sábado, 8 de agosto de 2020

Anote ai: O lápis e o grafite

O que é Grafite:

Grafite ou grafita é um mineral formado pelo carbono. Pos -
sue muitas aplicações industriais porém, a mais conhecida
é a sua utilização como mina do lápis. É um mineral com
várias propriedades físicas, daí sua grande utilização. É
mole, untuosa e de boa condutividade elétrica; sua cor é
o preto-metálico.



2B ou não 2B

Lembra que vocês são professores do ensino fundamental dizendo que ficariam intoxicados por chumbo se não mantivessem o lápis fora da boca ? Nós que ja superamos os 70 anos lembramos disso.
Bem, eles mentiram.
Em 1564, um enorme depósito de grafite foi descoberto em Borrowdale, na Inglaterra, e desde então os lápis têm sido feitos com esse material não tóxico. Até aquele ponto, no entanto, os implementos de escrita eram de fato feitos de chumbo e carregavam um aviso justificado de ingestão, mas uma vez que o grafite foi descoberto, os rabiscos se tornaram muito mais amigáveis ​​e eu acho que um pouco mais saborosos também.                                               

Originalmente, finos bastões de grafite eram enrolados em barbantes para evitar que esses instrumentos quebradiços quebrassem constantemente. Não muito depois, foi usada madeira vazada e nasceu o lápis como o conhecemos.

Os primeiros lápis produzidos em massa vieram em 1662 de Nuremberg, Alemanha  e quando a Revolução Industrial começou, os fabricantes de lápis estavam saindo do trabalho em madeira.
Na América do Norte, os primeiros colonizadores dependiam da importação de lápis do mar. Isso foi até 1812 quando William Monroe, um marceneiro de Concord, Massachusetts, começou a fazer os primeiros lápis do novo mundo!

Um marceneiro eh? Não estou nem um pouco surpreso. Por quê? E por que realmente toda essa conversa hoje sobre lápis?

Porque é aqui que começa o processo criativo. Com um lápis na mão.

Não está na bancada de trabalho e com certeza não está na frente de um computador. É o fantasma da inspiração esperando dentro de uma folha de papel vazia e essas ferramentas simples, bastões de grafite embrulhados em cedro, cuidadosamente afiados e ansiosos para preencher a lacuna. Daquela primeira centelha de inspiração de sua imaginação para uma realidade na página à sua frente. Esse é um bom lugar para começar. Nem sempre é fácil chegar lá, mas como serrar encaixes de andorinha ou afiar ferros de passar, praticar todos os dias ajudará.

Você tem um lápis e um caderno de desenho? É melhor você conseguir um.

Fique ligado…





Nenhum comentário:

Postar um comentário