sexta-feira, 24 de junho de 2022

É bom saber: Como usar verniz e corantes para madeira

Como Usar Vernizes E Corantes  Para Madeira



Introdução

Há duas coisas importantes a serem lembradas. A primeira é que uma boa preparação é essencial. Antes de aplicar qualquer acabamento, certifique-se de que a madeira esteja seca, limpa, bem lixada e livre de cera e graxa.

A segunda coisa a lembrar é que a umidade desfará todo o seu bom trabalho. Para manter a água fora de sua madeira, você precisará aplicar acabamento em todas as superfícies com atenção especial às pontas. Se estiver trabalhando em uma porta ou janela externa, vede as lacunas entre a madeira e a alvenaria depois de aplicar o acabamento.
O Que Você Precisará

Materiais 
  • verniz, corante e tintura de madeira
Ferramentas E Equipamentos

  • Papel abrasivo,
  • Balde e esponja,
  • Diluente de celulose,
  • Limpe pano sem fiapos,
  • Bloco de lixamento de cortiça,
  • Faca de enchimento
  • Raspadores,
  • Escovas para verniz e madeira,
  • Espírito branco,
  • Lã de arame grau '00',
  • Enchimento de madeira

Dica: Nunca use verniz interno em ambientes externos ou expostos.

Segurança primeiro: 

Certifique-se de seguir as instruções do fabricante para preparar e aplicar produtos de acabamento.   A maioria dos vernizes e manchas são inflamáveis ​​e tóxicos. Tome as seguintes precauções:

    • Manter afastado de fontes de ignição
      • Não fume
      • Evite contato com os olhos
      • Mantenha fora do alcance de crianças
      • Panos usados ​​podem se auto-inflamar, então mantenha ao ar livre em um recipiente de metal
      • Use luvas de borracha ou um bom creme de barreira.

    Preparando A Madeira Nova

    FIG. 1

    Limpe A Superfície

    Poeira, graxa e cera impedirão a penetração de manchas e corantes de madeira, ou a aderência de vernizes. Certas manchas precisarão ser limpas com aguarrás ou diluente de celulose antes e depois de lixar.

    Lixe A Madeira

    A chave para o sucesso é uma série de etapas de lixamento. Trabalhe à mão ou use uma lixadeira elétrica. Lixe sempre no sentido do grão, utilizando uma lixa progressivamente mais fina (fig. 1). Arredonde todas as arestas afiadas, especialmente na madeira externa, pois é onde o acabamento é mais provável de quebrar.

    Aplicar Conservante

    Aplique duas demãos de conservante transparente em toda a madeira externa. A marcenaria interna embutida ou fixa precisará de uma demão. Não há necessidade de aplicar um conservante em móveis domésticos independentes.

    Preparando Madeira Já Envernizada

    FIG. 2

    Precisa Tirar O Verniz Antigo?

    Antes de tentar repintar verniz antigo, teste um pequeno pedaço. Se o verniz novo fizer com que o verniz antigo levante ou enrugue, é melhor remover completamente o verniz antigo e começar do zero (fig. 2). Se a superfície permanecer sólida, você pode simplesmente revestir.

    Tirando Verniz Velho

    FIG. 3

    Certifique-se de usar o removedor correto. Alguns decapantes não removem o verniz, e você precisará de um decapante de 'verniz duro' ou 'acabamento de celulose' para alguns vernizes pulverizados internos.

    Lave todos os vestígios de removedor. Preencha rachaduras, buracos e juntas abertas, combinando a cor do enchimento com a madeira (fig. 3). Se o removedor tiver branqueado alguma área, pinte-a para combinar com a cor original. Lixe a superfície cuidadosamente e remova todo o pó antes de envernizar.

    Dica: Para remover todo o pó, utilize o seu aspirador equipado com uma escova ou bocal estreito (fig. 4).

    Repintura De Verniz Antigo

    Se o verniz antigo estiver bom, basta limpar a superfície com água e detergente. Preencha todas as lacunas, combinando a cor do enchimento com a superfície envernizada. Esfregue suavemente com papel fino 'molhado ou seco'.

    Certifique-se de que a madeira esteja seca antes de reenvernizar. A umidade pode impedir uma boa adesão e causar uma aparência leitosa. Aguarde o tempo seco antes de envernizar as superfícies externas.

    Aplicando Conservante

    Aplique conservante de madeira apenas em madeira nua e limpa:

    • Madeira nova
    • Superfícies de madeira que foram completamente decapadas e limpas, por exemplo, caixilhos de janelas, portas externas
    • Madeiras previamente preservadas, por exemplo, madeiras de construção, de jardim.

    Escove generosamente em todas as superfícies da madeira até que a madeira esteja saturada. Preste atenção especial ao grão final.

    A madeira nova externa e as superfícies de madeira descascadas precisarão de duas demãos de conservante. A madeira nova do interior e a madeira que foi preservada antes precisa de uma demão.

    Permita um tempo de secagem de 24 horas entre as demãos e aguarde 3 a 5 dias antes de aplicar qualquer outro acabamento.

    Colorir Madeira

    FIG. 5

    Ordem De Trabalho

    Tingir, tingir ou envernizar as secções de uma porta com painéis nesta ordem (fig. 5).

    Verniz Poliuretano Colorido

    Você pode misturar diferentes cores de verniz de poliuretano para obter o tom desejado.

    Dilua a primeira demão: 10 partes de verniz para 1 parte de white spirit. Pincele sobre a madeira exterior ou interior. Aplique uma segunda camada não diluída e, em seguida, mais camadas até obter o acabamento desejado.

    Lixe levemente entre demãos, usando lixa fina. Permitir 6 horas de tempo de secagem entre demãos.

    O verniz colorido pode produzir uma camada irregular na madeira. Aplique primeiro uma camada selante de verniz transparente diluído. Deixe secar e lixe levemente. Em seguida, aplique mais demãos do verniz colorido até que sua superfície fique com a cor desejada.


    Tintura De Madeira

    Antes de usar um corante de madeira, teste seu efeito e profundidade de cor em sua madeira específica (exterior ou interior). Pinte uma área discreta em sua superfície, ou um corte da mesma madeira.

    Use um pano sem fiapos dobrado em vez de um pincel para aplicar a tinta. Mantenha todas as bordas de trabalho 'molhadas' para evitar uma superfície irregular ou irregular. Use luvas de plástico para proteger as mãos.

    Quando estiver seco, esfregue (polir) a superfície com um pano seco, limpo e sem fiapos. Isso removerá qualquer excesso de corante e deixará uma superfície uniforme. Não lixe, mesmo que levemente neste estágio, pois o lixamento tende a produzir uma aparência listrada.

    O primeiro lixamento muito leve deve ser feito após a primeira demão de verniz diluído estar totalmente seca. Lixamento um pouco mais pesado pode ser feito depois que a segunda camada de verniz não diluído estiver totalmente seca.

    Consulte as instruções do fabricante para os tempos de secagem e não misture corantes fabricantes diferentes.

    Madeira Descascada

    Você pode descobrir que a superfície da madeira descascada se torna bastante irregular depois de tingida. Esse problema é causado pelo acabamento antigo que fica no grão.

    Muitas vezes é melhor, portanto, usar verniz colorido para mudar a cor da madeira descascada. Use verniz transparente para a primeira demão, seguido do número de demãos necessárias, esfregando entre cada demão.

    Corante De Madeira

    Não:

    • Mexa ou dilua os corantes  de madeira antes de usar
    • Use sobre verniz, tinta ou massa de óleo de linhaça
    • Aplicar em temperaturas ambiente e em area arejada

    Para melhores resultados, use verniz e pincel para manchas de madeira, feitos especialmente para uso com produtos de tratamento de madeira. Pincele uniformemente, evitando espalhar demais.

    Revestir todas as superfícies para fornecer proteção total. Preste especial atenção ao tratamento de topos e fundos de portas, partes inferiores de soleiras, caixilhos e veios finais.

    A cor original e a porosidade da sua madeira influenciarão na cor final da sua superfície após o tingimento.

    A madeira previamente manchada precisa de uma demão e a madeira nua precisa de duas demãos. Permitir 16-24 horas de tempo de secagem.

    Madeira Previamente Tingida

    Em madeiras previamente tingidas, trate as áreas nuas ou branqueadas com tinta de madeira e deixe secar. Toque nestas áreas com verniz de madeira exterior e deixe secar. Esfregue levemente antes de aplicar um top coat completo.

    Retoque De Manchas De Madeira

    As manchas de madeira se deterioram em um período de 2 a 4 anos, dependendo da gravidade do clima, e podem ficar muito sujas.

    Para repintar sua superfície, primeiro lave-a, certificando-se de remover toda a graxa. Deixe a superfície secar e aplique uma camada de verniz para madeira. Se for necessária uma segunda demão, lixe levemente as primeiras demãos e tire o pó.

    Aplicação De Verniz Transparente

    Verniz Para Iate

    O verniz de iate é geralmente usado para madeira externa. Escove, usando o melhor pincel que puder, e esfregue levemente entre as demãos. Dilua a primeira demão: 5 partes de verniz para 1 parte de white spirit. Aplicar 3 a 4 demãos não diluídas permitindo que o verniz seque completamente entre as demãos.

    Tome cuidado para tratar a madeira em toda a volta, especialmente o grão final. Isso evita que a água penetre atrás da superfície envernizada.

    Verniz Poliuretano Transparente

    O verniz de poliuretano pode ser usado por dentro e por fora.

    Dilua a primeira demão: 10 partes de verniz para 1 parte de aguarrás e pincele. Quando estiver seco, esfregue com papel abrasivo fino e aplique uma segunda demão não diluída. Aplique mais camadas até obter o acabamento desejado. Permitir 6 horas de tempo de secagem entre demãos.

    Verniz Acrílico

    Aplique generosamente ao longo do grão com um pincel limpo. Para finalizar, desenhe o pincel levemente na direção do grão. Permitir três demãos para máxima durabilidade.

    O teor de água do verniz pode fazer com que a primeira demão levante o grão. Se isso acontecer, lixe levemente a superfície. Você pode usar papel fino de vidro ou granada, mas papel fino 'molhado ou seco' e água é o melhor. Lave a superfície lixada com água limpa.

    Aplicar verniz acrílico na madeira interior e exterior e nos pavimentos. A madeira nua pode ser manchada antes do envernizamento.

    Escovas De Limpeza

    Se você já usou:

    • Tintura de madeira limpa com álcool branco ou álcool metilado
    • Mancha de madeira limpa com aguarrás ou diluente de celulose
    • Conservante, verniz de iate, verniz de poliuretano limpo com aguarrás
    • Verniz acrílico limpo com água – se o pincel estiver endurecido, amaciar com diluente de celulose.

    Após a limpeza com solvente, lave todas as escovas com detergente e água morna, enxágue bem em água fria e seque cuidadosamente.












    Augusto Jorge Cury é um psiquiatra, professor e escritor brasileiro. Augusto é autor da Teoria da Inteligência Multifocal e seus livros foram publicados em mais de 70 países, com mais de 25 milhões de livros vendidos somente no Brasil. Wikipédia

    Nascimento: 2 de outubro de 1958 (idade 63 anos), Colina, São Paulo

    Cônjuge: Suleima Cabrera Farhate Cury

    Nome completo: Augusto Jorge Cury

    Filhas: Carol Cury, Camila Cury, Cláudia Cury

    Formação: FAMERP, Florida Christian University

    Irmãos: Salem Cury

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_Cury

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário