sábado, 28 de maio de 2022

Anote ai: Originalidade no Design

 


   ORIGINALIDADE NO DESIGN

Os seres humanos raramente têm uma ideia original! Nossos cérebros não estão preparados para pensar com originalidade. Em vez disso, estamos programados para aprender com nosso ambiente, com nossas experiências passadas, e geralmente expressamos novas ideias reorganizando memórias de coisas que já vivenciamos. No início da minha carreira de engenharia, aprendi que os melhores engenheiros eram aqueles que (deliberadamente ou não) estudavam o trabalho feito por outros engenheiros, particularmente aqueles que resolveram problemas semelhantes. Se você já jogou xadrez, aprendeu que a única maneira de melhorar seu jogo é jogar com alguém melhor que você. Um bom jogador de xadrez que joga com alguém menos habilidoso na verdade está sendo muito generoso. Ao jogar e derrotar um jogador mais fraco, a cada derrota, o jogador mais fraco fica um pouco mais forte.

Como marceneiro, nunca fiquei satisfeito em construir um projeto a partir do projeto de outra pessoa. Ao contrário da minha carreira de engenheiro, marcenaria era um hobby, eu não tinha mentor e não tinha treinamento formal. Foi apenas algo que eu sempre amei fazer. Levei um tempo para descobrir que, assim como na engenharia, existem alguns gigantes, alguns artesãos cujo trabalho extraordinário realmente vale a pena estudar. Mas querendo projetar meus próprios móveis, eu estava limitado por duas coisas. Primeiro foi minha habilidade técnica no ofício; como usar minhas ferramentas, como criar uma boa marcenaria, como aplicar um bom acabamento, etc. A maioria dos marceneiros tem uma boa idéia de onde estão neste aspecto do nosso ofício.

O segundo fator que me impediu foi a falta de percepção de que, embora os móveis sejam comuns, os extraordinários são raros, assim como os artesãos que os criam. Tome cadeiras, por exemplo. A maioria de nós olha para uma cadeira e só a vê pelo seu propósito funcional; um lugar para sentar. A grande maioria das cadeiras que encontramos durante a nossa vida não são dignas de uma segunda olhada. Eles são comuns; objetos comuns e cotidianos que usamos diariamente em nossa vida. Porque nos tornamos tão familiarizados com as cadeiras, ficamos cegos, em certo sentido, para as raras vezes em que nos deparamos com uma cadeira verdadeiramente extraordinária. Aprender a discernir um exemplo extraordinário de um móvel é muito difícil. Como a caça à caça selvagem, o sucesso depende de ser muito deliberado sobre onde e como olhamos. 

No meu caso particular, a constatação de que havia artesãos extraordinários cujo trabalho valia a pena estudar foi um ponto de virada no meu desenvolvimento pessoal tanto como marceneiro quanto como designer de móveis. Eu me familiarizei com o trabalho de ícones como Sam Maloof para cadeiras, James Krenov para armários e Paul Schurch e Silas Kopf para marchetaria e folheado. Eu não acho possível enfatizar o suficiente que pensar ao longo da linha de que para um design ser meu, “eu devo me basear apenas em minha própria visão de design e não “copiar” o trabalho de outros”, é realmente uma ideia absurda. . Talvez seja a palavra “copiar” que nos incomode no sentido de que desde a infância aprendemos que copiar o trabalho de outra pessoa é “trapacear”. 

Certa vez, dei uma palestra para minha organização de engenharia, onde disse que, ao longo de meus mais de 40 anos de carreira como engenheiro, desenvolvedor de software e diretor técnico sênior corporativo, só tive duas ou três ideias verdadeiramente originais. Continuei comentando que Sir Isaac Newton disse: "Se pude ver mais longe do que os outros, é porque me apoiei nos ombros de gigantes". Newton nunca teria tido os insights científicos que teve se não estudasse o trabalho daqueles que vieram antes dele. Para mim, o paralelo com a excelência do design da marcenaria não é diferente. Não estou dizendo que devo olhar para uma cadeira de balanço Maloof, copiá-la exatamente e depois chamá-la de meu próprio design. Isso pode ser bom se o seu objetivo é dominar a habilidade de marcenaria de Maloof ou tentar aprender seu senso de linhas fluidas e beleza escultural. 

Acredito que a abordagem correta é tentar assimilar tanto do trabalho de outra pessoa quanto você admira e considera digno, e deixar que esse novo conhecimento influencie seu próprio pensamento. Nesse sentido, por causa do que você aprendeu com o trabalho de outra pessoa, seu próprio trabalho nunca mais será o mesmo. Este conceito não é o mesmo que copiar o trabalho de outra pessoa. Se você pensar bem, isso realmente está no cerne de como os seres humanos criam em primeiro lugar. Imagine que você foi deixado em uma ilha deserta quando criança e viveu sozinho o resto de sua vida. Além do sofrimento óbvio de estar sozinho, pense em como isso teria sufocado sua capacidade de ser criativo. Como você poderia criar uma pintura melhor do que a Mona Lisa se você nunca viu a Mona Lisa em primeiro lugar? Como você poderia projetar uma cadeira melhor do que Sam Malloof se você passou a vida inteira sem nunca ter visto uma cadeira de qualquer tipo? Pensando nessa linha, parece intuitivamente óbvio que qualquer coisa que criamos é realmente o resultado de ter experimentado coisas semelhantes à coisa que procuramos criar, e tudo o que realmente fizemos foi mudar um pouco a ideia, incorporando algum pequeno novo insight ou ideia. vindo de nossa própria mente. Acho que esse conceito está no cerne do processo de design e é uma realidade que devemos aceitar, entender e estar dispostos a abraçar. Até que você adote totalmente esse conceito, você nunca se permitirá a liberdade pessoal de criar seu próprio design. Você se limitará no que faz apenas ao que sente que veio apenas de você. A menos que você seja algum tipo de gênio, esse tipo de pensamento o impedirá de morrer.

Original em inglês de Larry Ciesla, em:

https://draft.blogger.com/blog/post/edit/6878421895463417890/1562076367577308274





Diego Éboli Gerente na empresa Millena Móveis e Eletro

Estudou na instituição de ensino Estácio

Frequentou Escola Professora Maria Do Carmo Pinto Ribeiro

Mora em Paulista (Pernambuco)

De São Bernardo do Campo

Casado com Juliana Karoline


Nenhum comentário:

Postar um comentário