Tradução do Blog do original em inglês de Bob Flexner
Comparação de óleo de linhaça e óleo de tungue
Os dois acabamentos de óleo puro comumente disponíveis que podem ser usados em móveis e marcenaria com resultados decentes porque curam – ou seja, passam de um líquido para um sólido macio – são óleo de linhaça e óleo de tungue. Existem diferenças importantes entre esses dois óleos.
O óleo de linhaça cru cura muito lentamente para ser prático, então use óleo de linhaça “fervido”. Ele contém secadores, que são catalisadores para acelerar a introdução de oxigênio e, portanto, a cura. Na verdade, não é fervido.
Você tem que ter cuidado com o óleo de tungue porque muitos produtos são rotulados como “óleo de tungue” quando na verdade são verniz diluído cerca de metade com aguarrás mineral (tinner diluente). Não faz diferença se o verniz foi feito com óleo de tungue; ainda é verniz. Seca muito e pode ser construído. Você pode identificá-los lendo as letras miúdas no rótulo, que listará um diluente: “contém destilados de petróleo”, “contém aguarrás”, “contém hidrocarbonetos alifáticos”, que são nomes diferentes para a mesma coisa. O óleo de tungue real é geralmente rotulado como 100% óleo de tungue e nunca contém um diluente.
As principais diferenças entre o óleo de linhaça e o óleo de tungue são as seguintes:
O óleo de linhaça “amarela” mais que o óleo de tungue. Ou seja, torna-se mais laranja à medida que envelhece.
O óleo de linhaça fervido cura mais rápido que o óleo de tungue, durante a noite em uma sala quente quando todo o excesso é removido, ao contrário de dois ou três dias para o óleo de tungue. (O óleo de linhaça cru cura muito mais lentamente – semanas no mínimo – então o óleo de linhaça cru permanecerá pegajoso por um longo tempo, mesmo com o excesso removido).
O óleo de linhaça fervido usado como acabamento pode ficar apresentável com apenas duas ou três demãos, lixando suavemente após a primeira demão. O óleo de tungue requer cinco ou mais camadas, e você precisa lixar entre cada uma para remover a aspereza.
O óleo de tungue é mais resistente à água do que o óleo de linhaça porque tem aproximadamente três ligações cruzadas entre as moléculas, em vez de um pouco menos de duas para o óleo de linhaça. Mas como nenhum dos óleos endurece bem e nenhum deles pode ser espesso, ambos são menos resistentes à água do que um verniz alquídico ou poliuretano, laca, goma-laca ou acabamento à base de água.
Se você escolher entre usar óleo de linhaça fervido ou óleo de tungue para o seu acabamento, eu acho que você quase sempre gostaria de usar óleo de linhaça fervido. A maior resistência à água que você obtém com o óleo de tungue é muito pequena para compensar o aumento de tempo e esforço necessários para obter um acabamento apresentável com óleo de tungue. Pense em duas a três semanas com cinco ou mais demãos.
artigo em inglês: ttps://www.popularwoodworking.com/finishing/comparing-linseed-oil-and-tung-oil/
José de Arimateia, assim conhecido por ser de Arimateia, cidade da Judeia, foi, segundo os Evangelhos canônicos, um homem rico, senador e membro do Sinédrio, o colégio dos mais altos magistrados do povo judeu e que formava a suprema magistratura judaica. Wikipédia
Falecimento: Glastonbury, Reino Unido
Pais: Matthias
Nascimento: Século I
Festa litúrgica: 17 de março no ocidente e 31 de julho no oriente
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_de_Arimateia
Nenhum comentário:
Postar um comentário