As 10 regras de segurança que todo marceneiro deve saber
O trabalho em madeira está entre um dos passatempos mais seguros e divertidos que você pode praticar, desde que siga um conjunto de regras de segurança rudimentares e fáceis de seguir. Essas regras de segurança para marcenaria são projetadas para serem fáceis de lembrar e, na maioria das vezes, são de bom senso. Dito isto, o não cumprimento das regras de segurança pode causar ferimentos graves. A oficina não é o lugar para ser descuidado. É o lugar para aprender e adotar bons hábitos de segurança no trabalho que, por sua vez, tornarão o trabalho com madeira mais divertido e agradável.
1. Sempre use equipamentos de segurança
Isso pode parecer um tipo de regra de bom senso, mas é importante lembrar. Durante o uso de ferramentas elétricas barulhentas, como roteadores e aplainadoras de superfície, o uso de proteção para os ouvidos é uma vantagem notável. Da mesma forma, use luvas de látex ao aplicar acabamentos. NUNCA ESTEJA SEM OS SEUS ÓCULOS DE SEGURANÇA. Essa deve ser a primeira coisa a buscar ao entrar na loja.
2. Use as roupas certas
O problema de usar roupas largas ou soltas é a chance muito alta de que uma parte delas fique presa na cabeça de corte ou na lâmina de serra. Por isso, procure sempre usar roupas que combinem melhor com o ambiente de marcenaria, mas também que o protejam. Além disso, certifique-se sempre de que todas as joias ou metais pendurados, como correntes ou pulseiras, sejam removidos antes de iniciar o trabalho.
3. Evite usar qualquer coisa que possa prejudicar seu tempo de reação e julgamento
É como quando você está dirigindo um carro: você quer ficar fora dos armários de álcool e drogas para evitar acidentes. Na marcenaria, os perigos são ainda maiores ao usar inadvertidamente a ferramenta errada porque você está fora de si para ver o que está fazendo de errado. NUNCA misture álcool com o trabalho, mesmo que seja apenas uma cerveja… ou dez.
4. Desconecte a alimentação
Sempre lembre-se de desconectar a fonte de alimentação antes de trocar as lâminas ou bits em suas ferramentas elétricas. Além de garantir que a chave está desligada, certifique-se de que não haja eletricidade sendo alimentada para a ferramenta, uma vez que a chave pode funcionar mal e / ou acidentalmente ser ligada.
5. Use um único cabo de extensão O
uso de um cabo de extensão resistente para todas as ferramentas elétricas garantirá que você desligue cada ferramenta. Muitos cabos podem ser confusos e causar tropeços.
6. Nunca use lâminas e brocas rombas
Embora isso possa parecer óbvio, visto como uma ferramenta de corte cega pode ser perigosa. Ferramentas sem brilho precisarão ser feitas para trabalhar mais no corte e, como resultado, podem emperrar ou retroceder. Lâminas e pontas afiadas também garantem cortes mais limpos.
7. Verifique se há metal existente no estoque
Antes de serrar ou fazer um corte, certifique-se de que o pedaço de estoque não tenha pregos, parafusos ou outras peças de metal alojados nele. Lâminas giratórias e pregos (e outras peças de metal) não se misturam bem, causando danos ao estoque e à cabeça de corte. Também pode fazer com que o estoque retroceda e cause ferimentos, portanto, sempre certifique-se (ou use um detector de metais para garantir para você) que o estoque está limpo.
8. Trabalhe contra o cortador A
maioria das ferramentas elétricas é construída de forma que a direção em que um pedaço de madeira se move através da ferramenta é a direção oposta do movimento da cabeça de corte. Portanto, você precisa se certificar de que a lâmina ou a broca da tupia cortam contra o movimento da madeira, e não com ela.
9. Nunca alcance uma lâmina em movimento
Sempre espere até que uma lâmina giratória pare de se mover antes de tentar remover resíduos ou cortes etc. Ou para estar no lado extremamente seguro, remova os resíduos usando um bastão ou pedaço de sucata para garantir um mau funcionamento inadvertido do interruptor da ferramenta elétrica , não se torna mortal.
10. Minimize as distrações Ao lidar com as distrações, você quer ter certeza de terminar o que estava fazendo (terminar um corte, especialmente ao trabalhar com uma ferramenta elétrica) antes de voltar sua atenção para outro lugar.
Credito: woodworkweb - original em inglês:
https://www.woodworkweb.com/woodwork-topics/woodworking-safety/262-the-10-safety-rules-every-woodworker-needs-to-know.html
Augusto Jorge Cury é um psiquiatra, professor e escritor brasileiro. Augusto é autor da Teoria da Inteligência Multifocal e seus livros foram publicados em mais de 70 países, com mais de 25 milhões de livros vendidos somente no Brasil. Wikipédia
Nascimento: 2 de outubro de 1958 (idade 62 anos), Colina, São Paulo
Cônjuge: Suleima Cabrera Farhate Cury
Nome completo: Augusto Jorge Cury
Filhas: Carol Cury, Camila Cury, Cláudia Cury
Formação: FAMERP, Florida Christian University
Irmãos: Salem Cury
Saiba mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_Cury
Nenhum comentário:
Postar um comentário