Espigas de serra de mesa rápidas e precisas
Por: Ted Raife
Uma lâmina de dado de pilha e uma configuração simples garantirão espigas consistentes com ombros limpos e nítidos e bochechas lisas.
Há provavelmente uma dúzia de maneiras diferentes de cortar espigas. Mas há apenas um método que me dá a combinação de precisão, eficiência e consistência de que preciso diariamente. Esta técnica confiável envolve o uso de uma lâmina de dados empilhada instalada na serra de mesa. Depois de experimentá-lo, você seria muito pressionado para encontrar uma desvantagem.
EM UMA CASINHA. A configuração básica é mostrada na foto acima. Aqui está uma breve explicação de como funciona. Uma lâmina larga é instalada na serra. Uma cerca auxiliar é anexada ao medidor de esquadria para fazer backup dos cortes e evitar rasgos. A guia de corte está posicionada para medir o comprimento da espiga.
Você corta uma face da espiga com quantas passagens forem necessárias e, em seguida, vira a peça de trabalho para cortar a face oposta. Finalmente, você corta os ombros superior e inferior com a peça de trabalho presa na borda. E com apenas um breve curso introdutório, você deve estar pronto para começar.
PEÇAS CONSISTENTES. Antes de configurar a serra para cortar as espigas, você precisará dimensionar as peças de trabalho. E este é o ponto de partida para encaixes precisos e ajustados. Primeiro, é importante que as peças sejam todas aplainadas exatamente na mesma espessura. Em seguida, as bordas devem ser retas e paralelas umas às outras e as extremidades cortadas perfeitamente quadradas.
PREPARANDO A SERRA. Embora não seja difícil, configurar a serra para cortar as espigas é metade da batalha. Feito isso, os cortes são rápidos.
A lâmina do dado é o primeiro ingrediente. Uma lâmina de dentes de metal duro de alta qualidade é sua melhor aposta. Você obterá cortes mais suaves com um mínimo de esforço. Eu gosto de usar uma pilha relativamente larga — 5 ⁄ 8 " a 3 ⁄ 4 ". Isso me permite cortar espigas curtas em uma única passagem ou espigas mais longas com apenas algumas passagens. Menos passagens resulta em bochechas mais suaves. E uma inserção de folga zero ao redor da lâmina ajudará a evitar o rompimento nos ombros.
SEUS GUIAS. O medidor de mitra e a guia de corte são seus guias ao fazer os cortes. Por isso, é importante que ambos estejam prontos para a tarefa. Existem alguns aspectos para isso.
Como mencionei, você desejará adicionar uma cerca auxiliar ao medidor de mitra. Deve ser longo o suficiente para fornecer uma superfície de apoio estável e estender-se para dentro ou além da lâmina para fazer backup dos cortes.
Se as espigas forem curtas (3 ⁄ 4 "ou menos), eu adiciono uma guia auxiliar de corte e, em seguida, levanto a lâmina até ela. Quando as espigas forem longas o suficiente para exigir várias passagens, você não precisará de uma guia auxiliar.
CHECAR. O próximo passo é um check-up rápido, conforme mostrado no desenho. Para obter ressaltos de espiga limpos e precisos, a guia de corte deve estar perfeitamente paralela à lâmina. E também verifique se a face da cerca está alinhada com a mesa. Finalmente, certifique-se de que o medidor de esquadria esteja ajustado em esquadro à lâmina e à guia de corte. É impossível obter ombros quadrados se o medidor de mitra estiver desajustado.
ALTURA DA LÂMINA PRIMEIRO. Quando tudo estiver certo, você pode começar a fazer ajustes. Como a altura da lâmina determina a espessura da espiga e seu encaixe no encaixe, é por aqui que começar.
Usando um quadrado ou régua de combinação para medir a altura da lâmina, ajuste-a um pouco para baixo. Em seguida, faça um par de cortes de teste na ponta de uma peça de trabalho (Figura 1).
Para garantir resultados precisos, segure a peça de trabalho firmemente durante os cortes. Agora você pode testar o encaixe desta espiga “stub” no encaixe, como na Figura 1a. Para zerar a altura final, levante a lâmina em pequenos incrementos e repita a rotina até que o canto da espiga se encaixe perfeitamente no encaixe.
RIP CERCA. Agora você pode posicionar a guia de corte para estabelecer o comprimento da espiga. Seu objetivo real aqui é um comprimento preciso de ombro a ombro entre as espigas em cada extremidade das peças de trabalho.
Mais uma vez, sou conservador. Com a cerca posicionada um pouco abaixo do comprimento da espiga, pego a peça de teste e corto de volta para as linhas do ombro com várias passagens. Para o corte final, a ponta da espiga fica em firme contato com a cerca (Figura 2).
Em seguida, vire a extremidade da peça de trabalho e corte a espiga na extremidade oposta. Use uma régua ou fita para fazer uma medição ombro a ombro (Figura 2a). Ajuste a configuração da cerca conforme necessário e tente novamente até que o comprimento esteja bem definido.
FAZENDO OS CORTES. Neste ponto, fazer os cortes nas bochechas no resto das peças de trabalho é bastante rotineiro. Basta começar com um corte no final e trabalhar de volta para o ombro. Lembre-se de que quanto menos passagens você fizer para remover os resíduos, mais lisas serão as bochechas da espiga. E uma forte pressão descendente é a chave para uma espessura consistente.
OS OMBROS DA BORDA. O passo final é cortar os ombros da borda, se necessário. A diferença aqui é que a peça de trabalho é mantida na borda, como mostrado na Figura 3.
Na maioria dos casos, a altura da lâmina precisará ser reajustada. Você pode fazer isso usando a mesma técnica de “cortar e testar” de antes. Quando a espiga de teste desliza no encaixe, você pode concluir todos os cortes.
Funciona melhor começar no final da espiga e cortar até o ombro. Tome cuidado ao fazer o corte final no ombro. Para evitar marcar os ombros longos, use apenas uma leve pressão contra a cerca. Uma opção é deixar uma pequena quantidade de resíduos no ombro e depois limpá-lo com um cinzel .
Da configuração aos encaixes concluídos, o processo provavelmente não levará mais de trinta minutos. E o mais importante, as espigas se encaixam como uma mão em uma luva.
https://www.woodsmith.com/newsletter/2022/06/23/quick-accurate-table-saw-tenons
Aldous Leonard Huxley foi um escritor inglês e um dos mais proeminentes membros da família Huxley. Mais conhecido pelos seus romances, como Admirável Mundo Novo e diversos ensaios, Huxley também editou a revista Oxford Poetry e publicou contos, poesias, literatura de viagem e guiões de filmes. Wikipédia
Nascimento: 26 de julho de 1894, Godalming, Reino Unido
Falecimento: 22 de novembro de 1963, Condado de Los Angeles, Califórnia, EUA
Netos: Trevenen Huxley, Tessa Huxley
Filhos: Matthew Huxley
Pais: Leonard Huxley, Julia Huxley
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aldous_Huxley
Nenhum comentário:
Postar um comentário