quinta-feira, 4 de março de 2021

Dicas da Revista Fine Woodworking 274 mar-apr-2019


11 Variações Mortise e Tenon

O encaixe e o encaixe testados e comprovados vêm em muitas formas


Imagem do Artigo

Sinopse: Forte e simples, a junta de encaixe e protuberância tem protegido estruturas de madeira há milhares de anos. Aqui está uma visão detalhada desta articulação clássica, da anatomia ao layout e variações interessantes, como haunched, mitre, crenelated e tusk.


A junta de encaixe e encaixe é um dos métodos mais confiáveis ​​para unir peças de madeira de quase todos os tamanhos, configurações e ângulos. A junta existe há milhares de anos e é encontrada em muitas estruturas de madeira antigas em todo o mundo. Certa vez, eu possuí e restaurei uma casa de fazenda do século 18 com estrutura de madeira e fiquei surpreso que ela permaneceu perfeitamente prumo e forte após 200 anos; não se inclinou ou rangeu nem um pouco, tudo graças ao encaixe e encaixe. Se você estiver fazendo uma peça de mobília ou outro projeto que requeira resistência, durabilidade, integridade e boa aparência infalíveis, o encaixe e encaixe confiável é uma ótima escolha - mas qual escolher? Existem muitas variações dessa junta fundamental. Você pode mantê-lo básico ou adicionar um toque adequado ao seu design. Vou te mostrar o básico do encaixe e encaixe, incluindo suas partes e como dimensionar a junta corretamente para seus projetos. Também mostrarei algumas variações divertidas - algumas delas nem precisam de cola.

Espiga única

Assombrado

As espigas assombradas estendem-se até os cantos externos da junta. O quadril aumenta a área de superfície da cola nas bochechas para maior resistência e ajuda a manter o alinhamento da junta. Muitas vezes é usado para ocultar uma ranhura contínua que de outra forma seria visível, como em uma porta com painéis.

Menos ombros

Embora eu prefira encaixes e encaixes com quatro ombros, às vezes é melhor ir com menos. Tome, por exemplo, a espiga de face nua, que é apoiada em apenas um lado. Isso permite que uma espiga mais espessa seja colocada em um estoque grande e espesso, o que pode beneficiar construções de suporte de carga, como mesas de trabalho ou plataformas. Eu usei esta junta ao conectar trilhos a pernas para uma mesa. Uma espiga com apenas dois ombros pode aparecer em carpintarias utilitárias, como cercas e portões. Esta construção acelera o trabalho, mas pode expor uma parte do entalhe no projeto concluído.

Escorregar

Essa junta envolve o corte de entalhes idênticos em ambas as partes da junta e, em seguida, junta-as com uma espiga solta (em vez de integral). Com uma bucha corrediça devidamente ajustada, não há perda de resistência. E a facilidade e rapidez de construção o tornam uma ótima escolha. Costumo escolher um encaixe deslizante quando há ângulos envolvidos, evitando a necessidade de cortar encaixes em ângulo.

Multi-tenons

Gêmeo

Costumo usar essa variação ao conectar um avental ou corrimão a uma perna fina. Ao dobrar as espigas, eu aumento a superfície da cola de grão longo, o que fornece mais resistência.

Com ameias

Uma espiga com ameias não mantém um comprimento uniforme. Em vez disso, ele sobe e desce, como o parapeito de um castelo. Tem o formato deste porque uma espiga longa e larga pode criar paredes fracas na cavilha, fazendo com que se separe da espiga e incentive o movimento da madeira dentro da junta, possivelmente levando à falha da junta. As espigas intermitentes mais curtas preservam a integridade do encaixe. Os encaixes com ameias são frequentemente usados ​​nas extremidades da placa de ensaio, o que ajuda a manter as superfícies das mesas planas.

Espigas especiais

Ombro mitrado

Isso é frequentemente empregado quando há um tratamento decorativo, como um cordão, ao longo da borda interna da moldura para uma construção de painel alto ou plano.

Rosto mitrado

Essa variação possui uma porção fina da face mitra, combinando a resistência de um encaixe e o apelo visual de uma mitra.

Junta de freio

Com esta junta, ambas as metades são abertas, com uma deslizando para a outra. Depois de unida, a conexão é sólida e pode tornar a junta à prova de racks.

Pegged

Esta junta é reforçada com um pino de pequeno diâmetro conduzido através da junta perpendicular à sua face. Por causa da força dos adesivos modernos, os pinos hoje são geralmente decorativos e não são realmente essenciais.

Encaixado através da espiga

Cunhar a extremidade de uma espiga reforça a junta, fechando pequenas lacunas e proporcionando um ajuste perfeito. Com travas, isso também é feito para fins decorativos.

Presa

Uma espiga estendida passa pelo encaixe e, no ponto em que a espiga passa pelo encaixe, é fixada no lugar por um pino ou cunha. Você encontra essa junta em conjuntos que podem ser desmontados e montados novamente.


Veja os artigos, traduzíveis,  que vc poderá ler da revista 274 da FW:    https://www.finewoodworking.com/issue/2019/02/274-mar-apr-2019

Original em inglês:  https://www.finewoodworking.com/2019/02/11/11-mortise-and-tenon-variations







Lúcio Aneu Séneca ou Sêneca foi um filósofo estoico e um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império Romano. Wikipédia

Nascimento: Córdoba, Espanha

Falecimento: 12 de abril de 65 d.C., Roma, Itália

Nome completo: Lucius Annaeus Seneca

Peças: Tiestes, Medeia, Édipo, Agamemnon, Octavia, Fedra

Influenciado por: Platão, Epicuro, Virgílio, Ovídio, Zenão de Cítio,

Saiba mais em:  https://www.ebiografia.com/seneca/


Nenhum comentário:

Postar um comentário