Carving - Chip Carving, Relief Carving e Power Carving ou simplesmente entalhar é um passatempo gratificante que qualquer um, desde um iniciante a um especialista, pode desfrutar! Há uma variedade de métodos de escultura, bem como de madeiras, para escolher, e saber quais usar depende do projeto em questão. A escultura elétrica é usada principalmente para remover grandes pedaços de madeira e para aqueles indivíduos que não têm força nas mãos para usar ferramentas tradicionais. A escultura em cavaco e relevo refere-se ao estilo usado para remover a madeira. O entalhe em cavacos remove pequenas lascas de uma só vez, enquanto o entalhe em relevo remove a madeira de uma maneira mais delicada com o design em mente. O talho difere do entalhe porque não são usados cinzéis, goivas ou ferramentas elétricas. Usando apenas uma faca e um pedaço de madeira, você pode criar um projeto em questão de minutos, dando gratificação instantânea até mesmo para um iniciante.
O autor Chris Pye, escrevendo em Woodcarving Tools, Materials & Equipment , descreve as partes de uma ferramenta de escultura típica da seguinte maneira:
A lâmina de aço de uma ferramenta de entalhe em madeira é ajustada a um cabo de madeira por sua espiga. Normalmente é bastante simples separá-los. Às vezes, a palavra lâmina se refere a todas as ferramentas, exceto o cabo, às vezes à parte imediata com a lâmina de corte, dependendo do contexto.
A própria alça pode ter uma virola de metal na extremidade da espiga. Outra virola, mais pesada, às vezes é encaixada na outra extremidade, limitando os danos à alça quando ela é atingida com um martelo.
Entre a lâmina propriamente dita e a espiga pode haver um pedaço de metal em forma: o ombro ou almofada. Isso evita que a espiga seja forçada no cabo de madeira e partindo-a.
As lâminas são planas (cinzéis) ou curvas na seção transversal (goivas). Um cinzel plano tem dois chanfros e cada lado parece o mesmo, mas uma goiva terá uma superfície côncava e outra convexa. O lado côncavo é conhecido como interior, face, cavidade, canal ou boca da goiva. A outra, convexa, é a superfície externa, reversa ou posterior.
Os termos 'dentro do canal' e 'fora do canal' referem-se às faces interna e externa de qualquer ferramenta de escultura que as possua; sem especificar uma ferramenta real. Cannel vem por 'cannelure', do francês para um canal, e é usado em contextos arquitetônicos para significar uma flauta. Também está relacionado com a palavra 'canal' e 'canal', o curso de água. A raiz de todas essas palavras é o latim canalis, um tubo ou duto. Embora palavras úteis,
Do ombro vem a haste: que leva às várias formas de lâminas.
Na extremidade de trabalho da ferramenta, um chanfro diminui a espessura do aço na aresta de corte. Também pode haver um chanfro na parte interna da goiva; em outras palavras, pode haver um chanfro interno e um chanfro externo. O canto onde o chanfro encontra a espessura total da lâmina é conhecido como calcanhar.
O talho difere do entalhe porque não são usados cinzéis, goivas ou ferramentas elétricas. Usando apenas uma faca e um pedaço de madeira, você pode criar um projeto em questão de minutos, dando gratificação instantânea até mesmo para um iniciante.
NOTA: Não deixe de ver os artigos nos links que estão no final da pagina, muito interessantes sobre esculpir
https://www.woodcraft.com/pages/carving
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, mais conhecido simplesmente como Michelangelo ou Miguel Ângelo, foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente. Wikipédia
Nascimento: 6 de março de 1475, Caprese Michelangelo, Itália
Falecimento: 18 de fevereiro de 1564, Roma, Itália
Em exibição: Galeria Albertina, Galeria Nacional de Arte, MAIS
Períodos: Alta Renascença, Renascença italiana, Renascimento, Maneirismo
Nome completo: Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni
Estruturas: Basílica de São Pedro, Medici Chapels Palace,
Pais: Francesca di Neri del Miniato di Siena, Ludovico di Leonardo di Buonarotto Simoni
Obras: Teto da capela Cistina, David, Pieta, Juizo fina, entre outros
Saiba mais em: https://www.ebiografia.com/michelangelo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário