, seu nível de conforto, e adequação de determinadas técnicas ou materiais, permitindo avaliar e aperfeiçoar o produto que será fabricado em série para que se torne conveniente tanto para os fabricantes como para o usuário final.





Steven Paul Jobs foi um inventor, empresário e magnata americano no setor da informática. Notabilizou-se como co-fundador, presidente e diretor executivo da Apple Inc. e por revolucionar seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicações digitais. Wikipédia

Nascimento: 24 de fevereiro de 1955, São Francisco, Califórnia, EUA

Falecimento: 5 de outubro de 2011, Palo Alto, Califórnia, EUA

Cônjuge: Laurene Powell Jobs (de 1991 a 2011)

Filhos: Lisa Brennan-Jobs, Eve Jobs, Reed Jobs, Erin Siena Jobs

Formação: Reed College (1972–1974)

Saiba mais em:   https://www.ebiografia.com/steve_jobs/

Nenhum comentário:

Postar um comentário