Junções duplas de encaixe e encaixe
A junta de encaixe e encaixe é fundamental para uma boa madeira. Existem muitas variações de encaixe e encaixe, incluindo o que vou lhe mostrar hoje: o encaixe e encaixe duplo. O conceito é simples. Em vez de termos uma junta gigante de encaixe e encaixe, dividimos em duas.
É mais forte?
Talvez. Para peças mais espessas, como material de 8/4, acredito pessoalmente que um suporte duplo pode ser mais forte do que um suporte único. Minha lógica vem do fato de que o colchão duplo ostenta duas vezes mais a superfície do que o colchão único. E mais área de superfície normalmente equivale a maior resistência. É certo que eu não fiz os testes pessoalmente, então não tenho números para apoiar minha opinião. Se alguém puder recomendar um teste de força articular ao qual possamos fazer referência, não hesite em mencioná-lo nos comentários abaixo.
Comece com o Mortise
Assim como uma junta comum de encaixe e encaixe, eu gosto de começar com o encaixe. Eu uso um roteador com uma guia de borda e um bit de roteador de 3/8 ″ para fazer o trabalho. Fazendo um passe em cada lado do painel, posso produzir encaixes duplos perfeitamente simétricos, cada um exatamente na mesma distância da borda da peça de trabalho.
Usando um pedaço de sucata, faço um encaixe de amostra que começa exatamente como os outros. Mas, para nos ajudar com nossa configuração de espigas, removerei a parte intermediária do material entre as mortises para produzir uma mortise de largura total. Isto é o que usaremos para configurar os cortes externos da face.
The Tenons
Usando a mortise grande, faço marcas no final do quadro que representam onde precisamos cortar as bochechas externas. Também é bom usar um medidor de corte para estabelecer o ombro. Na serra de mesa, eu uso um medidor de esquadria e a guia de corte para cortar o ombro de 3/8 ″ nos quatro lados da peça de trabalho.
Em seguida, usando um gabarito , levanto a lâmina e corto as bochechas. É uma boa ideia intencionalmente deixar o conteúdo um pouco mais gordo. Verifique o encaixe contra o encaixe grande e ajuste o gabarito conforme necessário, escondendo-se no encaixe perfeito. Uma vez estabelecidas as bochechas largas, corte as bochechas curtas também usando a mesma configuração na serra de mesa.
Com o encaixe apoiado em um dos encaixes duplos verdadeiros, marque a localização da parede do encaixe central. Descanse o gabarito de tenon conforme necessário para remover o material do meio, produzindo dois tenons de tamanho igual. Este é outro caso em que você deve ser cauteloso e se aproximar do ajuste. Com toda a probabilidade, você precisará fazer uma pequena limpeza do cinzel após a operação, se quiser que os ombros do seu encaixe se encontrem perfeitamente com a placa de encaixe. Enquanto a configuração inicial leva alguns minutos, você pode agrupar várias dessas juntas em pouco tempo!
Coisas para pensar
Considere usar uma lâmina de dente quadrado. Algumas lâminas de corte apresentam um dente quadrado que resulta em um belo corte quadrado. Lâminas de juntas de caixa e lâminas com uma retificação deliberada de dentes quadrados também são boas escolhas. . Se você precisar usar uma lâmina com chanfros alternados, não é o fim do mundo. Você terá um pouco mais de limpeza com os formões.
Embora eu não tenha mostrado no vídeo, você precisa se preocupar com o problema do encaixe quadrado / mortise. Para obter o ajuste perfeito, você precisará alinhar suas mortises ou arredondar suas espigas. Eu prefiro arredondar os pontos, pois geralmente é mais rápido e permite que eu apare facilmente a quantidade de folga que tenho na articulação.
Credito do original em inglês: TWW The Wood Whisperer tradução do Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário