segunda-feira, 11 de maio de 2020

fique por dentro:o passo a passo da marcenaria

A madeira tem sido fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência da humanidade através da história. As árvores nos forneceram o essencial para viver -oxigênio, comida, calor, remédios e abrigo - além de oferecer a matéria-prima ingredientes para os principais marcadores do progresso cultural, como papel, móveis,instrumentos musicais e obras de arte. Ainda hoje, em um mundo sofisticado
tecnologia e materiais, usamos madeira para grande parte do nosso trabalho em edifícios e móveis, devido à sua versatilidade, beleza e disponibilidade.
Por causa dessa longa tradição, os móveis de madeira têm uma herança rica e diversificado estilos, enquanto exemplos com séculos de idade podem ser encontrados à nossa volta - em museus, lojas de antiguidades ou galerias e hoje com o advento da internet execuções modernas e disponibilidade de uma vasta gama de matérias. Essa variedade de estilos e senso de tradição do artesanato oferece ao marceneiro moderno um arquivo inspirador para desenhe , crie e  construa suas próprias peças.


Criar móveis manualmente é uma habilidade que em certa medida foi suplantada pelo desenvolvimento de ferramentas e máquinas elétricas, mas a importância do uso de ferramentas manuais não pode ser subestimado. As ferramentas podem ter avançado em sofisticação ao longo da história, mas os fundamentos da madeira que se têm não mudou significativamente ao longo dos séculos, e esse ofício antigo ainda é o pedra angular de toda a fabricação de móveis. Claro, é possível fazer móveis inteiramente por máquina, mas isso requer uma grande oficina e uma grande
carteira. Por outro lado, as habilidades manuais permitem criar móveis em um espaço limitado
com um orçamento limitado, enquanto experimenta o prazer de trabalhar proximamente com a madeira para criar um objeto de sua escolha. Um serrote, uma plaina, um formão muitas vezes é apenas o necessário pra a criação de alguns artistas da madeira isso requer a persistência, a repetição de ações e principalmente o gosto pela coisa.  
Então mãos a obra, não espere ter um tremendo arsenal de ferramentas para iniciar, com o tempo e o gosto pela arte você terá muitas ferramentas, até mais do que precisará, muitos "marceneiros" são apaixonados por ferramentas e a marcenaria é só uma desculpa para se adquirir e acumular enquanto outros com pouquíssimas ferramentas manuais são verdadeiros artistas nessa arte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário