quarta-feira, 27 de maio de 2020

Fica a dica: telha de madeira, (shakes)


Telha de madeira


As telhas de madeira são pedaços de madeira finos e cônicos, usados ​​principalmente para cobrir telhados e paredes de edifícios para protegê-los das intempéries. Historicamente, as telhas foram cortadas a partir de troncos de madeira reticulados e sem nós . Hoje, as telhas são feitas principalmente por corte, o que as distingue dos shakes que são feitos por serem divididos em um tronco com o cerne, o miolo duro da madeira.

Os telhados de telha de madeira eram predominantes nas colônias norte-americanas (por exemplo, na casa de estilo Cape-Cod ), enquanto no centro e sul da Europa, ao mesmo tempo, palha , ardósia e telha eram os materiais de cobertura predominantes. No Brasil, eram usados mais na região sul devido as baixas temperaturas já que eram isolantes, com a imigração portuguesa e até hoje substituídas por cerâmica. Na Escandinávia rural, os telhados de telha de madeira eram um material comum até os anos 50. [ disputado - discutir ] As telhas de madeira são suscetíveis ao fogo e custam mais do que outros tipos de telha, portanto, não são tão comuns hoje como no passado.

Existem padrões distintos de cascalho em várias regiões criadas pelo tamanho, forma e método de aplicação. Tratamentos especiais, como vales varridos, cumes penteados, extremidades decorativas e padrões decorativos conferem um caráter especial a cada edifício. As telhas de madeira também podem ser moldadas por dobragem a vapor para criar uma aparência de palha, com detalhes e contornos exclusivos do telhado. 
Eram telhados isoladores utilizados nas regiões sul, mais frias, do Brasil, hoje fora de uso e substituídas por telhas de barros.

Historicamente, telhas de madeira foram geralmente fina ( 10 a 19 mm), relativamente estreita ( 76-203 mm), de comprimento variável ( 360 a 910 mm ), e quase sempre aplainada a faca em um  esfaqueado suave. O método tradicional para fabricar telhas de madeira antes do século 19 foi  a partir de secções sem nós linear de granulação de registos pré-cortadas para o comprimento desejado conhecido como parafusos. Estes parafusos foram alojados ou dividida em fatias. Um malho e froe (ou machado ) foram usadas para dividir  finos pedaços de madeira. As espécies de madeira variava de acordo com madeiras locais disponíveis, mas apenas o mais durável do cerne , ou secção interior, do registro foi habitualmente utilizado. O alburno mais suave geralmente não foi utilizado porque se deteriorou rapidamente. Porque telhas mão-split eram um pouco irregular ao longo da superfície de divisão, era necessário se vestir ou aplainar as telhas em uma plaina de alisamento, raspadeiras,  com um drawknife ou raspados com vidro para torná-los aptos uniformemente sobre o telhado. Esta reformulação foi necessário para proporcionar um telhado apertada sobre ripas de seixos ou de bainha placas normalmente abertos. Vestir, ou suavização de telhas, era quase universal, não importa o que a madeira foi usada ou em que parte do mundo o edifício foi localizado.
O bambu também foi muito utilizado nas coberturas de telhados antigas.

Pesquisa na Internet em português, e traduções do Inglês EUA e Inglaterra, foto do Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário