domingo, 10 de janeiro de 2021

WoodCentral: Planing or Scraping vs. Sanding

 Um artigo interessante para os torneiros, em inglês e que se pode traduzir como fiz com esse com o documento:   Aplainamento ou raspagem vs. lixamento

Joe em um subúrbio de Cleveland perguntou:

Por que aplainar ou raspar em vez de lixar?

Felix B. liderou as respostas dizendo:

Um amigo meu me disse que pagou $ $ $ no eBay por um mais suave (parecido com o de Norris). Eu perguntei a ele: "por que não lixar a superfície em vez de aplainá-la?"

Ele não disse nada; ele colocou um pedaço de noz preta em um torno e passou por cima com uma lixadeira. Então ele me pediu para olhar e tocar. Parecia bem e parecia bem.

Então ele aplainou a área lixada e me fez olhar e tocar. A diferença foi incrível e a resposta à minha pergunta não precisou de mais explicações.

Dave Wright adicionou:

Na verdade, começo com aplainamento e raspagem, e termino com uma passada rápida de 220 lixamento. O aplainamento remove o material muito mais rápido do que o lixamento e deixa a superfície mais plana, mais lisa e com bordas quadradas mais nítidas no processo. Eu raspo quando o deslocamento dos grãos torna o arrancamento um problema. Planear e raspar, pelo menos no meu nível de especialização, deixa marcas reveladoras que podem ofender alguns. Eu cuido disso com uma passagem rápida de 220 do ROS.

É tudo uma questão de velocidade e precisão, mas também gosto do ambiente de trabalho mais agradável e seguro criado por ferramentas manuais.

Gosto de pensar que aplainar e raspar também é mais barato do que passar por uma lixa descartável, mas na verdade levaria muito tempo para que meus custos de aplainamento, raspagem e afiação excedessem as despesas correntes com lixa.

Outro ponto: não se esqueça de raspas e arquivos. Eu pensei em comprar uma lixadeira de eixo oscilante por anos. Então, um dia, enquanto raspava uma forma curva para alisá-la e lixá-la para alisá-la, percebi que já tinha ferramentas melhores nas mãos. Um conjunto básico de limas e raspas de qualidade, uma adição maravilhosa a uma loja de ferramentas manuais. Com um pouco de prática, eles fornecem superfícies com formas lindas e alisadas que precisam apenas de uma leve lixa à mão antes de serem finalizadas

JL observou:


fotomicrografia da ponta lixada




O lixamento preenche os poros do grão final. O lixamento também lixa as superfícies das fibras laterais e acumula partículas de serragem nas fendas expostas da madeira. Raspar e aplainar deixam uma superfície mais limpa. A fotomicrografia à esquerda mostra um pedaço de grão lateral que foi lixado. Você pode ver as abrasões.





Leia o artigo completo aqui:  

http://www.woodcentral.com/cgi-bin/readarticle.pl?dir=handtools&file=articles_493.shtml


Machado de Assis. Machado de Assis (1839-1908) foi um escritor e poeta brasileiro. Entre suas grandes criações literárias destacam-se: Helena, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Quincas Borba e O Alienista. Foi um dos fundadores e presidente da Academia Brasileira de Letras. Considerado de s é o maior escritor negro de todos os tempos. Wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário