Como usar um formão de madeira
Dicas para afiar e usar o formão/cizel, uma das ferramentas básicas do carpinteiro.
Noções básicas de formão/cinzel de madeira
Você pode não precisar de um com frequência, mas
quando chega a hora de abrir um recesso para uma dobradiça ou placa de impacto, nada se compara a um formão afiado. Mostraremos técnicas básicas de cinzelamento e dicas de afiação para que você esteja pronto para qualquer tarefa de formão com um conjunto de formão para carpintaria.
Comece com uma nova afiada 3/4 pol. formão para uso geral. (Mantenha seu formãpl velho e sem graça à mão para tarefas como cortar pregos ou raspagem de calafetagem.) Compre um com cabo de plástico resistente a impactos. Você pode bater neles com um martelo sem danificá-los. Formão de boa qualidade não custa muito e, se você tiver um pouco de dinheiro extra, compre três - 1/2 pol. E 3/4 pol. e 1 pol. - para um bom conjunto inicial.
Mesmo os novos formões precisam de ser afiados. Faça o polimento das marcas da máquina a partir dos primeiros 1 pol. Da parte de trás do formão e afie um chanfro na face. Coloque seus formões em uma meia ou um rolo de tela especial entre os usos para proteger a borda cortante.
Técnica 1: cortes mortise
Comece recessos ou entalhes delineando a área com uma faca afiada ou fazendo uma série de cortes rasos com o formão perpendiculares à superfície. Pule esta etapa e você corre o risco de lascar a madeira fora do encaixe. Em seguida, remova as fatias finas batendo no formão com um martelo, com o lado chanfrado para baixo como na Foto 1, para esculpir a madeira dentro do perímetro.
Ups!
O cinzelamento com o grão às vezes pode ter resultados desastrosos. Se o grão penetrar mais fundo na madeira, ele direcionará o formão muito fundo. Pare e cinzele na direção oposta se sentir que isso está acontecendo.
Técnica 2: corte de desbaste
Se a reentrância estiver aberta de um lado, como um encaixe de dobradiça, alise o fundo aparando fatias finas com a parte de trás, lado desnivelado do formão mantido plano na madeira (Foto 2).
Em geral, ao fazer a barba em um pedaço de madeira, coloque o chanfro para baixo (Foto 1). Quando estiver aplainando um corte e tenha acesso pela lateral, vire o bisel para cima e segure a parte de trás do formãol firmemente na superfície (Fotos 2 e 5)
Técnica 3: corte de corte
Coloque o formão ao lado de uma das pontas cortadas e golpeie-o com força com um martelo para remover a madeira dos entalhes. Este não é um bom trabalho; o corte ficará oculto por outra placa.
Técnica 4: cortar e cortar
Faça um cinzel para fora os dadoes e outras juntas mais precisas um pouco de cada vez com uma série de cortes superficiais em vez de cravar o formão muito fundo (Foto 4). Use um martelo ou malho para trabalhos ásperos ou pressione com a palma da mão para tarefas de corte mais leves ou cortes mais finos.
Técnica 5: raspagem
A raspagem requer uma borda afiada e perfeitamente plana. A ponta do formão deve raspar de forma limpa, sem deixar marcas de riscos na madeira.
Fundamentos de afiação de conjunto de formão/cinzel para carpintaria
Os formões/ cinzéis velhos com pontas cortadas ou arredondadas precisarão ser remodelados. Use uma lixadeira ou esmerilhadeira para remover entalhes e moldar o formão em um ângulo de 25 graus. Se estiver usando um moedor, mergulhe o formão na água a cada dois ou três segundos para evitar que a ponta superaqueça e fique azul. Se isso acontecer, o formão não aguentará a aresta por muito tempo.
Em seguida, faça o polimento da parte de trás do formão deixando perfeitamente plana contra o papel. Para todos os tipos de nitidez, uma boa progressão de papel é 120, 220, 400 e 600 grãos
Finalmente, defina o guia de brunimento para segurar formão em um ângulo de 30 graus para criar um "bisel secundário" e passe pelos grãos, começando em 220. Cole levemente a lixa úmida / seca com adesivo em spray em um pedaço de 1/4 -no. vidro com bordas suavizadas. Role o formão para frente e para trás sobre a lixa até que se forme uma rebarba na parte de trás da lâmina. Vire o formão e alise-o na lixa para remover a rebarba. Em seguida, mude para um papel de grão mais fino e repita o processo.
original em inglês: https://www.familyhandyman.com/project/how-to-use-a-wood-chisel/
Epiteto ou Epicteto foi um filósofo grego estoico que viveu a maior parte de sua vida em Roma, como escravo a serviço de Epafrodito, o cruel secretário de Nero que, segundo a tradição, uma vez lhe quebrou uma perna. Apesar de sua condição, conseguiu assistir às preleções do famoso estoico Caio Musônio Rufo. Wikipédia
Nascimento: Pamukkale, Turquia
Falecimento: 135 d.C., Nicópolis, Grécia
Morte: 138; Nicópolis
Movimento estético: estoicismo
Influenciado por: Sócrates, Zenão de Cítio, Diógenes de Sinope,
Saiba mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Epiteto
Nenhum comentário:
Postar um comentário