sexta-feira, 1 de julho de 2022

É bom saber: Como Lixar Um Móvel De Madeira

 
       Como Lixar Um Móvel De Madeira? Móveis           Encerados Ou Envernizados?

Lixar um móvel de madeira, um passo essencial em uma reforma. 


Lixar é um trabalho simples, mas rapidamente se torna tedioso se você não tiver as ferramentas certas e não respeitar alguns princípios básicos. Já lhe falei sobre isso várias vezes aqui; uma de minhas atividades era reformar móveis antigos. Então estou detalhando para você passo a passo como eu procedo. Espero que o meu conselho o ajude a começar a dar vida a um móvel de madeira

Antes de lixar móveis de madeira, é necessário determinar qual acabamento foi aplicado. De fato, nem todos os acabamentos podem ser lixados. Os dois principais acabamentos são móveis encerados e móveis envernizados. Quando a observação não é suficiente para decidir, existem várias maneiras de saber qual acabamento foi aplicado. Vários dos métodos sugeridos são baseados em produtos químicos, que eu pessoalmente tento evitar.

Te ofereço uma dica bem simples e não poluente. Basta passar uma lixa grão 120 sobre uma pequena área do móvel já limpa e observar o resultado:

  • Se o papel estiver entupido com uma pasta, como na foto abaixo, provavelmente foi encerado.
  • Se o papel permanecer “limpo” e a superfície lixada gerar poeira que não gruda, provavelmente foi envernizado.

Madeiras enceradas não podem ser lixadas; você só conseguiria entupir a lixa e “espalhar” a cera aquecendo-a. Portanto, você terá que remover a cera do móvel com antecedência. O verniz pode ser lixado muito bem!

Como Lixar Um Móvel De Madeira? Identificar As Diferentes Madeiras / Fabricação Do Móvel

Para saber como lixar um móvel de madeira corretamente, você precisa observar como ele foi projetado, incluindo o(s) tipo(s) de madeira utilizado(s). Existem várias técnicas para obter essa informação, e compartilho com vocês uma muito simples e muitas vezes a mais eficaz, que é virar os móveis. Isso permite que você veja o interior dele, o que é muito instrutivo. Uma vez que sabemos que tipo de suporte teremos que lixar, podemos fazer os gestos certos e usar as ferramentas certas!

Neste móvel, podemos ver que vários tipos de materiais foram utilizados nas fotos abaixo:

  • Madeira maciça para os montantes (foto à esquerda): observando as fatias, podemos ver uma continuidade lógica entre as fibras de madeira nas diferentes faces. Podemos ver que é, portanto, “uma peça”. Aqui, a madeira utilizada é o carvalho.
  • Contraplacado para os painéis dos móveis (foto ao centro): parte superior e laterais. A madeira compensada é frequentemente usada para este tipo de mobiliário porque é mais barata e significativamente mais leve. Isso permite ter uma espessura de placa fina e resistente ao mesmo tempo. É composto por várias placas finas ou folhas de madeira coladas perpendicularmente. A direção da fibra de madeira é invertida sobrepondo as camadas para maior resistência.
  • Folheado para as laterais e tampo (foto à direita): é uma folha fina de madeira (geralmente menos de um milímetro para móveis antigos) colada em madeira ou compensado. Se olharmos para o mobiliário exterior, verificamos que o aspecto do tampo e das laterais é idêntico aos montantes e gavetas. Como vimos ao virar o móvel, esses elementos são feitos de madeira compensada, portanto, não pode ser madeira maciça: portanto, foi usado folheado de carvalho e colocado nas faces externas.

 COMO LIXAR UM MOVEL DE MADEIRA

Para lixar um móvel de madeira, coloque-o em cunhas para levantá-lo ligeiramente (simples tiras de madeira são aceitáveis). Isso permitirá que você lixe o fundo dos móveis com facilidade.

Se a sua lixadeira tiver uma conexão de vácuo de campo, use-a! Você respirará menos poeira e o lixamento também será mais fácil, pois a poeira não permanecerá nas peças em que você estiver trabalhando. Se você é um DIYer regular, acho que este é o melhor investimento que você pode fazer! A propósito, tornou-se o meu aspirador doméstico. Acho muito mais eficiente que os aspiradores domésticos 🙂

Como Lixar Um Móvel De Madeira? O Primeiro Lixamento De Grandes Superfícies

Obviamente, o principal elemento para um bom lixamento é a lixadeira! Aqui pode conhecer os diferentes tipos de lixadeiras a utilizar e fazer a sua escolha. Eu sempre começo a lixar com grandes superfícies planas. Aqui, a placa e as laterais.

Para lixar madeira maciça: este é o mais fácil de lixar. Por causa de sua resistência, pode-se dar ao luxo de retirar algum material e ir um pouco “com força”. Eu uso um grão grosso para esse tipo de lixamento (60 ou 80 dependendo da “maciez” da madeira), a função turbo da minha lixadeira e uma velocidade alta.

Para lixar folheado: lixar folheado é muito mais delicado. Na verdade, existe o risco de descascar a folha ou remover muito material e revelar o compensado por baixo. Limo o folheado com um grão médio de 120 no máximo (e aconselho começar em 180 e ver se é suficiente), com uma velocidade baixa se tiver um dimmer. O objetivo é remover o mínimo de material possível. Se você estiver lixando com uma lixadeira excêntrica, coloque a almofada na madeira e depois inicie a lixadeira.

Para esta etapa, várias passagens podem ser necessárias. O objetivo não é obter um bom acabamento, mas tornar áspera e expor a madeira. Se você quiser pintar os móveis depois, pode lixar a superfície: a ideia é remover parte do acabamento e riscar a superfície o suficiente para aderir à camada de tinta. Se você deseja deixar a madeira visível, é necessário um lixamento mais meticuloso e profundo para recuperar uma madeira bonita e uniforme.

Como Lixar Um Móvel De Madeira? O Primeiro Lixamento De Ângulos E Ranhuras

A lixadeira excêntrica não é adequada para lixar cantos, bordas e peças como trilhos de gavetas ou molduras. Existem 2 soluções para isso: a lixadeira de cabeça triangular e a lixadeira manual.

A Lixadeira De Cabeça Triangular:

Para cantos ou peças de mais difícil acesso, utilizo uma lixadeira vibratória de cabeça triangular. Aqui minha lixadeira excêntrica se transforma em uma lixadeira triangular vibratória ao trocar a base. Eu também uso para lixar peças curvas. Se você não tiver um, pode, é claro, ficar satisfeito com o lixamento manual.

Lixar À Mão:

Quanto ao resto, eu lixo à mão! Eu uso lixa de pano, que pode ser dobrada e curvada sem rasgar. Dobro o papel ao meio para as molduras, estico-o com as duas mãos e “deslizo” o papel nas ranhuras. Lembre-se de aspirar regularmente ou remover a poeira com um pano ao lixar.

Como Lixar Um Móvel De Madeira? Lixamento De Acabamento

Uma vez que todo o móvel foi lixado e a madeira original exposta, agora é necessário refinar o lixamento para um bom acabamento uniforme. Em seguida, lixe novamente o móvel com um grão mais fino, repetindo os passos 3 e 4. Para este passo, tocar a madeira é essencial: isso garante que nenhum ponto seja esquecido. Você verá e sentirá a diferença na palma da mão: a madeira fica mais lisa e macia.

Se comecei com grão 80, volto para grão 120, depois para grão 180 e 240. Se for pintar a madeira, pode parar com grão 180 ou 120. De fato, o subpelo gruda na madeira e, quando você o aplica, as fibras da madeira ficam cravadas. Será então necessário lixar com grão mais fino (240) entre demãos para recuperar a “maciez” da madeira.

Após todas essas etapas, o lixamento de seus móveis está finalizado! Tudo o que você precisa fazer é limpar cuidadosamente o pó com um aspirador de pó e um pano levemente úmido e prosseguir para a etapa de pintura ou acabamento. Se pretender deixar a madeira visível, aconselho a aplicar um óleo de acabamento.





Charles-Louis de Secondat, barão de La Brède e de Montesquieu, conhecido como Montesquieu, foi um político, filósofo e escritor francês. Ficou famoso pela sua teoria da separação dos poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais, inclusive a Constituição Brasileira. Wikipédia

Nascimento: 18 de janeiro de 1689, Brède, França

Falecimento: 10 de fevereiro de 1755, Paris, França

Cônjuge: Jeanne de Lartigue (de 1715 a 1755)

Influenciado por: John Locke, Thomas Hobbes, Aristóteles, 

Filhos: Jean Baptiste de Secondat, Marie-Catherine de Secondat, Marie-Josèphe-Denise de Secondat

Pais: Marie Françoise de Pesnel, Jacques de Secondat

https://pt.wikipedia.org/wiki/Montesquieu




Nenhum comentário:

Postar um comentário