O gabarito de ferramenta manual mais simples do mundo
Por que nós, marceneiros modernos, sentimos a necessidade de adicionar sinos e apitos a tudo? Temos gabaritos que levaram mais tempo para construir do que Townsend levou para construir uma secretária. Acho que temos muitas informações e muito tempo em nossas mãos quando você não está preocupado em ficar sem luz para trabalhar e sobreviver ao inverno.
Portanto, culpo minhas conveniências modernas por complicar o que deveria ser o gabarito de marcenaria mais simples do mundo. Em The Joiner and Cabinetmaker , Christopher Schwarz faz uma alusão a um gabarito simples endossado por Robert Wearing em seu Making Woodwork Aids & Devices .
O gabarito é chamado de placa de entalhe e é usado para fornecer suporte à sua peça de trabalho enquanto corta entalhes onde deveriam ser picados: na parte superior da bancada, não no torno. Não me importa o quão forte é o seu torno, quando você pressiona com um cinzel entortante e um macete, a peça irá se deslocar e provavelmente arranhará enquanto se move dentro das mandíbulas do torno. Pessoalmente, acredito que você estressa muito o parafuso e / ou os parafusos de montagem de seu torno ao bater nele assim. O local ideal para picar entalhes à mão é em cima do banco, por cima de uma perna.
A placa de entalhe Wearing é simplesmente isso, uma placa que é fixada em uma morsa na qual você pode prender sua peça de trabalho. Na fabricação de acessórios e dispositivos para marcenaria, a Wearing tem uma placa mais larga com um bloco estreito na parte superior. Parece um pouco com um gancho de banco sem a presilha inferior. Você desliza a peça mais larga no torno de seu rosto e a prende. O bloco desliza na bancada e você pode empurrar a peça de trabalho contra ele e prendê-la no lugar. Agora sua peça está no topo e segura.
Decidi tornar tudo mais fácil e complicado ao mesmo tempo. Peguei um pedaço de Poplar e colei um pedaço de canela do tamanho de uma caneta na parte de trás. Eu compenso a sucata um pouco Agora eu coloco a tábua entalhada no torno da minha perna e a sucata atinge o golpe impedindo-a de cair ainda mais. O deslocamento permite que 3/4 ″ se projete acima do topo da bancada ou, quando girado 180 graus, permite que 1 1/2 ″ se projete acima do topo. Em seguida, corro dois grampos rápidos para ancorar minha peça de trabalho no lugar. Como tenho um torno de perna, meu corte agora está centrado diretamente sobre a perna, proporcionando a superfície mais sólida no banco. Posso virar a placa dependendo se estou entalhando em um estoque mais fino ou trabalhando em uma peça do tipo perna grossa. Este “gabarito” é rápido de usar e realmente faz uma grande diferença quando você não está perseguindo a prancha no topo.
Original em inglês: https://www.renaissancewoodworker.com/the-worlds-simplest-hand-tool-jig/
Nenhum comentário:
Postar um comentário