O QUE É UM ROTEADOR CNC?
Talvez você já tenha participado de um grande show de carpintaria antes e tenha se impressionado com as imensas máquinas industriais CNC (Computer Numeric Control). Folhas completas de compensado deslizam em uma extremidade e peças do gabinete - completas com cortes de marcenaria, furos para pinos de prateleiras, pilotos para parafusos de montagem e até canais decorativos - emergem do outro.
Obviamente, muitas dessas máquinas custam mais do que o lar médio e são quase tão grandes, mas hoje em dia alguns fabricantes estão fabricando máquinas reduzidas, chamadas de roteadores CNC de mesa. Agora, você pode comprar um pacote chave na mão por menos de US $ 3.000, juntar as peças em uma hora ou mais, carregar um programa no seu computador doméstico e, no final do dia, começar a trabalhar em madeira CNC de verdade.
Os roteadores CNC de mesa atuais não podem cortar uma folha de madeira compensada em peças de gabinete, mas podem cortar pequenas peças - frentes de gavetas, por exemplo, ou painéis de portas - completas com cortes em marcenaria, perfis e entalhes decorativos. Eles fresam uma tábua áspera ou texturizam uma tábua lisa para torná-la áspera. Onde eles realmente se destacam é em fazer sinais e entalhes em relevo. Eles são muito fáceis de usar, têm muitas aplicações práticas e são razoavelmente acessíveis.
Como eles funcionam?
Você precisa de um computador e de um programa CAD (Computer-Assisted Design) para executá-los. Normalmente, um roteador CNC de mesa vem com uma versão de um programa de software CAD para que você possa desenhar o que deseja cortar. Em seguida, você alterna para algum tipo de programa do caminho da ferramenta, também fornecido com a máquina. Lá, você seleciona o cortador (ou cortadores) que pretende usar. O software calcula as instruções de corte e o cálculo gera um arquivo que você pode nomear e salvar. Em seguida, prenda a madeira na máquina, instale a broca correta e inicie o processo de roteamento.
A ação de corte acontece automaticamente. Normalmente, são usados bits de roteador padrão, mas podem ser necessários adaptadores especiais para encaixar o bit na pinça. O bit deve estender uma distância precisa além do adaptador ou da pinça. A extensão necessária varia de bit para bit e é especificada no manual da máquina.
Os roteadores CNC cortam nos chamados três eixos ou direções. Para cima e para baixo é a coordenada Z ou o eixo. Pense em esquerda e direita como o eixo Y. Frente e verso podem ser chamados de eixo X. Com uma variedade de bits e um programa de computador trabalhando nessas três direções, o céu é o limite. No entanto, o tamanho geral da base da máquina e a faixa de corte determinarão o tamanho máximo da peça que você pode manipular.
CNC facilita os padrões de corte
Quando se trata de investir em um sistema CNC de mesa, imagine o processo de criação e uso de modelos em uma situação típica de projeto, como contornar a borda inferior do avental de uma mesa. Primeiro, você pode desenhar o contorno à mão livre para determinar a forma desejada ou usar um programa CAD para desenhar o contorno. Em seguida, tente duplicar essa forma em um pedaço de folha e ampliá-la para criar seu modelo. A partir daí, você viu a linha, lixe-a e, se parecer correta, trace a borda em cada peça do avental. Depois de cortar a forma aproximada, você anexa novamente o modelo para rotear o padrão para o tamanho final. Com o CNC, você pode desenhar a forma uma vez no CAD e usar o CNC para cortar diretamente as peças do avental. Não há necessidade de um modelo separado. Sem serrar, lixar e serrar novamente. E se você deseja salvar o modelo para usar novamente no futuro, ele está no disco rígido do seu computador. Não há confusão de modelos de coleta de poeira na loja.
Pode haver vantagens reais e práticas a serem consideradas na incorporação de um sistema CNC de mesa em suas atividades de carpintaria. Você pode economizar tempo, melhorar a precisão e até expandir seu leque de possibilidades criativas com seus projetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário