domingo, 3 de maio de 2020

WoodCentral: restauração de plaina


           First Full Scale Plane Restoration

Primeira Restauração de Plaina em Escala global

por Mark Smith

Encontrei um Stanley 135 (Liberty Bell) em uma loja de antiguidades. Estava em muito, muito mau estado. As peças de metal estavam completamente enferrujadas. Todas as partes foram congeladas juntas. A sola era horrível. Tinha ranhuras desgastadas e estava muito empenada. Seria rock e para trás na diagonal, tanto quanto 1 / 8 ". Comprei-a por US $ 6.
Eu decidi fazer disso um desafio. Estou aposentado há alguns anos. Eu sabia que este era uma plaina   considerada um item barato e de baixa qualidade. Imaginei que, se eu conseguisse fazê-la funcionar, poderia significar que finalmente eu talvez soubesse um pouco sobre o assunto.
Stanley # 135
Tirei a ferrugem com uma roda de arame (percebo que não é a melhor, mas não estou preparada para eletrólise). Libertei as partes móveis com o WD40. Eu afiei a lâmina.

único
Mas a parte mais importante é que tirei as peças de metal e coloquei de cabeça para baixo no banco. Prendi dois pedaços de madeira nas laterais para servir de guia. Usei o número 5 para achatar a sola. Depois colei um pedaço grosso de noz de ¼ "no fundo. Na sola nova, certifiquei-me de manter a boca estreita, era muito larga anteriormente.

aparas após restauração
Realmente funciona muito bem e faz aparas muito agradáveis. É certo que não é tão bom quanto a minha # 4 bem ajustada, mas funciona muito bem.

original em inglês:   http://www.woodcentral.com/cgi-bin/readarticle.pl?dir=handtools&file=articles_585.shtml

para quem quer se aprimorar mais sugiro lerem estes artigos:
1 - https://www.canadianwoodworking.com/tipstechniques/restoring-hand-planes
2 - https://www.woodcraft.com/blog_entries/hand-plane-problem-solver

Nenhum comentário:

Postar um comentário