domingo, 1 de maio de 2022

WoodCentral girando um prato

 



ARTIGOS E REVISÕES




Montando um prato

Excertos dos painéis de mensagens

Carol em VAperguntou: agora que tenho meu novo torno, decidi que quero experimentar um prato. Nunca tinha feito um antes. O bordo em branco tem cerca de 14" e cerca de 1½" de espessura. Agora eu tenho ele montado em uma placa frontal (para qual será o interior do prato) e estou pensando em qual método usar para mandá-lo para virar o interior... espiga ou recesso? Um aguenta melhor que o outro? Eu sei que em seu vídeo, Bill Grumbine diz que ao virar as tigelas, é muito mais fácil quebrar a madeira ao usar um mandril no modo de expansão. O mesmo se aplica ao fazer algo como um prato? Eu não fiz um recesso antes e a chance de eu acertar a cauda de andorinha para um recesso provavelmente não é provável, já que não tenho um raspador de cauda de andorinha. Quão importante é para a cauda de andorinha estar exatamente certa? Por outro lado, seria um 2½ "x ¼" espiga ser suficiente para manter isso em branco? Não gosto da ideia de um frisbee me perseguindo pela loja! Estou começando uma nova curva de aprendizado aqui com peças maiores.

Jamie Donaldson : Bill G. está certo, seja uma tigela ou um prato – o modo de compressão do mandril é mais confiável do que a divisão por expansão. Uma espiga de ¼" deve ser grande o suficiente para madeira estável, sem defeitos. Use o cabeçote móvel com um pedaço de madeira sobre a ponta para aplicar pressão enquanto monta a espiga nas garras do mandril - mais confiável do que segurá-lo com a mão. cabeçote móvel no lugar como uma ajuda de segurança, tanto quanto possível.

John U : Você pode descartá-lo de qualquer maneira. Para um prato simples, muitas vezes eu viro um recesso raso para mandril, e muitas vezes começo com 4/4 de madeira - quando eu inverso, tento cavar mais o fundo para fazer um côncavo raso. Eu também faço um prato com pés, onde eu corto uma ranhura, em vez de um recesso completo, e coloco a parte da espiga dessa ranhura, depois giro inverso para moldar o pé e remover a espiga.


Se você quiser preservar a espessura da madeira, você pode ajustar a face inferior e anexar um bloco de cola e, em seguida, girar uma espiga nele. Frank Penta com o Woodturners Guild of NC tem um artigo em seu site sobre virar pratos - confira como uma boa referência (link abaixo). Na página inicial, vá para Turning Notes e selecione a pasta com os folhetos de Frank Penta.

Transformei fundos multicêntricos em travessas que começaram com 1½" de espessura. Frank Penta também tem uma variação sobre esse tema em sua seção de folhetos. De todas as variações de pés de travessa e aros que você pode sonhar, o melhor conselho que recebi dado para o prato perfeito era evitar toda e qualquer ondulação no próprio prato.

Guilda Woodturners da Carolina do Norte

Brian Hahn : Eu gosto de usar um recesso para pratos e travessas. Isso me permite manter e usar toda a espessura da madeira. Eu costumo usar um conjunto de mandíbulas maior para que o recesso fique mais próximo da borda externa do pé/base e se torne parte do recesso na base. O diâmetro do recesso não é crítico, mas quanto mais próximo do tamanho nominal da garra, melhor (menos danos das garras). E você provavelmente ficará surpreso com o quão raso é um recesso que você pode conseguir em algumas madeiras duras como o bordo. As travessas não colocam tanto estresse no mandril e no recesso / espiga quanto as tigelas porque não estão saindo muito longe da face do mandril. De certa forma, travessas são mais fáceis do que tigelas – sem problemas reais de grãos finais. Mas, por outro lado, quaisquer sulcos ou ondulações na superfície realmente aparecem!.

http://www.woodcentral.com/cgi-bin/readarticle.pl?dir=turning&file=articles_584.shtml


Aqui um interessante passo a passo:

https://www.popularwoodworking.com/projects/aw-extra-10412-wooden-plate/

Você pode salvar em versão PDF na opção imprimir no link Salvar PDF








João Guimarães Rosa foi um poeta, diplomata, novelista, romancista, contista e médico brasileiro, considerado por muitos o maior escritor brasileiro do século XX e um dos maiores de todos os tempos. Foi o segundo marido de Aracy de Carvalho, conhecida como "Anjo de Hamburgo". Wikipédia

Nascimento: 27 de junho de 1908, Cordisburgo, Minas Gerais

Falecimento: 19 de novembro de 1967, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Cônjuge: Aracy de Carvalho (de 1938 a 1967)

Filhas: Agnes Cabral Rosa, Vilma Cabral Rosa

Pais: Florduardo Pinto Rosa, Francisca Guimarães Rosa

https://pt.wikipedia.org/wiki/Guimar%C3%A3es_Rosa




Nenhum comentário:

Postar um comentário