segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Fique por dentro: Produtos em folha

 

PRODUTOS EM FOLHA: FLAT-OUT GREAT

A madeira compensada - uma folha plana construída com várias camadas mais finas de madeira coladas entre si ao longo dos grãos - existe desde os antigos egípcios e gregos. Ele resolve problemas de movimentação de madeira para nós agora, e claramente isso também era um problema para seus construtores.

Nas marcenarias hobby e profissionais de hoje, o compensado e outras folhas são um produto muito útil, econômico e quase essencial para resolver uma variedade de desafios de construção.

O estoque de folhas, como MDF ou núcleo laminado coberto com um folheado de madeira dura, é onipresente nos armários modernos. Também encontramos laterais, fundos e tampos de compensado usados ​​para fazer instrumentos de corda baratos. Contraplacado fino e liso é uma base comum para todos os tipos de piso. E o compensado CDX usado no exterior da construção de uma casa é o melhor revestimento que você pode encontrar. O escopo do uso do estoque de folhas é bastante surpreendente. Mas e para nós, construtores de lojas?

Na Home Shop

Secretária confeccionada com painéis de contraplacado e folheado
Móveis de design moderno costumam usar bordas de compensado expostas como um toque atraente. Esta mesa é feita de compensado de bétula do Báltico e coberta com folheado de nogueira preta sensível à pressão.

Como a maioria dos marceneiros sabe, o estoque de folhas fornece um material largo e longo que não é realmente afetado pelo movimento sazonal da madeira em madeiras maciças. Um ditado comum dos marceneiros é: “As únicas coisas na vida que você não pode evitar são a morte, os impostos e o movimento da madeira”. A advertência é: "Exceto com madeira compensada".

Devido à sua construção laminada de fibras cruzadas, a expansão e a contração das fibras de madeira do compensado são limitadas. É por isso que é tão útil na criação de móveis e armários para trabalhos de gabinete. Se você está construindo uma grande caixa, o estoque de folhas é seu amigo. Mas que amigo você deve escolher para qual tarefa?

Se você está construindo móveis de construção civil, o compensado com núcleo laminado com uma espécie de madeira nobre que irá combinar com seus componentes de madeira sólida é o caminho a percorrer. MDF revestido com folheado de madeira ou núcleo de madeira são adequados para a tarefa, mas são muito mais pesados. Sua principal vantagem é que os parafusos e outros fixadores se prendem às bordas com mais força do que o núcleo folheado. Use as notas A / A ou A / B para obter os melhores resultados. Se você estiver pintando seu trabalho, o grau B / B em um compensado coberto de bétula ou outra espécie de granulação compacta é uma ótima escolha.

A cobertura das bordas expostas da folha pode ser feita colando tiras de madeira maciça que combinem com o folheado da superfície. Você também pode obter fita folheada “iron-on” em muitas espécies que é rápida e fácil de aplicar, mas é um pouco menos durável do que a madeira maciça.

Em móveis de estilo moderno, as bordas expostas de compensado com núcleo laminado são um elemento de design desejável. A bétula do Báltico e sua prima, ApplePly®, têm lâminas finas coladas sem lacunas. Eles são os materiais essenciais para esse tipo de construção.

Um bom acobertamento

Armário de madeira compensada e gavetas revestidas com verniz
O contraplacado coberto com folheado de madeira dura é o material indispensável para a construção de gabinetes. As bordas devem ser cobertas por uma espécie de madeira correspondente para melhores resultados.

Uma grande vantagem da estabilidade dimensional da folha de papel é que ela é um ótimo substrato para estratificação. Você pode cobrir esses projetos com qualquer espécie de verniz que desejar - um uso muito econômico de espécies sofisticadas. O MDF é frequentemente preferido para um substrato de verniz, pois sua superfície lisa é ideal para obter uma camada de verniz perfeita.

O folheado vem em muitas variedades de espécies, padrões de figuras e opções de produtos - madeira maciça, papel, peel-and-stick - que adicionam opções ilimitadas para a criatividade. E o fato de que o núcleo permanecerá plano permite que o designer / construtor ignore os limites dos móveis de madeira maciça. Alguns dos móveis mais lindos e caros do mundo são feitos com folhas revestidas de verniz.

Trabalha duro

Prateleiras são outro grande uso de madeira compensada. Você pode fazer prateleiras de larguras e comprimentos diferentes sem ter que colar tábuas estreitas. Para prateleiras de utilidades, você nem precisa cobrir as bordas - basta lixá-las bem. MDF ou aglomerado podem funcionar para prateleiras mais curtas, mas qualquer coisa acima de 24 ″ de comprimento não suportado cederá. As prateleiras de compensado com núcleo laminado de até 36 ″ permanecerão planas em uso normal sem um suporte central. Se for mais longo do que isso, cole reforços de madeira dura com reelhe na frente e atrás, e você pode ir muito mais longe, até 6 pés ou mais. Apoios adicionais ainda são aconselháveis.

Os níveis de qualidade variam

Mesa de cabeceira de MDF revestida a verniz
Esta mesa de cabeceira é feita de MDF revestida a folheado - neste caso, folheado a carvalho branco quartersawn.

A qualidade do compensado pode variar, mas nem tanto com o MDF. Alguns compensados ​​com cobertura de madeira têm um verniz incrivelmente fino. Vazios internos e remendos 

“telegrafados” devem ser evitados. Infelizmente, a qualidade costuma ser difícil de determinar. Mas se o verniz da superfície parecer muito fino para você, provavelmente é. A compra de chapas de um fornecedor confiável é um bom passo em direção ao controle de qualidade. A qualidade de “loja grande” será um sucesso e um fracasso.
Originial em inglês: https://www.woodworkersjournal.com/sheet-goods-flat-out-great/






Jean-Paul Charles Aymard Sartre foi um filósofo, escritor e crítico francês, conhecido como representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra. Wikipédi

Nascimento: 21 de junho de 1905, Paris, França

Falecimento: 15 de abril de 1980, Paris, França

Filmes: Os Amantes do Café Flore, Freud, Além da Alma, No Exit,

Filhas: Arlette Elkaïm-Sartre

Pais: Jean-Baptiste Sartre, Anne-Marie Schweitzer

Saiba mais em:   https://www.ebiografia.com/jean_paul_sartre/



Nenhum comentário:

Postar um comentário