domingo, 24 de julho de 2022

Wood Central: Alternando entre centros — ou não!

 


Alternando entre centros — ou não!

                                                             imagem ilustrativa, não faz parte do artigo


Excertos dos painéis de mensagens

WC Turner perguntou: Eu comecei a iniciar tigelas entre os centros, para prepará-las para um chuck. Alguém pode explicar as vantagens de poder mover um espaço em branco entre os centros?

Mark Wollshlager respondeu: Você pode querer mover o espaço em branco, depois de remover parte do exterior. Você pode ter encontrado uma inclusão de casca, rachadura ou nó que seria melhor remover mudando um pouco o espaço em branco e girando-o novamente. Você também pode centralizar novamente a peça para obter uma melhor orientação do grão e, em seguida, girar a espiga.

John Lucas escreveu: Eu faço isso por várias razões. Como foi mencionado, às vezes você quer se livrar ou ajustar a posição de uma característica significativa na madeira. Eu também movo a madeira quando vejo que o grão vai ficar fora do centro. Eu o quero centrado ou muito descentralizado, mas não um pouco. Você está certo em que, se você mover muito a madeira, ela joga a tigela fora do círculo e você tem que ajustá-la, o que a torna menor. Por esta razão, tente tomar suas decisões com antecedência.

Você não tem que movê-lo em tudo. Não há nada de errado em apenas virar a tigela, mas , e se você quiser. Se você usou um centro de parafuso ou aparafusou em uma placa frontal, não pode, ou pelo menos é mais difícil.

Eu ajusto a madeira o tempo todo ao fazer uma tigela de borda natural. Eu gosto que os lados tenham a mesma altura e, às vezes, apenas mover o centro 1 ⁄ 8 " mudará visivelmente a altura de um lábio ou do outro.

Brad Vietje confessou: Eu sou um dos culpados que sugeriu começar cada bowl entre os centros, sempre que possível – pelo menos é o que eu faço. Costumo mover uma extremidade ou outra para dar à peça o melhor equilíbrio e mostrar melhor a figura. Sim, de fato, isso significa remover um pouco mais de material para ajustar a tigela, mas quase sempre estou apostando na qualidade da tigela, não na quantidade.

Como mencionado, às vezes há falhas ocultas que podem ser removidas de um espaço em branco utilizável (ou deveria ser de outra forma inutilizável?). Isso pode ser um fator de segurança, como em uma rachadura ou inclusão, e um fator de segurança adicional é que um blank seguro entre os centros não tem tanta probabilidade de voar como muitos outros métodos de montagem, embora o blank ainda precise ser montado com cuidado .

Deixando tudo isso de lado, acho que o maior motivo é a beleza do produto final, e estou sendo um perfeccionista exigente aqui. A diferença entre uma boa tigela e uma tigela realmente grande é geralmente a atenção a esses pequenos detalhes que diferenciam o trabalho, como virar a sola do pé ou a parte interna de uma tampa. Isto é especialmente verdadeiro para tigelas e vasos com bordas naturais. Se as arestas opostas estiverem muito erradas, parece intencional - se estiverem um pouco fora, parece desleixado e pouco profissional.

Na minha opinião, a diferença entre uma tigela de galeria de US$ 500,00 e uma tigela de exposição de artesanato de US$ 75,00 é um acúmulo dessas pequenas diferenças. Eu vi (e fiz) uma série de tigelas que eram boas o suficiente, mas perdi por isso . Não fico ofendido ao ver preços altos em trabalhos realmente excelentes, mas me sinto realmente enganado e desconcertado quando alguém coloca o preço mais alto em uma peça que é realmente apenas mais ou menos. Isso faz um desserviço para toda a comunidade de torneiros, assim como colocar $ 35,00 em uma tigela que seu amigo profissional está vendendo por $ 350,00. 'Nuff ranting - esses são meus 3 centavos ...

original traduzivel, em inglês:   http://www.woodcentral.com/cgi-bin/readarticle.pl?dir=turning&file=articles_573.shtml





Groucho Marx, pseudônimo de Julius Henry Marx foi um comediante e ator estadunidense, célebre como um dos mestres do humor. Fez treze filmes com seus irmãos, os Irmãos Marx, dos quais foi o terceiro por ordem de nascimento. Wikipédia
Nascimento: 2 de outubro de 1890, Nova Iorque, Nova York, EUA
Falecimento: 19 de agosto de 1977, Los Angeles, Califórnia, EUA
Altura: 1,71 m
Cônjuge: Eden Hartford (de 1954 a 1969), Kay Marvis (de 1945 a 1951), Ruth Johnson (de 1920 a 1942)
Irmãos: Harpo Marx, Chico Marx, Zeppo Marx, Gummo Marx
https://pt.wikipedia.org/wiki/Groucho_Marx

Nenhum comentário:

Postar um comentário