A oscilação de um arco é a solução para muitos problemas de layout e construção.Se você acha que uma bússola serve apenas para desenhar círculos, pense novamente. Este dispositivo simples e barato pode dividir quase tudo em seções precisas e iguais, construir polígonos complexos e encontrar as configurações precisas para fazer mitras em qualquer ângulo. A maioria dos marceneiros possui ou tem acesso a essa ferramenta incrivelmente poderosa de layout, design e solução de problemas - mas eles não percebem suas capacidades.
Pegue sua bússola de sua caixa de ferramentas e jogue junto. Se precisar, peça um emprestado ao aluno da escola primária mais próximo ou compre um barato. Quando você chegar ao final deste artigo, provavelmente vai querer um bom artigo. No mínimo, você terá um novo respeito por este dispositivo simples.
As pessoas costumam recorrer aos números quando não precisam, e isso pode atrasá-las ou causar frustração. Onde uma bússola realmente brilha é dividir as coisas ao meio. Muitas construções geométricas são baseadas em dois pontos que estão à mesma distância de outra coisa. O importante é a igualdade, não a medição real.
Apesar do que você possa ter pensado no ensino médio, a geometria é útil, relevante e fortalecedora. Vamos começar com uma linha reta de qualquer comprimento. Fixe a ponta da bússola em uma extremidade da linha e defina a outra extremidade em qualquer lugar além do ponto médio. Não importa o quão longe. Não se preocupe com isso; basta definir a distância a olho e fazer um arco acima e abaixo da linha original. Sem alterar as configurações, fixe a ponta da bússola na outra extremidade da linha e balance os arcos acima e abaixo a partir daí.
As interseções dos arcos estão a distâncias iguais de cada extremidade da linha e quando você usa uma régua para desenhar de uma interseção a outra, a nova linha cruza a linha original exatamente no ponto médio. Melhor ainda, está em um ângulo reto em relação ao original.
Cole a ponta da bússola na intersecção das duas linhas e redefina a distância para colocar a grafite no final da linha original. Agora balance um arco através da linha perpendicular. Conecte essa interseção com o final da primeira linha e você acaba de desenhar um ângulo perfeito de 45 °.
As interseções dos arcos estão a distâncias iguais de cada extremidade da linha e quando você usa uma régua para desenhar de uma interseção a outra, a nova linha cruza a linha original exatamente no ponto médio. Melhor ainda, está em um ângulo reto em relação ao original.
Cole a ponta da bússola na intersecção das duas linhas e redefina a distância para colocar a grafite no final da linha original. Agora balance um arco através da linha perpendicular. Conecte essa interseção com o final da primeira linha e você acaba de desenhar um ângulo perfeito de 45 °.
Sem alterar a configuração da bússola, balance os arcos das extremidades da linha de 45 ° para que eles se cruzem. Pegue a régua e conecte essa interseção com as extremidades da linha angular. Uma linha é paralela à primeira linha e a outra é paralela à linha perpendicular. O resultado é um quadrado perfeito.
Polígonos por bússola
Se você precisar fazer um triângulo equilátero, defina a distância entre os pontos da bússola para o comprimento de um lado. Desenhe uma linha com esse comprimento e, de cada extremidade, balance os arcos que se cruzam acima da linha. Conecte os pontos para fazer o triângulo
Para criar um hexágono, primeiro desenhe um círculo e, sem alterar a configuração da bússola, defina o ponto da bússola em qualquer lugar do perímetro. Contorne o perímetro e conecte as interseções com linhas para fazer um hexágono. Se você recuar dos pontos do perímetro do hexágono até o centro do círculo, criará seis triângulos equiláteros junto com uma explicação visual de como (e por que) esse método funciona.
Você pode cortar facilmente os cantos de um quadrado e transformá-lo em um octógono perfeito. Encontre o centro desenhando linhas diagonais de canto a canto. Onde essas linhas se cruzam é o centro exato do quadrado. Fixe a ponta da bússola em um canto e coloque a guia no ponto central. Balance dois arcos de cada canto para cruzar com cada linha horizontal e vertical. Conecte esses pontos e você terá um octógono.
Se você quiser fazer uma moldura de esquadria em qualquer uma dessas formas, poderá determinar os ângulos de corte usando o método descrito no artigo, mas um método ainda mais fácil é desenhar linhas paralelas à forma. Este método também funciona se você quiser esquadrar duas peças de larguras diferentes. Desenhe de ponta a ponta e ajuste seu medidor de bisel ao desenho. Use isso para configurar o corte e não se preocupe com quantos graus existem em cada ângulo.
Duas maneiras de um ângulo perfeito
Além de dividir as linhas exatamente pela metade, você também pode usar a bússola para dividir os ângulos ao meio. Este será um salva-vidas quando você precisar esquadrar um canto maluco.
Para praticar, desenhe duas linhas de um único ponto em qualquer ângulo. Defina sua bússola para qualquer distância razoável e balance arcos da interseção entre as duas linhas para cruzar cada linha. Mova o ponto da bússola para cada interseção e gire os arcos na abertura entre as linhas. Desenhe uma linha do ponto onde os arcos se encontram até a interseção das duas linhas.
Isso divide o ângulo em duas partes iguais, e o ângulo desenhado pode ser usado para definir o medidor de bisel. Seu medidor de bisel, por sua vez, ajusta a serra para fazer os cortes e para verificar os cortes depois de feitos. Uma solução simples, nenhum número foi usado e nenhuma célula cerebral foi danificada no processo.
vídeo legendado inglês. traduzível:
https://www.youtube.com/watch?v=Q-DzPquYYQE
Tradução e executado pelo Blog
Original em inglês em: https://www.popularwoodworking.com/techniques/use-a-compass-for-layout
Hipátia ou Hipácia foi uma filósofa neoplatônica grega do Egito Romano. Foi a primeira mulher documentada como tendo sido matemática. Como chefe da escola platônica em Alexandria, também lecionou filosofia e astronomia. Wikipédia
Nascimento: 360 d.C., Alexandria, Egito
Falecimento: março de 415 d.C., Alexandria, Egito
Pais: Téon de Alexandria
Morte: 8 de março de 415; Alexandria, Egito
Escola/tradição: Neoplatonismo
Ideias notáveis: Lógica, Matemática
Ocupação: Filósofa e Professora
Saiba mais em:
https://www.ebiografia.com/hipatia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário