o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=htJur75WEWI&feature=emb_logo
o artigo em português:
CANETA GIRANDO 101
Girar um belo implemento de escrita é tão fácil quanto 1-2-3.
Nos dias de hoje com mensagens de texto e e-mails, pode-se supor que as notas manuscritas são coisa do passado, mas as canetas personalizadas são mais populares do que nunca e são super fáceis de fazer. Com um torno, alguns pedaços de madeira e um kit de canetas, qualquer marceneiro que possua habilidades básicas de torneamento pode criar um instrumento de escrita útil e único. Com um pouco de prática, você logo estará produzindo canetas em menos tempo do que leva para ler este artigo.
Nas próximas páginas, vou mostrar o que você precisa para começar, guiá-lo pelo processo de fabricação de canetas e, em seguida, sugerir alguns produtos que podem economizar tempo, estoque e frustração para torneiros iniciantes e experientes. .
Para este exercício, usei um modelo de madeira de oliva atraente, barato e fácil de virar (Woodcraft # 826211A, $ 2,79), emparelhado com um Kit de Caneta Esferográfica Premier Cigar (Woodcraft # 828439, $ 7,25). (Para outras combinações, consulte “Visualização da caneta” na página 51.) As mesmas técnicas podem ser aplicadas a qualquer um dos outros estilos, mas você pode precisar comprar brocas, fresas e buchas adicionais para combinar com o kit.
Começando
Como a figura à direita ilustra, o giro da caneta se resume a girar um cilindro. O corpo, consistindo de um ou mais espaços em branco, é furado e equipado com um cilindro de latão, montado em um torno e então torneado, acabado e montado. Um kit de canetas específico pode ter mais ou menos peças do que as mostradas aqui. As instruções incluídas no kit explicam a seqüência exata de montagem.
Ferramentas
Catálogos inteiros são dedicados a acessórios para a fabricação de canetas, mas se você possui um torno e algumas ferramentas de torneamento, não precisará gastar muito dinheiro para começar. Compare seu arsenal com o Kit de Inicialização da Pen Turner, mostrado à direita. Alguns desses itens não precisam de introdução; você pode ter alguns deles parados em sua loja. Alguns dos itens especiais merecem explicação.
Canetas em branco. Você pode comprar blanks prontos ou serrar o seu próprio. Os torneiros avançados podem fazer canetas de plástico, metal e até mesmo osso, mas, ao começar, opte por madeiras menos exóticas, estáveis e fáceis de trabalhar, como cerejeira, bordo ou nogueira.
Brocas. Os espaços em branco devem ser perfurados para caber no kit. Você pode usar uma boa broca de ponta de brad, mas as brocas do fabricante de canetas são retificadas para fazer orifícios retos e profundos sem entupir. Certifique-se de que sua broca corresponda ao seu kit de canetas. (Para a caneta de charuto, você precisará de uma broca de 10 mm.)
Epóxi. Você precisará de um meio infalível de prender o latão à estrutura. A cola epóxi não é tão rápida quanto a cola de cianoacrilato (CA), mas até que você domine a arte de encaixar o tubo, você apreciará alguns minutos extras de tempo de trabalho.
Pen Mill. Este cortador de duas partes ajuda a garantir barris fáceis de montar e canetas sem espaços. O eixo desliza para dentro do tubo de latão e limpa o cano enquanto a cabeça do aparador alinha as pontas para peças de encaixe perfeito. (Para a caneta de charuto, você precisará de um aparador com haste de 10 mm.)
Mandril e Live Center. Esses dois itens são parceiros para prender a peça bruta ao torno. Insira o mandril no cabeçote, deslize as buchas e ceda no eixo e, em seguida, prenda o conjunto com a porca do mandril. A extremidade livre da haste é ondulada para se ajustar ao centro ativo do contra-ponto. Mandris e centros vivos estão disponíveis com cones Morse nº 1 e nº 2. Compre o tamanho que cabe no seu torno.
Buchas. Esses anéis de metal são montados em ambas as extremidades da placa para fornecer uma indicação de quando parar de girar. (Para este projeto, você precisa do conjunto de buchas # 147161, $ 4,29.)
Acabamento por atrito. Conclua o molde antes que saia do torno. Para criar um acabamento liso como o vidro, basta aplicar, deixar secar e lustrar.
Kit de inicialização da caneta Turner
Caneta girando passo a passo
Passo 1
Desenhe uma linha ao longo de uma face do molde e marque a extremidade da tampa com uma seta para ajudá-lo a realinhar as peças. Usando as medidas dos tubos de latão do kit, corte os espaços em branco em um comprimento aproximado (cerca de 1⁄8 "mais longo do que os tubos).
Em seguida, desenhe um par de linhas que se cruzam nas extremidades de ambos os espaços em branco, de canto a canto, para determinar os pontos centrais. Verifique se a mesa da sua furadeira está perpendicular ao mandril, segure a peça bruta na braçadeira conforme mostrado e fure completamente cada peça bruta. (Para garantir que os espaços em branco se alinhem no meio da caneta acabada, comece os orifícios a partir das extremidades internas.)
Passo 2
Lixe os barris de latão com uma lixa de grão fino. Misture um pequeno lote de epóxi de 5 minutos e cubra a parte externa do tubo de latão. Para garantir uma boa cobertura de cola, gire o tubo ao inseri-lo no espaço em branco. Certifique-se de que ele se encaixa totalmente no espaço em branco. (Para evitar que a cola obstrua o tubo, conecte a extremidade com um pedaço de fita adesiva.)
etapa 3
Depois de dar ao epóxi tempo para curar, eleve as duas extremidades dos espaços em branco. Para fazer isso, lance um moinho de caneta em uma furadeira sem fio. Prenda a placa em um torno de bancada; em seguida, deslize o eixo para dentro do tubo de latão e apare qualquer madeira saliente da extremidade do tubo de latão. (O objetivo é tocar - mas não cortar - o tubo. Se você ouvir com atenção, ouvirá quando o aparador tocar o latão.)
Passo 4
Insira o mandril no cabeçote e, a seguir, prenda a peça bruta entre duas buchas, conforme mostrado. Prenda o conjunto com a contraporca. Finalmente, deslize o contra-ponto e o centro ativo contra a extremidade livre do mandril.
Etapa 5
Ajuste o descanso da ferramenta paralelo e o mais próximo possível do seu trabalho. Gire a tampa com a mão para certificar-se de que ela não toque. Agora ajuste o torno para 1.000 RPM e arredonde a peça bruta com uma goiva de desbaste. Para fazer isso, coloque a goiva perpendicular ao resto, toque o chanfro contra a peça em bruto e levante a alça até que a ferramenta comece a cortar. Gire a alça de forma que a flauta fique voltada na direção do corte.
Depois de girar um cilindro liso, ajuste o torno para 1.500-2.000 RPM e continue moldando a peça bruta. Você tem alguma margem de manobra aqui, mas tome cuidado para não cortar a bucha ou os tubos de latão. (Deixe as pontas das folhas um fio de cabelo maiores que as buchas). Repita o processo de viragem com a segunda peça em branco.
Etapa 6
Prestando atenção à orientação dos grãos da caneta acabada, organize os dois espaços em branco no mandril. Remova o descanso da ferramenta e defina a velocidade para 500 RPM. Começando com pequenas tiras de lixa 150, remova as marcas da ferramenta e molde as extremidades dos espaços em branco às buchas adjacentes. Continue lixando ambos os espaços em branco com grão 600. (Aperte as tiras de lixa, conforme mostrado, de modo que se o abrasivo pegar o trabalho, o papel escorregue de sua mão sem puxar seus dedos.)
Etapa 7
Desligue o torno e aplique uma pequena quantidade de acabamento em um pequeno pedaço de pano ou toalha de papel. Espalhe o esmalte nos barris. Agora ligue o torno e ajuste a velocidade para 1.000 RPM. Trabalhando por baixo, aplique uma pressão uniforme com a almofada ainda úmida. Mova o aplicador de um lado para o outro até que o solvente evapore e a superfície comece a formar um acabamento. Aplique camadas adicionais até atingir o brilho desejado.
Etapa 8
Inspecione os tubos de latão para ter certeza de que estão livres de obstruções que possam impedir a montagem. Organize os anéis e as bandas conforme mostrado na figura da página 47 ou de acordo com as instruções que acompanham seu kit. Agora monte sua caneta. Para evitar rachaduras ou rachaduras ao pressionar as peças uma contra a outra, aplique uma pressão suave e constante. (Se estiver usando um torno de metal, prenda almofadas de madeira ou MDF em ambas as faces para proteger as peças de metal da caneta.)
Gosta de canetas? Aqui estão mais algumas voltas a serem realizadas.
Conforme seu hobby progride de passatempo para paixão (ou profissão), você vai querer considerar alguns itens que podem ajudar a transformar as dores de fazer canetas em prazer. Organizei a lista em ordem de importância. Comece com os do início; economize para alguns no final.
Pen Maker's Bits
Não corra o risco de estragar espaços em branco com bits comuns. Essas brocas especializadas apresentam pontas afiadas para cortar com rapidez e precisão e canais profundos para limpar cavacos. O conjunto de seis peças oferece ampla oportunidade de experimentar diferentes kits de canetas.
Caneta Turners Press
Coloque um deslizamento de caneta no torno, ou a madeira rachada porque uma parte não está perfeitamente alinhada com seu par, e você apreciará o valor de uma impressora dedicada. O mandril de alimentação automática com mola mantém as peças da caneta no lugar enquanto a cabeça de aço sólido fornece a alavanca necessária para montar caneta após caneta com facilidade.
Conjunto Pen Mill
O moinho de duas peças apara e limpa barris, garantindo montagens sem falhas. Você pode comprar os eixos individualmente, mas se planeja fazer alguns tipos diferentes de canetas, faz sentido (e centavos) investir no conjunto de vários eixos desde o início.
Torno autocentrado
Uma morsa autocentrante torna a furação em branco uma operação de definir e esquecer e elimina o risco de estourar um pouco de um lado do vazio. As mandíbulas com fenda em V fornecem um aperto sólido em espaços redondos e quadrados. Além de canetas, o torno é útil para virar rolhas de garrafas, chaveiros, frascos de perfume e muito mais.
Ferramentas de torneamento de metal duro
Torneadores avançados optam por ferramentas com ponta de carboneto porque exigem menos afiação, mas muitos iniciantes começam com elas porque são mais fáceis de dominar. Para usar, basta avançar lentamente o cortador na peça de trabalho e, em seguida, varrer a ferramenta de um lado para o outro.
Ao contrário do seu nome, o mini finalizador de cabeça redonda também é adequado para arredondar espaços em branco e dar forma geral. Equipada com o cortador arredondado R2 (mostrado), a miniferramenta rugosa é realmente útil para o acabamento da peça bruta até a borda da bucha.
Better Blanks
Os blanks exóticos oferecem aos viradores de experiência oportunidades de experimentar novos materiais que produzirão canetas exclusivas e também testar sua técnica. Madeiras laminadas e estampadas requerem ferramentas afiadas e um toque leve. Os blanks acrílicos vêm em inúmeras combinações de cores e podem ser polidos sem acabamento. (Observação: os materiais compostos que contêm pedra ou metal farão picadinho de aço rápido. Você vai querer usar os cortadores de metal duro.)
Acabamentos
As barras HUT são ótimas para iniciantes porque são simples de usar e não contêm solventes. Basta pressionar qualquer um dos palitos contra a caneta giratória para polir pequenos arranhões enquanto derrete o material na madeira para criar um acabamento durável. Os espaços em branco de acrílico não exigem acabamento, mas você precisará de papéis abrasivos superfinos e um polidor de plástico para dar brilho. Turners experientes costumam usar cola CA como acabamento de caneta. Aplique algumas gotas em uma toalha de papel, limpe o branco, deixe a cola curar e então lustre.
Pré-visualização da caneta: Designer de caneta do Woodcraft
Com tantos blanks e kits para escolher, chegar a uma combinação atraente pode ser a parte mais difícil do processo de torneamento. Para economizar tempo e reduzir a frustração de uma incompatibilidade, você pode “ligar” sua caneta online em www.woodcraft.com/createit. O programa de design permite que você misture e combine espaços em branco e kits e visualize mais de 39.000 combinações possíveis. O formato passo a passo torna a experiência tão fácil quanto clicar com o mouse.
o PDF em inglês:
https://www.woodcraft.com/media/W1siZiIsIjIwMTgvMTEvMjAvMDkvNTQvMDcvOTYxLzQ1X1BlblR1cm5pbmdfMy5wZGYiXV0/45-PenTurning-3.pdf
a revista WoodCraft 45:
https://drive.google.com/file/d/1iN-BZSvuViLSbmRVeC2oV6aQu56UxP6c/view
Silvio Santos OMC, nome artístico de Senor Abravanel, é um famoso apresentador de televisão e empresário brasileiro. Possui mais de 60 anos de carreira. Nasceu em Travessa Bemtevi, no bairro da Lapa, na região central da cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil e sede do então Distrito Federal. Wikipédia
Nascimento: 12 de dezembro de 1930 (idade 90 anos), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Nome completo: Senor Abravanel
Filhas: Patrícia Abravanel, Rebeca Abravanel, Silvia Abravanel, Cintia Abravanel, Daniela Beyruti, Renata Abravanel
Cônjuge: Íris Abravanel (desde 1981), Maria Aparecida Vieira Abravanel (de 1962 a 1977)
Netos: Tiago Abravanel, Vivian Abravanel, Pedro Abravanel Faria,
Nenhum comentário:
Postar um comentário