sábado, 18 de junho de 2022

Anote ai: transferindo-padrões-para-madeira

 

TRANSFERINDO PADRÕES PARA A MADEIRA

Consultamos o pintor decorativo profissional Jackie Shaw para obter conselhos sobre transferência de padrões, cujos métodos você achará fáceis de dominar. Use-os e suas peças pintadas ganharão elogios como nunca antes

Transferindo padrões para madeira

Os padrões são a chave para o sucesso da pintura. Esteja você transferindo o contorno principal de um design ou adicionando detalhes complexos, o padrão o guiará para resultados perfeitos. Em seu livro, The Big Book of Decorative Painting (Watson-Guptill Publications, 1994), a autora Jackie Shaw inclui dicas e técnicas para copiar padrões e transferir desenhos para projetos revestidos de base.

Nós lhe daremos quatro métodos infalíveis para transferir padrões – junto com algumas dicas de Jackie. Mas primeiro, antes de transferir um padrão, copie os contornos do desenho em papel vegetal. Jackie encoraja os pintores a tomarem a liberdade de recriar o padrão enquanto o copiam. “Mova o papel vegetal ao redor do padrão para que você possa reorganizar, adicionar ou subtrair elementos à medida que avança”, diz Jackie. Em seguida, usando um dos quatro métodos abaixo, transfira o desenho para a madeira revestida de base. Essas técnicas requerem ferramentas simples como giz, lápis nº 2, papel vegetal e papel de transferência comercial.

Te ofereço uma dica bem simples e não poluente. Basta passar uma lixa grão 120 sobre uma pequena área do móvel já limpa e observar o resultado:

Método 1

Refaça as linhas do padrão ou esfregue a parte de trás do padrão com giz. Vire o padrão traçado para baixo e refaça as linhas com um lápis de giz ou esfregue as costas com giz. Em seguida, posicione o padrão, com o lado do giz para baixo, na superfície revestida de base. Usando uma caneta, refaça as linhas. Aplique muito pouca pressão, ou você fará ranhuras na superfície da madeira.

O giz é minha escolha pessoal para transferir padrões porque é fácil de remover e permite criatividade e alterações sem nunca deixar para trás um 'fantasma' do padrão.

Jackie Shaw

Método 2

Esfregue a parte de trás do padrão com um lápis nº 2. Com o padrão traçado voltado para baixo, segure o lápis horizontalmente no papel enquanto aplica o grafite. Limpe levemente o excesso de pó de grafite. Em seguida, coloque o padrão, com o lado tratado para baixo, na superfície revestida de base e refaça as linhas com uma caneta.

Método 3

Aplique o padrão com papel de transferência comercial. Verifique em lojas de artesanato locais ou lojas de artigos de arte para papel de transferência especial para artistas - várias marcas estão disponíveis. Deslize a folha de papel de transferência, com o lado tratado para baixo, entre o padrão e a superfície revestida com base e trace as linhas conforme indicado acima. Embora possa ser tentador substituir o papel carbono pelo papel transfer.

É melhor não usá-lo porque com o tempo ele vai sangrar através da tinta.

Jackie Shaw

Método 4

Faça o seu próprio papel de transferência. Você precisará de papel vegetal e vários pedaços de giz, tanto brancos quanto coloridos. Para fazer folhas claras de papel transfer (para usar em superfícies de cores médias e escuras), esfregue um lado de cada pedaço de papel vegetal completamente com uma seleção de giz branco barato. (Não use giz pastel do artista porque sua base de cera pode estragar sua pintura.) Esfregue o giz no papel com os dedos. Em seguida, sacuda o excesso de giz. Para folhas escuras de papel transfer, use giz colorido ou lápis. Sacuda qualquer excesso de giz ou grafite. Armazene as folhas dobrando os lados tratados juntos.

Dicas De Transferência

  • Ao transferir um padrão, coloque uma folha de papel encerado em cima dele para ajudá-lo a acompanhar as linhas já traçadas. A caneta vai gravar o papel de cera enquanto você trabalha, mostrando claramente onde você o contornou.
  • Após a pintura, remova as linhas de padrão de giz ou papel de transferência, esfregue as marcas com um pano macio umedecido com água limpa. Grafite ou outros papéis de transferência comercial podem exigir álcool mineral.
  • Transfira o mínimo possível do desenho para a madeira. Isso permitirá que você seja mais criativo com a pintura.



Charles Spencer Chaplin foi um ator, comediante, diretor, compositor, roteirista, cineasta, editor e músico britânico. Chaplin foi um dos atores da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão. Wikipédia
Nascimento: 16 de abril de 1889, Londres, Reino Unido
Falecimento: 25 de dezembro de 1977, Manoir de Ban, Suíça
Parceira: Oona O'Neill
Filhos: Geraldine Chaplin, Victoria Chaplin, Christopher Chaplin,
Cônjuge: Oona O'Neill (de 1943 a 1977),
Netos: Oona Chaplin, Kiera Chaplin, James Thiérrée,
https://pt.wikipedia.org/wiki/Charlie_Chaplin

Nenhum comentário:

Postar um comentário