quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Fica a Dica: • Sweep – 1. the curvature of a gouge,

 Sistema de numeração de goiva: Especiais para esculturas:

escultores usam para indicar suas ferramentas numerando-as (por exemplo, # 1, # 5, # 8 etc). O que exatamente significa o número?

 Existem dois números para cada goiva; a varredura (ou curvatura) e a largura. Uma goiva # 5 descreve a curvatura, 10 mm descreve a largura medida nas pontas da goiva em sua borda. Os números de varredura mais baixos são mais rasos (mais planos) e os números mais altos são mais profundos. Cada varredura pode ter muitas larguras, de 2 mm a 50-60 mm, (1/16 "a 2" +) e aqueles de nós que esculpem relevos e trabalhos arquitetônicos podem ter 3-4 larguras para algumas das varreduras. A largura também pode ser mostrada em polegadas, então um # 5 12 mm é o mesmo que um # 5 1/2 ". Para torná-lo um pouco mais complicado, existem duas séries de varredura, dependendo dos fabricantes, portanto, um # 5 Pfeil não é a mesma varredura de Henry Taylor nº 5. Vários livros de escultura têm mesas de varredura.


Para quem quiser se inteirar mais sobre o assunto e os gráficos de curvaturas, sugiro a pagina de vendas dessas ferramentas:   https://www.woodcraft.com/blog_entries/pfeil-tools-chart

Ainda da Woodcraft, tem esse artigo em inglês, (Parte) que traduzi:

O autor Chris Pye, escrevendo em Woodcarving Tools, Materials & Equipment, relata que a Sheffield List era uma descrição numérica das ferramentas de escultura feitas na década de 1880. Logo se tornou um sistema de nomenclatura padrão reconhecido em toda a Grã-Bretanha. Ainda é prática comercial usar tal catálogo, seja como um todo ou com pequenas variações. Até certo ponto, um sistema semelhante, ou versão dele, é seguido em outros países. 


O sistema de numeração, que será descrito aqui, permitirá que você reconheça com bastante facilidade 'o que é o quê' dentro da ampla gama de ferramentas de escultura disponíveis. Embora isso seja particularmente verdadeiro para as ferramentas feitas na Grã-Bretanha, a lista de Sheffield é geralmente aceita apenas como um guia - ferramentas individuais feitas por diferentes fabricantes podem variar, especialmente em alguns dos formatos mais especializados. Uma empresa também pode adicionar outro número para especificar um atributo adicional da ferramenta, como o comprimento total da lâmina - seja maior ou menor. Por exemplo, uma empresa pode listar um tamanho de ferramenta mais "operário" ou "profissional" ao lado de um tamanho "amador". 


Os sistemas continentais organizam os formatos das ferramentas em grupos, um residindo dentro do outro; essencialmente, é o mesmo que o sistema em que as formas são espalhadas pela página. Muitas pessoas acham o gráfico de dispersão mais fácil de seguir. 


Ao pegar uma ferramenta de escultura, procure um número, normalmente estampado na haste logo além do cabo. Associado a este número estará o nome do fabricante e / ou o logotipo e, às vezes, o local de fabricação. Todos os fabricantes especializados de ferramentas de escultura em madeira na Grã-Bretanha colocam esses detalhes, assim como aqueles de renome no exterior. Na verdade, esta é uma boa primeira verificação da qualidade de uma ferramenta: se a ferramenta não tiver marca, ela é feita à mão individualmente ou o fabricante não achou que valesse a pena reconhecer. O número também aparecerá no catálogo do fabricante e vale a pena ter alguns deles arquivados para comparar formas e tamanhos. 

              The Sheffield List


Poeta misantropo




Nenhum comentário:

Postar um comentário