sexta-feira, 26 de março de 2021

e bom saber: escrevendo uma linha paralel

 

Escrevendo uma linha paralela

Uma maneira de traçar uma linha paralela ao redor de uma peça de trabalho é traçar a peça de trabalho com um compasso. Mas se a bússola não for mantida perpendicular à borda da peça de trabalho ou os pontos da bússola estiverem muito próximos, a linha de marcação pode não terminar paralela ao redor da peça de trabalho, como você pode ver em detalhes 'a . '
 


A melhor maneira que encontrei de garantir uma linha paralela em torno de uma peça de trabalho é usar um "escriba de cartolina", como o mostrado no desenho principal e no detalhe 'b'.

O escriba é apenas um pequeno pedaço de cartolina com um furo feito para a ponta de um lápis. Basta perfurar ou posicionar o orifício na distância desejada da linha da peça de trabalho.


Ao usar cartolina em vez de uma bússola, há um ponto de pivô muito maior para fazer contato com a borda da peça de trabalho - o que resulta em uma linha mais uniforme em torno da peça de trabalho.

original em inglês:  http://woodworkingtips.com/etips/etip020510sn.html


+1 = Artigo na revista Finewoorking:
Aprenda um método fácil para desenhar linhas curvas paralelas

Criar uma linha reta paralela é fácil - basta mover a borda reta sobre a largura desejada da peça. Em uma curva de raio uniforme, você apenas ajusta os pontos da bússola ou do compasso e cria uma linha perfeitamente paralela. Nenhum dos métodos funcionará em uma peça que tenha curvas de raio variáveis ​​ou uma peça em forma de S.

Mickey Callahan usa uma ferramenta feita sob encomenda para criar um modelo de lados paralelos para seu modelo de molde de pescoço de ganso, mas você pode usar a ferramenta e a técnica para qualquer tipo de formato. Ele emprega um disco, cujo raio é a mesma distância que a largura desejada do gabarito ou da peça de trabalho. Um prego no centro do disco corre ao longo da borda curva existente, enquanto uma caneta do lado de fora do disco cria uma linha exatamente paralela à curva existente. É simples assim.

linhas curvas paralelas

Clique para ampliar

Serra de fita seu disco. Calcule a largura que você deseja que a peça de trabalho, defina uma bússola para essa distância e desenhe um círculo em cerca de 1/8 de polegada. MDF espesso. Serra de fita fora da linha.

 

linhas curvas paralelas

Clique para ampliar

Suavize a borda. Use um prego no centro do disco para prendê-lo a um pedaço de madeira com a borda pendendo cerca de 2,5 cm. Prenda a sucata na mesa de uma lixadeira de disco e gire-a até que o disco seja lixado até a linha. Prenda a braçadeira e gire o disco para lixá-lo alinhado com a linha em toda a volta.

 

linhas curvas paralelas

Clique para ampliar

Passe o prego ao longo da borda acabada existente do molde e, ao mesmo tempo, segure uma caneta contra a ponta do disco mais distante do prego. Isso criará uma linha perfeitamente paralela.

Credito:   W. Mickey Callahan 
Crédito da foto: Mark Schofield.

original em inglês: https://www.finewoodworking.com/2012/05/31/how-to-get-parallel-lines-on-curved-pieces






Caio Fernando Loureiro de Abreu foi um jornalista, dramaturgo e escritor brasileiro. Apontado como um dos expoentes de sua geração, a obra de Caio Fernando Abreu, escrita num estilo econômico e bem pessoal, fala de sexo, de medo, de morte e, principalmente, de angustiante solidão. Wikipédia
Nascimento: 12 de setembro de 1948, Santiago, Rio Grande do Sul
Falecimento: 25 de fevereiro de 1996, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Formação: UFRGS
Filmes: Aqueles Dois, Onde Andará Dulce Veiga?, Linda, Uma História Horrível, Romance
Irmãos: José Cláudio Abreu, Luiz Felipe Loureiro, Marcia de Jacinto Abreu, Cláudia Abreu
ver mais em:   https://www.ebiografia.com/caio_fernando_abreu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário