quarta-feira, 3 de março de 2021

Fica a dica: Undercutting

 Rebaixamento - corte de uma borda para aumentar a sensação de alívio ou espessura.

Cortar em volta da barba adiciona sombra e profundidade.

Cortar em volta da barba adiciona sombra e profundidade.

Primeiros passos escultura técnicas para iniciantes

Undercutting

Uma escultura em alto relevo depende de sombras e da ilusão de profundidade. O undercutting ajuda você a conseguir isso e tem o benefício adicional de dobrar a linha da junta por baixo de um elemento, o que permite ocultar juntas imperfeitas e dá ao seu entalhe linhas nítidas.

Eu faço cortes inferiores com uma faca de bancada, mas você pode usar um cinzel reto. Com uma faca de bancada, posso puxá-lo através do corte, mas com um cinzel eu tendo a empurrá-lo. Isso pode levar a problemas mais tarde, quando as fibras comprimidas saltarem e fazerem o corte parecer confuso.

1. Faça o primeiro corte. Posicione a faca de forma que fique quase nivelada com o chão (superfície plana) da escultura. Ele pode ficar inclinado ou um pouco inclinado para baixo, o que é aceitável.




2. Faça o segundo corte. Este corte começa na metade do caminho para cima na lateral da parede e inclina para baixo para encontrar o primeiro corte. Isso faz surgir um pequeno triângulo de madeira.




3. Limpe a junta oculta. Enrole ou dobre um pedaço de lixa e coloque-o no entalhe. Esfregue para frente e para trás para limpar a junta.




4. Adicione mais sombras ao entalhe. Corte a madeira das bordas na parte de trás. Isso dá à peça mais profundidade e esconde os lados cegos da escultura.


credito:  Lora S. Irish
Original em inglês: http://woodcarvingillustrated.com/blog/2017/11/22/undercutting/










Mário de Miranda Quintana foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Mário Quintana fez as primeiras letras em sua cidade natal, mudando-se em 1919 para Porto Alegre, onde estudou no Colégio Militar, publicando ali suas primeiras produções literárias. Trabalhou para a Editora Globo e depois na farmácia paterna. Wikipédia
Nascimento: 30 de julho de 1906, Alegrete, Rio Grande do Sul
Falecimento: 5 de maio de 1994, Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Nome completo: Mário de Miranda Quintana
Pais: Celso de Oliveira Quintana de Miranda, Virginia de Miranda Quintana
Irmãos: Marieta Quintana, Miltom Quintana, Celso Quintana
Saiba mais em:  https://www.ebiografia.com/mario_quintana/

Nenhum comentário:

Postar um comentário