SIMULANDO SEGMENTAÇÃO COM A SERRA tico-tico
Em busca de novas possibilidades para tigelas feitas em torno , descobri duas maneiras diferentes de simular os tipos de segmentação associados às tigelas torneadas.
Ambos os métodos são fáceis de aprender e muito menos exigentes do que as abordagens tradicionais. O primeiro produz tigelas segmentadas com laterais sólidas; o segundo cria segmentação aberta.
Segmentação com Lados Sólidos
Meu método para criar este tipo de tigela elimina a necessidade de cortar muitos pedaços pequenos em ângulos precisos. Em vez disso, ele conta com o corte em pilha, uma técnica de serra circular padrão, para criar a peça em branco.
O básico é simples: dois espaços em branco contrastantes, normalmente entre 1/4 ″ e 1/2 ″ de espessura, são presos com fita dupla-face. Um padrão, consistindo em um círculo dividido em um determinado número de segmentos, é anexado; a circunferência e os segmentos são então cortados no formato adequado.
Uma vez cortados e numerados, segmentos alternativos de cada conjunto são trocados para formar dois círculos multicoloridos. Como todas as peças são cortadas em pilha, os desvios em qualquer peça são compensados por desvios complementares nas peças adjacentes.
Os segmentos são colados em suas bordas para formar dois círculos e lixados levemente assim que a cola endurece. Eles são então colados para formar o espaço em branco.
A placa pode então ser cortada da mesma maneira que qualquer tigela tgorneada, ou anéis cortados dela podem ser usados como elementos decorativos em um projeto de várias placas.
Segmentação Aberta
Foi um desafio projetar uma peça bruta que parecesse uma segmentação aberta quando cortada em anéis, mas a solução acabou sendo bastante simples. A peça em branco é construída a partir de cunhas cortadas em um círculo e então coladas uniformemente em torno de um substrato fino.
Um padrão é fixado ao lado do substrato e os anéis são cortados em ângulos pré-determinados. O processo de corte cria anéis com um padrão regular de fatias e espaços.
Dependendo do tamanho e da finalidade, a tigela pode ser cortada de forma que a espessura da parede permaneça uniforme, ou cortada de forma que a espessura da parede aumente ligeiramente com cada anel sucessivo.
Paredes de espessura uniforme são ideais para tigelas menores, especialmente aquelas que são basicamente decorativas, enquanto aquelas com espessura crescente de parede têm uma superfície de colagem maior - uma consideração para tigelas maiores ou aquelas destinadas para uso regular.
O lixamento de uma tigela segmentada aberta é padrão, com duas exceções notáveis. Em primeiro lugar, deve-se tomar cuidado para não prender a lixadeira nas bordas dos segmentos; as fendas na parte inferior da lixadeira inflável redonda são especialmente vulneráveis. Por esse motivo, uso a menor das duas lixadeiras infláveis: as aberturas em seus abrasivos resistem melhor a entalhes.
Em segundo lugar, a seção central da peça em branco, geralmente usada como base, tem cunhas na parte inferior. Estes devem ser lixados para a peça a ser usada. Se isso não for viável, corte uma nova base da mesma madeira do substrato.
Variações para explorar
Este método versátil de segmentação aberta pode ser usado para tigelas quadradas e onduladas arredondadas tão facilmente quanto para as redondas. Com uma ligeira adaptação do padrão, ele pode até ser usado para fazer tigelas ovais cujos segmentos permanecem com tamanhos uniformes em toda a circunferência.
Depois de dominar o processo de fazer uma tigela rolada básica, é uma transição fácil para variações que ninguém acreditará que foram feitas com uma serra de rolagem.
Artigo original em inglês em : https://www.woodworkersjournal.com/simulating-segmentation-with-the-scroll-saw/
Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde, ou simplesmente Oscar Wilde foi um influente escritor, poeta e dramaturgo irlandês. Depois de escrever de diferentes formas ao longo da década de 1880, tornou-se um dos dramaturgos mais populares de Londres, em 1890. Hoje ele é lembrado por seus epigramas, peças e livros. Wikipédia - 1854 - 1900
Nenhum comentário:
Postar um comentário