Um carpinteiro de longa data compartilha um truque de reparo para esconder os erros cometidos por aprendizes desajeitados.
Por mais de 30 anos fui um carpinteiro itinerante encarregado da instalação de marcenaria e marcenaria arquitetônica de alta qualidade. Minhas atribuições de trabalho às vezes eram pequenas, exigindo apenas oito ou 10 carpinteiros e, às vezes, 40 ou mais homens.
Esta foi a parte boa do trabalho, porque nunca foi a mesma coisa!
No entanto, a cada novo trabalho havia um novo local. Isso foi ruim. Cada trabalho exigia um novo grupo de carpinteiros, muitos dos quais não tinham experiência no nível de habilidade necessário. Você adivinhou – como resultado da inexperiência de alguns dos trabalhadores, muitos erros foram cometidos, incluindo fazer os furos para as ferragens da porta no lugar errado.
A maneira normal de fazer reparos no campo é tapar a área danificada com um pouco de madeira e, em seguida, fazer com que um finalizador de madeira da oficina aplique grãos falsos no remendo e retoque a área reparada com seu “pincel mágico”. Isso parece bom por um período de tempo, mas à medida que o painel de madeira reparado ou a porta clareiam ou escurecem devido à exposição aos raios do sol, a área reparada não muda na mesma proporção; isso faz com que o retoque se destaque.
E isso pode deixar alguns clientes insatisfeitos toda vez que tiverem que abrir aquela porta com o reparo óbvio e feio.
A técnica de reparo mostrada aqui foi desenvolvida por mim e outros carpinteiros e finalizadores em um esforço para melhorar os reparos mais tradicionais do tipo “pincel mágico”.
Cada situação de reparo exige sua própria solução exclusiva, mas existem algumas regras básicas que podem ser seguidas para alcançar o sucesso.
veja o artigo completo e demais fotos, em inglês e traduzível, no link:
https://www.popularwoodworking.com/techniques/patching-woodworking-mistakes/
Gilbert Cesbron foi um escritor francês de inspiração católica. Wikipédia
Nascimento: 13 de janeiro de 1913, Paris, França
Falecimento: 12 de agosto de 1979, Paris, França
Formação: Lycée Condorcet
Indicações: Prix Goncourt
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gilbert_Cesbron
Nenhum comentário:
Postar um comentário