Guia de afiação
Eu uso uma lixa para afiar meus cinzéis. Ao "lixar" o chanfro da lâmina de forma plana e lisa, ele produz uma borda afiada em apenas alguns minutos.
O problema é segurar o cinzel em um ângulo consistente enquanto você afia. Para fazer isso, prendo o cinzel a um guia de afiação simples (veja a foto).
Como você pode ver no desenho à direita, a guia começa como um par de blocos de suporte em forma de cunha que seguram o topo em um ângulo de 25 °. Para ajustar o cinzel (e evitar que se mova), ele fica encostado em uma trava de madeira colada em um corte na parte superior.
Para montar a guia, coloque o cinzel contra a presilha e deslize-o para baixo até que o chanfro esteja apoiado em uma superfície plana (não na lixa). Em seguida, prenda o cinzel no lugar e "esfregue" para frente e para trás na lixa. Nota: Eu começo com uma lixa 180 e prossigo até 400.
Tenha um bom fim de semana,
Tradução do Blog
Original em inglês e créditos: http://woodworkingtips.com/etips/etip021004sn.html
Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro. É autor de vários livros, entre os quais Por que Fazemos o que Fazemos?, em que analisa a vida profissional na contemporaneidade. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo no governo de Luiza Erundina. Wikipédia
Nascimento: 5 de março de 1954 (idade 67 anos), Londrina, Paraná
Alma mater: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Ocupação: filósofo; escritor; professor de teologia
Formação: PUC-SP - Campus Monte Alegre (Perdizes), MAIS
Pais: Antonio Cortella, Emília Gonçalves Cortella
Saiba mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mario_Sergio_Cortella
Nenhum comentário:
Postar um comentário