segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Fique por dentro: parafusos ou pregos

 

Pregos ou parafusos?



Você tem um projeto de fim de semana que envolve trabalhar com madeira. Talvez você esteja construindo uma plataforma de levantamento de peso, uma bancada de trabalho ou uma mesa de jantar. 

Seja qual for o seu projeto DIY, é provável que surja uma pergunta: você deve usar pregos ou parafusos para prender os pedaços de madeira uns aos outros?

Como a maioria das coisas na vida e no artesanato, isso depende. 



A seguir, apresentamos as considerações que respondem a uma pergunta que tem crivado a mente de muitos homens enquanto caminham pelos corredores da Home Depot.

Compreendendo a força de preensão e a força de cisalhamento

Para saber quando usar pregos ou parafusos, primeiro você precisa entender a diferença entre a força de preensão e a força de cisalhamento.


A força de preensão é a capacidade de um fixador de unir a madeira. Normalmente, você deseja muita força de preensão quando a força é aplicada verticalmente em um fixador e nos pedaços de madeira que ele está prendendo. O melhor exemplo disso é o deck. Quando você anda em um deck, você está aplicando força vertical nas pranchas e vigas do deck. Você quer que eles fiquem bem juntos para que não se separem. 


A resistência ao cisalhamento é a quantidade de força que um fixador pode suportar nas laterais. Usando nosso exemplo de deck, um fixador usado para conectar a trave à estrutura do deck sofreria força de cisalhamento, então você gostaria de usar um com muita resistência ao cisalhamento. 

Parafusos para força de preensão; Pregos para resistência ao cisalhamento

Os parafusos são realmente muito frágeis em comparação com os pregos. Se você aplicar força de cisalhamento suficiente na lateral de um parafuso, ele se encaixará. Você pode já ter visto uma cabeça de parafuso estourar ao cravar um na madeira. Portanto, os parafusos não têm muita resistência ao cisalhamento.

Embora os parafusos não tenham muita resistência ao cisalhamento, eles fornecem muita aderência e resistência à tração. Os parafusos manterão a madeira unida quando confrontada com a força vertical e não quebrarão quando muita força vertical for aplicada a eles. 

As unhas são capazes de dobrar sob pressão e raramente quebram quando submetidas à força de cisalhamento. Eles têm muita resistência ao cisalhamento. Mas eles não têm muita aderência ou resistência à tração. 

Portanto, com isso em mente, quando você tem um projeto em que o peso ou a gravidade incide sobre o fixador, um parafuso é sua melhor opção. Este cenário será o mais comum em seus projetos DIY; a plataforma de levantamento de peso, a bancada de trabalho e a mesa mencionadas acima são exemplos de vezes em que você usa parafusos para prender a madeira. Se o fixador suportar mais movimento lateral, um prego é a melhor escolha. E, claro, às vezes você usa os dois; ao construir um cavalete , você usaria parafusos para a seção da viga em I e, em seguida, pregos para prender as pernas nele. 

Não se esqueça do contexto

Embora os parafusos sejam melhores fixadores quando a força de preensão é necessária e os pregos sejam os melhores fixadores para quando a força de cisalhamento é necessária, qualquer um deles funcionará na maioria das situações. 

Mesmo construtores experientes usarão parafusos quando um prego teria sido melhor, simplesmente porque é mais fácil remover um parafuso em caso de bagunça. Você acabou de girar sua furadeira para trás. Tirar um prego é mais difícil. 

Às vezes, eles usam um prego mesmo quando um parafuso seria a melhor opção por questões estéticas. Os pregos, principalmente os pregos pequenos, não deixam marcas na madeira depois de pregados. 

Você deve considerar seu contexto, usar seu conhecimento ou sabedoria prática e escolher a melhor opção. Com a experiência, você aprenderá quando é melhor usar pregos ou parafusos ou quando isso não importa tanto.

 Tradução do inglês para o português pelo Blog

Original em inglês  e créditos: https://www.artofmanliness.com/articles/nails-or-screws/




Quem é Wesley D’Amico e qual sua formação acadêmica?

Sempre me pego com isso, Quem sou, o que sei e ainda o que tornarei, do que sou capaz, tenho 40 anos, e não sei quem sou, fui construído pela experiência que  meus pais tiveram, e me ensinaram, mas o mundo mudou muito, esta tudo mais fácil, porem muitos não aproveitam, eu procuro aproveitar o máximo das coisas e retirar tudo que ela pode oferecer, e ainda estudar porque isso acontece, sou criativo, aos 5 anos desmontava meus brinquedos para ver como funciona, e criava outras coisas com as peças, sou sonhador, quero desistir todos os dias, continuar é dolorido, mas algo dentro de mim não me deixa parar, não tenho formação pois meus pais não tem condições para financiar estudos, e ate hoje ainda divido minha vida com a mecânica, sou mecânico de carros, preciso do dinheiro da mecânica para financiar a arte, pois a mesma não vende.

Como a arte foi descoberta em sua vida? E o que ela representa para você?

Nunca imaginei ser um artista, ela entrou na minha vida por um milagre, Deus quis que Eu fosse o que sou hoje, vou contar melhor em um texto que deixo em anexo, a arte representa para mim uma vida, pois eu tinha uma vida preto e branco da GRAXA, isso mesmo, graxa e não graça de DEUS, agora tenho uma vida e uma vida colorida.

A arte deve ser sempre reinventada?

Não, só reinventei a minha porque as primeiras não vendia, as segundas reinvenções também não e assim por diante, acho que quando eu vender ai paro de reinventar. Mas esta no sangue a criatividade, vejo em algo simples e jogado em um canto morto, algo que pode ser visto, então estarei sempre me reinventando.

Saiba mais em:  https://culturaalternativa.com.br/wesley-damico-um-artista-e-suas-multiplas-artes/




Nenhum comentário:

Postar um comentário